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Aprenda a resolver conflitos no ambiente de trabalho 

Notícia | 05/01/2023

Laura Pereira

Começar o ano com o pé direito é o sonho de muitos estagiários, aprendizes e efetivos. Afinal, iniciar um novo ciclo com as melhores expectativas é um desafio para grande parte dos brasileiros, tendo em vista os ânimos acirrados, as discussões exasperadas e as posições polarizadas. Por isso, cada vez mais se torna essencial aprender a resolver conflitos, ainda mais se esses estão acontecendo no ambiente de trabalho. 

Saber lidar e resolver conflitos é essencial para o profissional de sucesso 

Consoante a Fática Macedo, psicóloga expert em saúde mental do trabalhador e CEO (Chief Executive Officer) da Mental Clean, é preciso estar atento. “Embora em um primeiro momento pareça algo negativo, essas divergências, na verdade, podem ser oportunidades para conhecer mais sobre si mesmo e entender as outras pessoas com as quais nos relacionamos”, explica. 

Em geral, líderes com habilidades resolutivas contribuem para um espaço laboral mais saudável e seguro, no qual os colaboradores se sentem confortáveis para expressar suas ideias e opiniões. Dessa forma, é possível se desenvolver enquanto também agrega na evolução corporativa, em uma construção conjunta de pontes ao invés de muros. 

Contudo, é preciso destacar: os atritos são inevitáveis. Afinal, existem inúmeras maneiras de enxergar e abordar diferentes situações, principalmente os obstáculos do dia a dia empresarial. Isso envolve aspectos profundos, como os pessoais e emocionais, além da própria cultura organizacional. 

Assim, o coordenador precisa se fazer presente. “Quando o líder está atento a essa movimentação, a partir de atitudes proativas, os resultados são benéficos para todos os lados. A gestão eficaz dos conflitos estimula o desenvolvimento das pessoas e das empresas, pois funcionários satisfeitos e felizes são engajados e mais produtivos”, pontua a especialista. 

Entenda mais sobre o assunto aqui: Conflitos! Resolver ou administrar?

O que pode gerar conflito no ambiente de trabalho? Consigo prevenir alguma situação? 

Segundo Fátima, algumas circunstâncias são favoráveis para gerar discussões. Confira alguns exemplos: 

Infográfico tópicos sobre temas que podem gerar conflito no ambiente de trabalho

- Trabalho em equipe:

Essencialmente, quando os cooperadores emitem pontos de vista distintos sobre determinados assuntos ou projetos. 

- Determinações organizacionais: 

Ou seja, esse ponto pode ser visto quando existe um protocolo no qual membros da equipe não concordam e se veem obrigados a seguir tais cláusulas sem uma justificativa plausível. 

- Convívio diário: 

Principalmente, nos relacionamentos interpessoais motivados por senso de injustiça, falta de valorização e muita pressão. 

- Relações carregadas: 

Esse tópico pode ser visto no clima laboral pesado, quando o time possui o hábito de dar indiretas, têm dificuldade em se posicionar, de dizer não e de impor limites. 

- Tonalidade ríspida: 

A maneira de se comunicar é essencial. Isso porque uma conversa com um tom de voz ríspido e autoritário, uma postura crítica ou de julgamento também podem causar problemas. 

Saiba mais em: carreira x gerenciamento de conflitos

Como resolver conflitos no ambiente de trabalho? 

Conforme uma pesquisa da The Myers Briggs, 85% dos funcionários, de todos os níveis, relataram como já enfrentaram impasses até certo ponto. Para mitigar esses efeitos, um bom chefe precisa administrar esses entraves para proporcionar mais harmonia entre todos. Afinal, ele é exemplo e a maneira como enfrenta o problema serve de modelo para a equipe. 

De acordo com Fátima, estratégias para estimular o diálogo entre os membros e decisões em conjunto sobre novas ações são um bom método para esfriar os ânimos. Além disso, uma comunicação clara e objetiva é crucial para resolução da questão. “Para gerenciar um conflito é necessário primeiro entender quais são as causas, os interesses e as expectativas não atendidas, assim como fazer combinados, respeitando o interesse dos envolvidos”, comenta.

Para a CEO da Mental Clean, 2022 foi cheio de grandes ensinamentos. “Nos tornou mais fortes para iniciarmos um novo ano mais seguros, sabendo como as lutas sempre irão existir, mas a meta de uma resolução satisfatória é fazer cada profissional se sentir valorizado e reconhecido como pessoa única em seus sentimentos e necessidades”, conclui Fátima. 

Dicas para começar 2023 com mais leveza e resultados positivos 

Segundo Beatriz Machnick, professora, contadora, mestre em Governança e Sustentabilidade e CEO da BM Finance Group, é preciso relembrar os acontecimentos do passado para iniciar uma nova trajetória com boas perspectivas. “Precisamos saber muito bem para onde ir, isso começa com uma revisão do seu ano e a elaboração de um planejamento realista para 2023”, comenta. 

Por isso, é imprescindível traçar metas e táticas para alcançá-las. “Elas são como os alvos desejados e para um deles é preciso ter um método para chegar lá”, pontua Beatriz. Uma técnica de sucesso é reconhecida nas OKR’s (Objective, Key and Results). Ou seja, são pequenos passos para um grande salto. 

Quer um exemplo? Se seu objetivo é ser promovido, precisa elencar pequenas tarefas para te ajudar a conquistar esse sonho, sem deixar seu cérebro ficar estagnado mediante uma grande missão. Gostou da ideia? Então, fique por dentro: qual o significado de OKR?

Para a mestre, a principal dica é: “comece seu planejamento pelo aspecto numérico”. Ou seja, coloque seus custos, despesas, faturamento e lucro em um papel e mensure cada um dos resultados. “Momentos de instabilidade ou crise exigem rever metas e enfocar os pontos fortes, isso traz segurança para todos”, pontua. 

Portanto, para quem se encontra em uma situação financeira complicada, Beatriz indica: “se o seu problema são dívidas, seja como pessoa física ou jurídica, o segredo está em prever os pagamentos futuros. Janeiro é aquele momento no qual precisamos pagar IPVA, IPTU, renovar matrícula de escola, honrar o cartão de crédito do Natal e das merecidas férias. Tenha certeza, a conta chega”, ressalta. Por isso, é crucial ter em mente as ações do amanhã. “Lembre-se: a direção é mais importante se comparada à velocidade”, destaca Beatriz. 

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