Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quer-mudar-de-carreira-em-2023

Quer mudar de carreira em 2023?  

Notícia | 10/01/2023

Laura Pereira

Segundo a ADP Research Institute, em um estudo intitulado "People at Work 2022 - A Global Workforce View", oito a cada dez pessoas cogitam a ideia de mudar de carreira. A pesquisa envolveu 33 mil trabalhadores de 17 países, incluindo o Brasil. Existem inúmeros motivos para motivar essa decisão e gradativamente mais estagiários, aprendizes e efetivos se planejam para dar esse passo. Sendo assim, descubra dicas para uma transição mais tranquila. 

A transição de carreira pode ser uma resposta profissional! 

É fato: sair da zona de conforto é desafiador para muita gente. Contudo, aproveitar o início de um ano pode ser um estímulo para também seguir um novo caminho. Dessa forma, comece se perguntando: “devo continuar no mesmo lugar onde estou? Quero estar aqui daqui cinco, dez anos?”

Segundo Helaman Fernandes, CEO (Chief Executive Officer) da Aliança, as duas principais causas são a busca por melhores salários e o desejo por um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. “Já fui atendente de telemarketing, professor de inglês, inclusive foi a minha maior paixão e o motivo para, hoje, construir a Aliança. Por adaptarmos nosso ensino à pluralidade dos alunos(as), nos esbarramos em muitos depoimentos, sobretudo os de interesse por mudar de profissão por meio do domínio de um outro idioma”, comenta. 

Conforme uma pesquisa realizada pelo Nube, a qual perguntou “Se pudesse mudar de carreira, se sentiria confortável?” para 26.012 respondentes, 36,41% ressaltou o quanto o mais importante é ser feliz com o próprio trabalho, por isso, embarcaria nessa aventura com tranquilidade. Para 28,98%, transicionar de setor não é uma opção, pois já se encontram felizes com a escolha. 

Ainda conforme os dados, 19,86% se encontram “em cima do muro” e ainda pensam sobre isso. Já 12,72% tem total apoio da família e realmente está em busca dessa mudança em suas vidas. Enquanto a minoria, 2,02% não estão satisfeitos com o campo atual, mas também não possuem vontade de transicionar de ramo. 

Quer entender mais sobre o assunto? Leia: a transição de carreira no mercado atual! 

Confira cinco dicas para quem quer mudar de carreira em 2023! 

infográfico sobre dicas para quem quer mudar de carreira em 2023

Nesse sentido, é imprescindível estar atento. “A preparação e o planejamento são fundamentais”, ressalta Helaman. Pensando nisso, o especialista lista cinco dicas de como alterar sua trajetória sem sofrer com essa missão. Confira:

1) Enumere os motivos para a transição:

Para tornar essa mudança mais clara, liste seus porquês e quais os pontos mais essenciais, aqueles responsáveis por te fazer querer vivenciar essa área. Isso vai te encorajar e dar confiança na preparação. Assim, nos momentos de insegurança, retorne para esse documento e revise seus objetivos. Se essa ideia te faz brilhar os olhos, não hesite em deixar o medo de lado e seguir em busca da sua realização.

2) Programe-se financeiramente: 

Mesmo com um plano bem elaborado montado, é crucial reconhecer e se preparar para a instabilidade inicial. Isso porque você não sabe quanto tempo vai passar sem trabalhar ou mesmo quantas horas precisará para se qualificar a fim de conquistar esse novo segmento. Por isso, guarde dinheiro para possíveis imprevistos e para conseguir realizar a transição da melhor forma. 

3) Pesquise tudo sobre a nova área:

É imprescindível estar por dentro! Depois de decidir, entenda onde vai entrar, as estatísticas, táticas e funções de vagas. Inclusive, no nosso Painel de Vagas, você pode observar se há alguma oportunidade no campo do seu desejo. Enfim, pesquise sobre o trabalho e analise os requisitos solicitados, com a meta de estar apto para ser contratado. 

4) Domine outros idiomas

Já embarcado nessa experiência, é preciso entender como algumas habilidades são fundamentais para quase todas as áreas. O domínio de um outro idioma, por exemplo, é uma delas. Afinal, uma nova língua coloca peso no currículo e te faz estar à frente de muitos concorrentes, como uma maneira competitiva de se destacar. 

5) Planeje a sua futura carreira: 

Mesmo com as incertezas da nova situação, estabeleça alvos e planos de curto, médio e longo prazo. Isso porque visualizar suas perspectivas dará um gás a mais na hora de buscar pelas vivências inéditas. Dessa forma, com os objetivos mentalizados, é possível se empenhar com mais energia, ciente de onde quer chegar.

O segmento de TI tem se destacado entre as oportunidades e possibilidades. Considere a transição de carreira para esse ramo! 

Atualmente, nossa nação se figura como o 10º maior mercado de tecnologia do mundo. Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam a abertura de 70 mil novas vagas anuais, entre 2019 e 2024, contra 46 mil alunos formados por ano no mesmo período. Isso acarreta em um déficit de 24 mil profissionais de TI (Tecnologia da Informação). 

Ou seja, as métricas mostram como o ramo é favorável não só para quem está desempregado, mas também para quem pensa em iniciar um novo caminho em 2023, com possibilidades mais promissoras. Segundo levantamento da BrazilLAB, até 2024, poderemos contar com uma ausência de 300 mil experts na área. 

Para Lucas Rana, CEO e fundador da escola DNC, existem diversas vantagens. “Além do aumento de vagas e dos salários atrativos, outro fator também têm influenciado. Os profissionais de tecnologia já perceberam como os cursos são mais objetivos, pois aliam as competências técnicas às comportamentais exigidas no dia a dia pelas empresas”, analisa. De acordo com um relatório da DNC, 43,7% dos entrevistados ressaltam como o objetivo principal é o aumento de sua performance. Isso porque se manter sempre atualizado e por dentro dos códigos, é essencial.

Quer saber mais? Veja: é profissional da tecnologia? Então, esteja atento! 

Por fim, para sempre estar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Também acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado e evoluir diversas habilidades. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Ao deixar as notificações ativas, você não perde nenhuma novidade! 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete