Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
alcance-o-reconhecimento-no-estagio

Alcance o reconhecimento no estágio  

Notícia | 11/01/2023

Larissa Almeida

Quando alcançamos uma posição no mercado de trabalho, a busca pelo reconhecimento se torna um comportamento automático. Isso porque ser lembrado por manter um bom desempenho pode proporcionar inúmeras oportunidades para a carreira. Alguns cargos, como o estágio e o programa de aprendizagem, observam ainda mais quem faz questão de demonstrar dedicação. Então veja, nesta matéria, como alcançar esse quesito e expandir a sua trajetória no meio empresarial. 

Conquiste o seu espaço no mercado por meio do estágio  

Para quem está iniciando a participação no mundo dos negócios, o ato educativo escolar supervisionado pode ser uma opção promissora. Em um ecossistema tão competitivo como esse, um currículo sem experiência, dificilmente é notado por vagas direcionadas a um cargo efetivo. Afinal, essa oportunidade não dá margem para o aprendizado, logo, os ingressantes devem estar preparados para executar de prontidão todas as atribuições. 

Ao contrário dessa expectativa, os interessados em tomar a posição de estagiário tem várias vantagens quando se trata de obter conhecimento sobre o mercado. Isso porque, como a sua própria definição determina, é um instante de desenvolvimento educacional. Portanto, ele é direcionado somente para os estudantes, seja do nível médio, técnico ou superior, em função de colocar os conteúdos vistos na instituição de ensino em prática. Então confira outras vantagens de começar a carreira por meio desse tipo de contrato: 

Ganho de experiência: ter uma vivência profissional anterior não é uma obrigatoriedade em uma chance como essa. Afinal, ao ser destinada para alunos, espera-se apenas a carga acadêmica. Assim, a partir das matérias aplicadas em sala de aula, um gestor é destinado para aprimorar e transferir as suas competências para a prática. Então, é uma maneira efetiva de colocar esse item tão exigido em seu currículo. 

Oportunidade de aprendizado: esse ofício solicita a presença de um gestor com a formação acadêmica compatível com as atribuições da área, assim como essa deve corresponder a formação do candidato. Com essa dinâmica, a cada nova tarefa solicitada ele deve aplicar instruções mais detalhadas de como agir e concluir o tópico com excelência. Sendo assim, todas as dúvidas ao longo da graduação podem ser prontamente retiradas diretamente com um especialista no meio. Além disso, quando o objetivo é ensinar, o aprimoramento é gradual, não tendo nenhum problema quando o aspirante não souber executar algo.

Construção do networking: ao adentrar o cotidiano empresarial o contato com outros profissionais é algo essencial para aprender ainda mais sobre as possibilidades do ramo de participação. Dessa forma, eles são personagens fundamentais para trocar noções, compartilhar ideias e até mesmo, encontrar colegas de profissão. 

Possibilidade de efetivação: de acordo com os dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), no Brasil, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados. Além desse cenário positivo, a lei n° 11.788/2008 estipula um limite de dois anos para a duração de um contrato desse modelo. Essa cláusula estimula a retenção de um talento para o time de efetivos, pois a organização formou um indivíduo com a sua cultura, gerando 100% de identificação com as expectativas do nome. Logo, perdê-lo deixa de ser uma opção.  

Alcance a sua efetivação por meio do reconhecimento 

Quando você estabelece essa permanecia como uma meta, a produção e motivação ficam ainda mais claras. Porém, esse item também precisa ficar explícito para os líderes. Segundo o psicólogo Ricardo Chaves, o sucesso depende da conexão entre o propósito de vida e a atividade laboral. “O trabalho é onde acontece a grande realização existencial do ser humano. Investimos muito tempo e dinheiro na formação e qualificação para sermos cada vez melhores em nossa área. Enquanto as pessoas estão buscando apenas o cumprimento de metas, devemos nos importar com quem estamos nos tornando. Ou seja, se isso está alinhado com valores e com quem eu quero como pessoa, isso dentro do trabalho, pela família ou pelos amigos”, pontua.

Nesse sentido, o especialista indica maneiras para demonstrar essa conexão e dedicação com a companhia: 

  • Se exponha, oferecendo ideias e opiniões sobre os mais diversos assuntos na empresa;
  • Desenvolva a coragem, pois a falta de bravura pode limitar os colaboradores;
  • Crie uma visão sistêmica, para entender o porquê de estar realizando aquelas tarefas;
  • Tenha empatia pelas pessoas ao seu redor. Isso pode ser feito articulando ideias com indivíduos os quais possuem um pensamento diferente do seu;
  • Possua resiliência para lidar com frustrações e superar os desafios da trajetória.

 

 

Para as empresas, recompensar o seu colaborador é fundamental para ascensão do nome

Um levantamento realizado pela Gallup, apontou como as pessoas engajadas contribuem no aumento de gratificação dos clientes, possibilitando um volume até 20% maior nas vendas. Além disso, o desempenho individual desses colaboradores pode chegar a um índice 147% superior. A pesquisa também aponta como os trabalhadores satisfeitos têm maior facilidade em desempenhar suas atribuições, contribuindo para um clima saudável dentro das empresas.

Outro estudo da mesma instituição apurou os efeitos da falta desse estímulo nas corporações, sendo o principal, os pedidos de demissão. De acordo com a entidade, 65% dos colaboradores solicitaram o desligamento por não se sentirem devidamente reconhecidos. Nesse sentido, não adianta exigir contribuição, produtividade, fidelidade e demais ações se não existe uma política de valorização sobre quem compõe e faz o nome funcionar, isso deve ser parte da estrutura da cultura organizacional. “O maior problema da falta de costumes ou uma medida tóxica é a rotatividade de funcionários. Cada vez mais as pessoas querem encontrar um lugar com a possibilidade de agregar, ao invés de só cumprir ordens”, alerta a jornalista, Fernanda Scavacini. 

Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número recente e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita no seu potencial!

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete