Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-as-vantagens-de-ser-um-jovem-aprendiz

Quais as vantagens de ser um jovem aprendiz?  

Notícia | 18/01/2023

Larissa Almeida

A conquista do primeiro emprego é almejada por muitos jovens, porém, junto com a ambição, alguns fatores tornam essa busca difícil e constroem uma barreira na porta de entrada no meio empresarial. Isso porque o cenário ainda apresenta uma alta competitividade, dentro disso, se destacam apenas os perfis com experiência anterior. Essa situação, de fato, aflige os novatos. No entanto, o programa de aprendizagem, é uma maneira de corrigir essa lacuna no currículo. Então veja, nesta matéria, as vantagens de participar dessa modalidade de contribuição. 

Conheça mais sobre as especificidades do programa de aprendizagem 

Para começar, a lei n° 10.097/2000 é responsável por construir as determinações desse projeto. Em função de cumprir com a sua missão de inserir novos talentos no meio do trabalho, ela define um limite de idade para a participação, sendo esse de 14 anos de idade até os 24 anos incompletos. A partir disso, é possível aumentar as chances dos estudantes do ensino médio até os recém formados no nível básico de ingressar em uma posição sem ter vivenciado uma rotina em certa área do mercado. 

Em seguida, a legislação também determina outras medidas para tornar a experiência completa e proveitosa para ambos lados, o estudante e a organização: 

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Carga horária reduzida;
  • Salário mínimo por hora trabalhada; 
  • Vale transporte; 
  • Férias;
  • 13° salário;
  • Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

No entanto, a norma prevê também, alguns incentivos fiscais para a corporação, a fim de tornar o benefício desse acordo mútuo: 

  • Contribuição de apenas 2% do FGTS;
  • Isenção do aviso prévio remunerado;
  • Desobrigação do pagamento de multa rescisória.

Além disso, a rotina dentro dessa contratação prevê um dia de formação teórica. A partir dela, o colaborador deve marcar presença, classificada como obrigatória, para a realização de um curso, oferecido por uma instituição de ensino parceira, como por exemplo, o Instituto Brasileiro de Aprendizagem - Saber. Dentro dessa formação, são aplicadas noções sobre seus direitos e deveres, além de apresentar ferramentas e demais aplicações exigidas para executar o desempenho nas atividades de qualquer área. “O planejamento proporciona uma base fundamental para iniciar sua carreira abordando temas vivenciados no cotidiano, em âmbito corporativo, comportamental e humano”, diz Janine Oliveira, estudante de administração de empresas.  

De acordo com os dados divulgados pela FNPET (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) desde a sua sanção, a Lei de Aprendizagem  alcançou mais de 4 milhões de jovens e adolescentes. Somente em 2022, estima-se a contratação de  aproximadamente 500 mil aprendizes. 

Afinal, quais são os benefícios de construir a carreira a partir do programa de aprendizagem 

Segundo a especialista, Janine,  em todas as fases de nossas vidas é essencial vivenciarmos novas experiências e adquirirmos mais conhecimento. “Eu julgo ser interessante um jovem ingressar o quanto antes nessa oportunidade. Assim, desde cedo ele participa do mercado e conhece mais sobre si mesmo. A partir do quesito profissional, o contratado pode voltar seus olhos ao futuro e tomar mais responsabilidades, afinal,  lidará com prazos, demandas e até mesmo, uma vida financeira”, alerta. Então, confira quais aspectos o interessado pode desenvolver:

 

Iniciar a independência financeira: com certa idade, a vontade de ter suas próprias coisas é um fato, assim como auxiliar nas despesas de casa e investir ainda mais nos estudos, acabam sendo medidas essenciais para o crescimento.“Eu considerei a participação no programa para o meu desenvolvimento, crescimento pessoal, profissional e, principalmente, em função de ajudar minha família. Quando comecei a buscar, tinha apenas 17 anos”, conta Ana Claudia Ferreira Dos Santos, aprendiz de desenvolvimento organizacional no departamento de RH. 

Adquirir experiência profissional: as vagas para cargos efetivos, ou seja, dentro das regras CLT (Consolidação das leis trabalhistas), são voltadas para perfis com conhecimento anterior sobre função a ser executada. Isso porque eles não tem o intuito de ensinar o colaborador, apenas destinar o afazer com assertividade. Sendo assim, essa modalidade não solicita nenhum contato prévio com a área ou ofício disponível. Logo, o foco no instante de selecionar o talento eleito para preencher a posição, são as competências comportamentais

Desenvolver habilidades: esse incentivo coloca o aspirante para instruir-se tanto de maneira prática, quanto de forma empírica. Isso porque ele está, diariamente, incluso no ecossistema corporativo em conjunto com o acadêmico. “Aprendi a ter foco, estar aberta a críticas dos supervisores e colegas e, por fim, o mais importante, como trabalhar em equipe, sendo a competência mais presente em minha rotina”, revela a também estudante de psicologia, Ana. De acordo com ela, uma das principais habilidades aprimoradas foi a comunicabilidade. “Em minha vida toda tive uma certa dificuldade em lidar com algumas situações ligadas à comunicação. Agora, eu consigo me desenvolver aos poucos”, compartilha a discente. 

Construir um networking: ao adentrar o cotidiano empresarial o contato com outros profissionais é algo essencial para aprender ainda mais sobre as possibilidades do ramo de participação. Dessa forma, eles são personagens fundamentais para trocar noções, compartilhar ideias e até mesmo, encontrar colegas de profissão. 

Crescimento no mercado de trabalho: a partir desse compromisso, é possível evoluir para outras oportunidades do meio laboral. Além disso, um novo espaço pode ser conquistado dentro da própria empresa de atuação. Ao encerrar o contrato de aprendizagem, as suas habilidades podem ser destinadas a um cargo efetivo. Assim como conta Ana Claudia sobre a sua vontade de ficar na organização “Com essa chance eu pretendo crescer e me aprimorar no mercado de trabalho. Dessa forma, me manter em uma empresa maravilhosa, com profissionais excelentes”, finaliza. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita em seu potencial!

 
 
 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete