Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-transformacao-digital-por-todas-as-partes

A transformação digital por todas as partes! 

Notícia | 13/12/2022

Ana Clara Lima

Seja qual for a época ou acontecimento em questão, se adaptar é preciso. Até mesmo quando premissas antigas devem ser mantidas em algum contexto, é indispensável saber colocá-las em prática da forma correta de acordo com a atual conjuntura. Essa linha de pensamento serve para todos os segmentos da sociedade, englobando os estudos, trabalho ou vida pessoal. No mundo empresarial, por exemplo, garantir o sucesso sempre foi e continua sendo o objetivo. Todavia, o caminho a ser seguido e suas decisões mudam conforme a demanda mercadológica e sua constante alternância. Compreender a necessidade de se modificar é essencial para permanecer firme frente à concorrência. Sendo assim, descubra como a transformação digital pode ser um diferencial e qual a importância de investir nas inovações.

Qual o real impacto da digitalização?

Evidentemente, a evolução tecnológica já trouxe muitos benefícios para todos. Desde as primeiras manifestações, a novidade sempre chamou a atenção dos indivíduos e a sua consequente adesão foi crucial para a criação de novos hábitos. Levando isso em consideração, inúmeras facilidades foram desenvolvidas para ajudar o homem a alcançar novos patamares, sendo impossível tal expansão sem uma ajuda a mais. Com a difusão tech, saber lidar com o alto fluxo informacional é algo de extrema necessidade. 

Nesse contexto, as empresas já entendem a primordialidade de seguir o ritmo global. Dentre as possibilidades, podemos citar a otimização dos recursos de Tecnologia da Informação e a sua capacidade de ultrapassar barreiras físicas e culturais. Com a crescente digitalização de procedimentos, adotar novos canais para marketing e vendas, além de novos produtos nesse padrão, demonstra como é essencial pensar estrategicamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, 63% das companhias apontam certo ganho com a instauração da Inteligência Artificial, principalmente na área mais comercial na qual exige uma atenção especial para a cadeia produtiva. Enquanto isso, 78% da alta tecnologia se destaca em meio à implementação de tal inovação nas transações. Já os demais setores em evidência, a estatística é de 76% no automotivo e 72% nas telecomunicações. Outros 64% está voltado para transporte e viagens e 62% para finanças.  

Nesse cenário, percebemos o envolvimento dos gestores como uma peça-chave para a naturalização das novas práticas, tendo em vista essa parcela como a principal responsável por treinar, apoiar e aconselhar o time. “A visão sobre a transição do negócio precisa estar clara desde a alta direção, até a ponta da linha. Para isso, as intenções e objetivos precisam ser claramente definidos e comunicados. Isso não indica a necessidade de ser top-down, afinal, quem conhece as necessidades dos clientes e os desafios operacionais são os membros da equipe na linha de frente”, comenta Filipe Bento, CEO da Br24.

Embora inicialmente essa transição para o virtual fosse opcional, hoje em dia as corporações já estão cientes dessa tendência como algo inevitável. Por isso, é tão importante entender quais são as necessidades da entidade para saber as condutas mais vantajosas a serem adotadas em cada perfil. “Nesse mundo, um dos maiores perigos é não tomar riscos. O tamanho dele depende da dimensão do investimento em jogo. Possivelmente, apostar a estratégia da companhia em uma hipótese não testada pode colocar tudo a perder. Sem a cultura certa, reinventar seu negócio para a era digital provavelmente vai falhar”, complementa Bento. 

Inovar é necessário! 

Quando o assunto é inovar, o pensamento inicial sempre é voltado para a área tecnológica. Apesar disso também estar relacionado, não podemos generalizar dessa maneira. No meio laboral, essa habilidade significa sair da zona de conforto e descobrir novas formas de crescimento. Com a aplicação de novas ideias em prol de uma melhoria específica ou coletiva, algo já existente pode conquistar um melhor desempenho, variando entre processos, serviços, produtos ou até mesmo modelo de negócios. A partir desse entendimento, novas parcerias e oportunidades são abertas.

Entretanto, essa competência não anda sozinha. A sua eficácia só é garantida quando há a devida administração das medidas em questão, para, assim, transformar todo o potencial criativo em uma realidade concreta e lucrativa para os envolvidos. “A Gestão da Inovação cria mudanças positivas para a organização, como lucros ou a satisfação dos clientes. Logo, há a sistematização de todo o processo, determinação de quantas etapas e procedimentos serão envolvidos. Por exemplo, quais recursos humanos, financeiros, técnicos serão utilizados. Além do estabelecimento da hierarquia e da estrutura decisória a ser aplicada para gerar resultados, concretizando idealizações”, pontua Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Nesse sentido, é possível observar como inúmeros fatores importantes são colocados em prática quando se há uma preocupação com o planejamento estratégico. Logo, podemos ressaltar a captura de inspirações e insights, aprovação e priorização de propostas, além das saídas e geração de resultados por meio de projetos. Acima de tudo, os objetivos são calculados e avaliados caso seja vantajoso novas implementações, gerando modificações expressivas. 

Além disso, envolver o time auxilia na assertividade de apostar em ferramentas responsáveis por impulsionar a imagem e o legado da entidade. “Essa cultura deve ouvir não apenas o público externo, mas também as visões e opiniões de seus membros. Tal comportamento permite atrair, engajar e reter seus funcionários, garantindo a obtenção de espaço para sugerir e testar suas ideias na prática. Assim, eles acabam ficando mais motivados quando percebem como realmente podem ajudar a empresa a crescer”, finaliza Gonçalves. 

Torna-se evidente, portanto, como optar pelas inovações é fundamental para aumentar a competitividade da marca no mercado. Quando há atualizações, é viável encontrar respostas efetivas para problemas antigos e até mesmo aprimorar procedimentos. Assim, é tangível descobrir até mesmo um nicho antes inexplorado. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma história de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

O Nube aposta nas transformações digitais! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete