Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ja-passou-da-hora-de-se-preocupar-com-esg

Já passou da hora de se preocupar com ESG 

Notícia | 12/01/2023

Rodrigo Barreto

Em 2022, o termo ESG (Environmental, Social and Corporate) ganhou espaço e se tornou famoso nos debates empresariais. No entanto, apesar de vários líderes correrem para aplicar esse conceito em seus negócios, alguns ainda não fizeram isso. Sendo assim, essa é uma prática essencial para continuar sendo competitivo no mercado atual. Para isso, confira a relevância do tema e como inseri-lo na corporação.

Essa prática é muito importante para o sucesso

As pessoas percebem, cada vez mais, como a verdadeira dedicação ao assunto é essencial para a longevidade da companhia e a pandemia foi responsável por acelerar em alguns anos as ações. Segundo a pesquisa Millenium Survey, 42% da Geração Z (nascidos após 2001) prefere atuar em locais com essa visão e 38% deixaria de comprar produtos de marcas com influências negativas à natureza. “Por conta dessas exigências dos consumidores, negócios com boas práticas mais estáveis, podem alcançar mais lucratividade no longo prazo e, consequentemente, possuem maior valor”, comenta a CEO do Grupo THE, Daniela Verdugo.

Nesse contexto, investidores e fundos também passaram a avaliar, com profundidade, esses critérios antes de direcionar seus aportes. Tudo isso aumentou o desafio em criar um relacionamento verdadeiro e duradouro com o público. Cada organização, na agenda, cria um movimento positivo em seu ecossistema onde não há perdas. Atualmente, há uma movimentação no mercado financeiro na qual os investidores estão usando cada vez mais sua posição de influência para aplicar seu capital em negócios com propósitos. De acordo com a XP Investimentos, já é possível ver um aumento do fluxo de recursos com esse destino.

O “E”, primeira letra da sigla, está ligado às atitudes voltadas ao meio ambiente, como o debate sobre aquecimento global, diminuição da emissão de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos, entre outros. O “S”, por sua vez, refere-se ao pilar social. Diz respeito às pessoas, sejam elas colaboradores, clientes e a sociedade em geral. Por fim, o "G" abrange a governança, sistema pelo qual as instituições são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho, diretoria e todos os stakeholders. “A implementação não é mais uma ‘tendência de mercado’ e sim uma urgência”, acrescenta Daniela.

O RH deve ter uma preocupação especial com o ESG

Essa mudança de paradigma já ocorre há algum tempo, mas ganhou maior peso no Brasil nos últimos anos. O destaque serve para impulsionar a conscientização quanto à urgência de tratar as demandas fundamentais do mundo nos dias atuais. Atualmente, a preferência da população vai além do peso da marca, qualidade do produto e etc. São as exigências modernas. “A importância desses princípios só tende a crescer. Adotar uma política alinhada com as melhores práticas nessas áreas traz uma série de impactos positivos”, explica o CEO e cofundador da Taqe, Renato Dias.

Organizações com esse foco correm menos riscos de problemas jurídicos, fraudes, trabalhistas ou processos. Afinal, fazem sua parte para construir um mundo mais ético, justo e saudável. Ademais, estão preparadas para lidar com possíveis disrupções e inovações do futuro.

Segundo estudos da Ágora, ter um alinhamento com ESG traz uma série de benefícios para as companhias, como: crescimento da vantagem competitiva, melhora da reputação, aumento da lucratividade e do valuation ao longo do tempo. Conforme o relatório, esses empreendimentos tendem a se destacar em suas áreas de atuação e ter um desempenho financeiro maior.

Antes de criar e implementar novas ações, é preciso identificar internamente um senso de propósito, ou seja, qual valor integrar ao negócio. Ao fazer esse levantamento, é preciso analisar também como os fatores abordados são tratados atualmente e quais as mudanças precisam ser instauradas para se adequar.

Pontos como diversidade e inclusão também estão inseridos nessa conversa. Logo, um programa com ações concretas é um passo crucial. “A formação de equipes diversas, preocupação com a construção de um ambiente inclusivo e seguro para diferentes grupos, bem como a pluralidade em cargos de liderança e a equidade salarial devem fazer parte da análise”.

Nesse sentido, o advogado Rubens Leite traz algumas dicas de como implementar esse conceito em uma instituição:

infográfico listando maneiras de se implantar o ESG

Comece com a estratégia organizacional: “o primeiro passo é pensar como deseja se posicionar diante dos temas urgentes, definindo a partir do seu objetivo e do legado a deixar”, aconselha Rubens.

Priorize o ESG: “persiga as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas - ONU para guiar a humanidade até 2030. Entre elas, estão: acabar com a pobreza em todas as suas formas, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, entre outros”, sugere.

Saiba onde está e o seu alvo: estabeleça comitês para se preparar. “É preciso dar a visibilidade e transparência de como está e para onde vai. Por exemplo, implementar e divulgar as ações realizadas”.

Adote uma uma cultura governamental: é possível contratar uma consultoria especializada para realizar um diagnóstico interno, uma análise de risco das informações ali prestadas e garantir um código de conduta, canais de denúncias, comunicação, etc.

Incentive o conhecimento entre a equipe: a falta de profissionais qualificados é um dos principais entraves, segundo pesquisa realizada com executivos e gestores pela Trevisan Escola de Negócio. Portanto, é interessante conversar com o time e proporcionar cursos e treinamentos.

Vise a sustentabilidade do negócio: daqui alguns anos, apenas quem estiver adequado a esse padrão sobreviverá ao mercado. Logo, não se trata de uma opção.

Portanto, mantenha-se ligado nas tendências e principais assuntos do seu segmento de atuação. Dessa forma, você largará na frente da concorrência em meio ao mercado tão concorrido. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete