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A amizade no ambiente corporativo 

Notícia | 02/12/2022

Ana Clara Lima

O trabalho ocupa uma parte significativa da vida das pessoas. Nele, normalmente os colaboradores são expostos ao convívio social e estimulados a interagir com a equipe. Em meio às inúmeras demandas e correria do dia a dia, muito estresse pode ser acumulado pelos indivíduos e, por isso, contar com o suporte de outro colaborador pode ajudar a acalmar os ânimos. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de formular um time coeso e recíproco desde os processos seletivos, tendo em vista a relevância de enquadrar todos com o fit cultural da empresa em questão. Quando uma amizade é construída, os envolvidos desfrutam de admiração, lealdade e respeito mútuo, além de constantemente torcerem pelo sucesso uns dos outros. Sendo assim, compreenda como essa vivência no meio laboral pode contribuir nos desempenhos profissionais.

É preciso focar nas pessoas!

Muitos se questionam sobre a possibilidade de ter amigos de verdade no serviço. Seria essa a coisa mais prudente a se fazer? Alguns concordam enquanto outros discordam. Inúmeros estudos mostram como ultrapassar o contato casual e atingir relações mais sólidas é benéfico em todas as esferas. Embora possa existir certos limites, diariamente as trocas de ideias e favores podem trazer mais dinamismo para o escritório.

De acordo com um levantamento realizado pela Comparably com mais de 33 mil pessoas da indústria de tecnologia, metade desses funcionários afirmam ter um melhor amigo na empresa. Quem se destaca na estatística são os executivos e os profissionais de RH, concordando com tal premissa e representando, respectivamente, 66% e 65%. Enquanto isso, apenas 53% dos especialistas em TI e 52% da área jurídica se enquadram nessa conjuntura. 

Nesse contexto, fica evidente como o companheirismo é a peça-chave para uma carreira próspera. Por essa razão, selecionar e treinar candidatos, juntamente dos demais integrantes, significa trazer mais eficiência e aprimoramento para os times.“O sucesso para o desenvolvimento de pessoas é empenho e dedicação. É também ter certeza se os colaboradores estão em posições corretas, se seus valores são alinhados ao da companhia e se eles possuem o desejo de se desenvolverem naquela realidade”, comenta Carolina Cabral, CEO da Nimbi. 

Além disso, um ponto interessante é prezar pela diversidade nos quadros. De forma equilibrada, é preciso ir em busca da sintonia por meio das diferenças. Com um coletivo plural, capaz de se respeitar e criar juntos,  novos patamares podem ser alcançados. “Esse é um fator importantíssimo para o desenvolvimento das pessoas porque permite a todos terem acesso a outras histórias de vida, outras realidades e novas perspectivas. Não há nada tão produtivo quanto chegar a uma reunião e não nos depararmos com pontos de vista diferentes”, completa Carolina.

A amizade pode ser utilizada nos negócios! 

Conforme uma pesquisa realizada pela The Adler Group, aproximadamente 85% das vagas de emprego são preenchidas mediante indicações de contatos, demonstrando o poder de conhecer os indivíduos para manter bons vínculos na rotina laboral. A partir do bem-estar gerado com uma boa dinâmica do grupo, ótimos frutos podem ser colhidos tanto pelos trabalhadores quanto pelas firmas. Pensando nisso, Mara Leme Martins, VP da BNI Brasil, elenca seis preceitos da amizade valiosos para os negócios. Confira!

infográfico Princípios da amizade no trabalho

Faça amigos no serviço: conforme estudo do Instituto Gallup, se dar bem com os demais integrantes proporciona  mais felicidade e engajamento para o coletivo. A partir de um local tranquilo e descontraído para passar os dias, há uma melhora significativa no rendimento. Por isso, uma rotina menos cansativa impacta diretamente a preferência por escritórios com um clima agradável e seguro. “Quando se está convivendo em um ambiente com amigos, os negócios fluem com muita mais facilidade, seja essa parceria com seu sócio, chefe, ou funcionário, tudo ocorre com mais leveza”, afirma. 

Coloque a lealdade em uso nos negócios: esse é um dos fundamentos básicos para garantir um companheirismo valioso e duradouro. Logo, é necessário evitar ao máximo agir de má fé e tentar sempre passar confiança para aqueles ao seu redor. Com o tempo, essa virtude é notada e extremamente valorizada pelo conjunto. 

Confie nas pessoas: a credibilidade passada para alguém pode ser considerada uma via de mão dupla, tendo em vista a necessidade tanto de colocar em prática quanto de acreditar no outro. Em alguma situação, você não terá braço suficiente para realizar alguma tarefa e será preciso contar com a ajuda de alguém. Nessas horas, são inegáveis as vantagens de se ter um amigo. “Nem sempre o conhecimento próprio dá conta das demandas de um trabalho, por isso é importante ter pessoas de confiança e proporcionadoras da garantia de saber aquilo a ser feito de forma útil para seu auxílio”, complementa. 

Mostre-se disponível: para manter o coleguismo nesse setor da vida é importante as duas partes se mostrarem acessíveis. Com essa dedicação simultânea, é notável como fornecer ajuda incentiva o fortalecimento de parcerias. Por essa razão, é indispensável se mostrar presente para futuramente dispor de um camarada nos negócios.

Demonstre transparência e sinceridade: para sobreviver a esse meio, é preciso ser verdadeiro, mas sem arrogância. Seja com os mais próximos ou distantes no mundo corporativo, ser transparente é a melhor maneira de mostrar suas intenções de forma clara, direta e respeitosa. Essa conduta sincera é fundamental para demonstrar comprometimento e o seu potencial para lidar com futuras eventualidades. 

Saiba escutar: é preciso dosar os momentos de ouvir e os de falar. Tal comportamento confirma a empatia e responsabilidade de cada um. Para isso, é essencial interagir e participar das conversas, de forma a comprovar a sua habilidade em dar atenção aos pontos necessitados. Assim sendo, é interessante compartilhar conhecimentos, contatos, informações e até mesmo experiências.

Torna-se evidente, portanto, a possibilidade de encontrar consideração, lealdade, confiança e respeito nas corporações. Por meio de conselhos e conversas sobre inseguranças pessoais e profissionais, acha-se um apoio emocional extremamente necessário. Assim, essa prática é saudável para os indivíduos e promove um cotidiano mais pacífico. 

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