Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ead-e-uma-boa-ideia

EAD é uma boa ideia! 

Notícia | 13/12/2022

Laura Pereira

Uma coisa é certa: o setor educacional foi impulsionado pela crise sanitária, impactando os estudos de milhares de estagiários, aprendizes e efetivos. Dessa forma, o sistema de ensino a distância (EaD) apresentou números positivos e um crescimento surpreendente. Para as instituições pioneiras se tornou necessário uma adaptação à tecnologia existente e o desenvolvimento de novas metodologias. Assim, entenda como essa modalidade pode ser um diferencial para você manter seu aprendizado constante. 

O ensino a distância foi impulsionado pela pandemia e se mostra como uma modalidade atraente

Para contextualizar sobre o assunto, o EaD é uma modalidade de ensino regulamentada no Brasil desde 1996. Entrou em ascensão desde o período de distanciamento provocado pela chegada da Covid-19. De acordo com dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seis de cada dez ingressantes do ensino superior em 2021 entraram em cursos a distância. Em uma década, a alta é de 474%. Em 2011, 431,6 mil calouros se registraram em uma graduação a distância e, em 2021, esse mesmo número saltou para 2,48 milhões.

Ainda, as estatísticas corroboram. Segundo o Instituto Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação), responsável pelo levantamento do Mapa do Ensino Superior no Brasil, até junho de 2021, houve um crescimento de 9,8% no número de matrículas para os cursos desse modelo. Ainda, as inscrições para graduação presenciais diminuíram 8,9% em comparação com o primeiro semestre de 2020.

Consoante à Cida Vidigal, diretora acadêmica do Grupo Ipemig (Instituto Pedagógico de Minas Gerais), “a educação a distância mostrou-se vanguardista em termos de superação das barreiras trazidas pela pandemia. Não houve nenhum mercado no mundo para superar com tanta facilidade as dificuldades. Isso serviu para consolidar novos comportamentos das instituições de ensino e dos alunos”, analisa. Esses hábitos dificilmente serão interrompidos. 

Para a diretora, as dificuldades e obstáculos serviram para reinventar modelos já existentes. “O isolamento social, o tempo de dedicação à família e até mesmo ao trabalho  foram algumas barreiras para culminar na busca pela educação de dentro de casa. Além de ser um meio mais acessível, também permite estabelecer no ritmo mais favorável”, afirma Cida. 

Em um panorama geral, esse formato permanecerá, pois viabilizou várias possibilidades. “As pessoas tomaram gosto, com autonomia de tempo e respeito às demais tarefas. Estamos certos: o EaD é muito mais se comparado uma solução paliativa para um momento de crise. Tornou-se uma ferramenta de popularização da educação no país”, conclui a educadora. 

O ensino a distância é um passo para o futuro, como evidencia as estatísticas 

Um dos motivos para a expansão da categoria é a maleabilidade das atividades. Conciliar os sonhos de carreira com as demandas laborais se torna mais possível quando há flexibilidade. Esse é o exemplo da Evelin Francini dos Santos, inspirada pelo pai, atua na área de deslocamento desde os 21 anos. Contudo, a vida atrás do volante não era seu único desejo. “Quando ele se foi, em 2020, eu prometi me tornar engenheira”, comenta.

Agora, aos 37 anos, a acadêmica está no último semestre do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, no modelo EAD, o qual permite seu desenvolvimento sem prejudicar a sua rotina profissional. Em novembro de 2022, a graduanda apresenta seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre possíveis melhorias no transporte de metais, segmento alinhado às suas experiências de carreira. 

Desde 2017, Evelin integra a equipe de uma transportadora de alumínio líquido, sendo a primeira mulher a assumir o cargo de motorista de veículos pesados dentro da empresa. Por meio do conhecimento adquirido com a formação acadêmica, a estudante passou a compartilhar sugestões em diferentes setores da companhia e conquistou o respeito de seus colegas e superiores. 

No ano passado, conseguiu a sua primeira promoção e agora participa de treinamentos na direção de novos postos de destaque. “Graças a compreensão de coordenadores e docentes, com as adversidades do ensino remoto, tenho a possibilidade de conquistar os meus objetivos. A faculdade tem um valor muito grande na minha jornada e o diploma irá me ajudar a evoluir ainda mais na indústria”, considera Evelin. 

Descubra dicas para manter a constância nos seus estudos a distância 

Seja para passar no vestibular, ir bem nas provas na escola ou ser aprovado em um concurso público, é imprescindível se esforçar para assimilar o conteúdo. Por isso, manter uma rotina constante de estudos pode ser um diferencial. Conheça dicas para alcançar suas metas agora! Confira: 

1) Exercite o cérebro: 

Levantamentos científicos comprovam: a mente humana esquece 50% dos assuntos lidos em apenas duas horas. Ou seja, isso implica em como não adianta ler muito, mas sim como é preciso ampliar a concentração. Assim, concilie a informação obtida com algum interesse do seu cérebro. Fazer associações também é uma boa opção para ajudar a fixar.

2) Estude por duas horas: 

Um bom conselho é: mantenha-se direcionado em uma disciplina por vez. O ideal é você se dedicar a apenas uma matéria, pelo menos, duas horas por dia. Caso você tenha várias áreas para explorar, tente se atentar às mais correlatas. Isto é, se começar com matemática, em seguida vá para física, por exemplo.

3) Não decore:

A mente não costuma guardar os dados decorados. Por isso, ao invés de memorizar, assimile e aprenda a armazenar referências para elas ficarem retidas por um tempo maior. 

4) Se organize: 

Organize o seu ambiente e procure locais onde a sua atenção não será desviada para outras atividades. O ideal é escolher uma boa iluminação, desligar a TV e ficar em um lugar sem grande circulação de pessoas.

5) Aprenda sozinho: 

Estudar em grupo pode até parecer interessante por conta do compartilhamento de saberes. Contudo, em um primeiro momento, é melhor optar por realizar a questão sozinho para se dedicar 100% à tarefa. 

Por fim, para você permanecer sempre atualizado e por dentro das tendências do mercado, o Nube é seu aliado! Continue acompanhando o nosso blog e conheça as redes sociais! Não se esqueça: conte conosco para alcançar o sucesso! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete