Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
planeje-se-para-o-futuro-como-um-campeao

Planeje-se para o futuro como um campeão 

Notícia | 14/12/2022

Pedro Fagundes

Você costuma fazer planos para o futuro? Com o final de ano já batendo na porta, dois pensamentos, comumente, invadem a mente de boa parte da população. De um lado, é normal abraçar a nostalgia, olhar para trás e fazer uma retrospectiva dos desafios e conquistas vividos. Do outro, começa-se a mirar para o amanhã e enxergar a abertura de um novo ciclo. Ambas as práticas são fundamentais para elucidar a trajetória até o sucesso. Quem guarda um tempo de seus dias para analisar o passado e o porvir traz as metas do imaginário para o real. Quer descobrir como implementar essa mentalidade? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Segredo do planejamento

O resgate das ações realizadas nos últimos meses é crucial para entender como se deve comportar de hoje em diante. Identificar equívocos e apontar acertos são peças chave a quem pretende organizar um plano e delimitar perspectivas. Para tanto, é preciso estar aberto à incorporação de novas mentalidades. O final de ano é o período ideal para se delimitar esses pensamentos e rever o andamento da carreira. A partir disso, é possível traçar metas e estimar os esforços necessários para atingi-las. “Isso porque, quando você sabe aonde quer chegar, tem mais chance de se preparar e administrar melhor o tempo”, pontua o co-fundador da Start Empreendedor, Fernando Senna. 

Não basta, somente, almejar uma posição a ser alcançada. Deve-se, também, acreditar no seu potencial para agarrar, com força, a oportunidade. Isento de confiança, nenhuma missão poderá ser concluída dentro de um prazo esperado. Logo, é preciso pautar-se por uma personalidade campeã. “Para se tornar um verdadeiro vencedor, devemos, primeiro, pensar como tal. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo com as próprias mãos. Isso pode ser aplicado na rotina de qualquer pessoa com um objetivo a cumprir – seja na carreira, nos estudos ou na vida como um todo”, destaca a psicóloga e co-fundadora da Telavita, Milene Rosenthal.

No entanto, desenvolver esse perfil não é tarefa fácil. Deve-se unir diferentes recursos para alimentar a convicção e caminhar em direção aos objetivos. Ter firmeza não significa ser alguém imprudente, destemido e irracional. Pelo contrário, trata-se de um indivíduo repleto de certezas e embasamentos para as suas ações. Logo, um item fundamental para quem pretende mirar os acertos é o planejamento estratégico. Começar o ano com uma ideia na cabeça e uma planilha na mão é o cenário ideal para qualquer estabelecimento. Trata-se de algo essencial  para amarrar inúmeras fases de um só negócio. Portanto, invista algumas horas do seu dia e olhe para frente com crítica e especulação.

Importância da delimitação de planos

Trabalhar conforme uma programação fornece uma série de benefícios às companhias. Quando já se tem delimitado os próximos passos a serem dados, reduz-se a possibilidade de enfrentar surpresas pela jornada. Dessa forma, a concentração é favorecida. Com um menor número de contratempos, os alvos tendem a ser atingidos rapidamente e de maneira mais certeira. “Por meio da estruturação adequada, é possível organizar o orçamento e evitar o desperdício de recursos. Esse fenômeno permitirá o seu uso de forma consciente, impedindo uma atuação desorganizada e impulsiva por parte do empreendedor”, destaca Senna. 

Essa premissa condiz com a visão da psicóloga a respeito da construção de uma mentalidade campeã. Deve-se fugir das incertezas e buscar por insumos capazes de fomentar a motivação. Delimitar planos e endireitar o foco são tópicos basilares para incrementar o desempenho na rotina. Além disso, arquitetar um passo à frente auxilia para baixar a poeira e revelar uma trilha límpida, pronta para ser percorrida. Com o clareamento na visão, pequenas decisões podem ser tomadas e reflexões exploradas. O segredo está em transformar as lições em melhorias.

Apesar de fornecer um aprimoramento técnico, ainda pode haver percalços pelo caminho. A demarcação de metas a serem cumpridas é responsável por mitigar dúvidas próximas. Logo, eventos não programados – como a insurgência de uma pandemia – ainda podem surpreender o cotidiano das instituições. Entretanto, a prática da esquematização pode agregar certas habilidades. “Sua mentalidade determina como você se comporta sob pressão. É relevante desenvolvê-la de forma certa para vencer os desafios e seguir em frente. Estar concentrado e saber sua influência como parte do caminho é fundamental. Um verdadeiro triunfante foca em vencer cada adversidade”, pontua Milene. 

 

Dicas para atingir uma mentalidade vencedora

Perante um contexto de encerramento de ciclos e passagens de bastão, é preciso dar um passo adiante e munir-se de competências capazes de sustentar a sua corporação. Para tanto, o Nube, em parceria com a psicóloga, Milene Rosenthal, sugere dois comportamentos valiosos para quem decide promover um mindset próximo ao triunfo. Importante salientar como cada um deles foge da definição de “dom” e, pelo lado contrário, podem ser adquiridos e treinados. Veja a lista abaixo:

Persistência: quem não desiste estará sempre mais próximo da vitória. Quem pretende alcançar resultados deve exibir persistência todos os dias. Em frente a obstáculos e bloqueios, é preciso pensar em soluções para driblá-los, em vez de simplesmente desistir e passar para a próxima. A luta, portanto, é o mantra desses indivíduos, os quais batalham pelos seus direitos. Todavia, não pode-se confundir esse item com o esgotamento. Todos os esforços têm os seus limites. Logo, saiba quando descansar corpo e mente.

Coragem: para atingir o triunfo, é preciso passar por inúmeros desafios, os quais podem assustar a qualquer um. Portanto, um ganhador deve ser destemido e jamais deixar o medo te paralisar. Aproveite-o de forma contrária, como um incentivo para vencer duelos e conquistar sonhos. Assim como a febre atua como uma alerta ao organismo, o amedrontamento também funciona como um mecanismo de proteção. No entanto, questione se essas ameaças são mesmo reais ou apenas ilusões criadas pela mente fragilizada.

 

Gostou das dicas? Então, olhe para frente, programe-se quanto às conquistas reservadas para o amanhã e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para organizar-se empresarialmente é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube preza pela organização e torce pelo seu próximo ciclo

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete