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Redes sociais e o mercado de trabalho 

Notícia | 23/11/2022

Larissa Almeida

As redes sociais fazem parte do cotidiano da população. Antes, esse recurso era considerado apenas um meio de diversão e distração, mas aos poucos o seu potencial ganhou outras vertentes, como a empresarial. Nesse sentido, promover o seu perfil corporativo começou a ser um requisito importante para adquirir destaque em processos seletivos, de aprendizagem, estágio e, principalmente, efetivo. Por isso, veja, nesta matéria, a importância de deixar esse meio atraente para conquistar uma posição no mercado de trabalho. 

Por que as redes sociais alcançaram a vertente corporativa? 

As comunidades dentro do ambiente digital sempre tiveram o objetivo de compartilhar algo com outra pessoa, seja ela do seu ciclo de amigos ou não. Dessa forma, elas conectam usuários com interesses em comum, de qualquer parte do mundo na mesma interface. A partir desse contato, muitos conseguem promover publicações uns dos outros, comentar, reagir e, por fim, iniciar uma conversa via chat. 

Essa logística de interação não demorou muito para ser integrada aos negócios. Ao reparar nesse potencial de alcance e divulgação de uma marca, as empresas tomaram as redes como os próprios internautas. Então, para buscar um nome, a sua presença no ecossistema adquire grande credibilidade, pois por meio de páginas e perfis oficiais, suas ações e histórias chamam a atenção da população e instauram um sentimento de proximidade e identificação. 

Em suma, pode-se observar um uso comercial, as ações são feitas para um reconhecimento maior da organização. Isso vai desde posts para seus consumidores conhecerem ainda mais o local de investimento ou até mesmo, para os funcionários, com ações informativas e em função de fortalecer e reconhecer a sua própria equipe publicamente, proporcionando o pertencimento. 

As mídias sociais podem ser um recurso a ser utilizado nos processos seletivos 

A entrevista com o selecionador é o momento de falar sobre os seus talentos. Porém, o tempo disponível nem sempre é o suficiente para expormos todos os feitos marcantes da carreira. Quando consideramos as mídias como um diário, o blog do seu próprio dia a dia, compartilhar as suas conquistas e experiências profissionais com os seguidores ou demais pessoas, pode fazer o recrutador encontrar mais informações sobre você e ser mais assertivo na decisão. 

Apesar da iniciativa ter o objetivo de aumentar os pontos positivos, quando o candidato não tem certo cuidado com a transmissão da sua imagem on-line, essa busca pode gerar problemas. Segundo a Pesquisa Internacional de Mercado de Trabalho realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, com 2.525 executivos, o comportamento no meio digital  influencia 44% das companhias brasileiras a desclassificar os interessados.

Contudo, essa análise não deve ser uma grande preocupação, isso porque existe uma rede exclusiva para tratar a sua imagem corporativa, como o LinkedIn, por exemplo, além das pessoais. Afinal, o selecionador saberá filtrar as atitudes com influência no seu desenvolvimento dentro de uma corporação. 

Seguindo essa mesma linha de cuidados, a selecionadora do Nube e estudante de psicologia, Pamela de Almeida Santos alerta quais critérios podem prejudicar a escolha de um pretendente. “Ele deve se atentar a imagem veiculada e ter cuidado com o conteúdo de interação. Assim, é imprescindível se lembrar, seja você contratado ou um aspirante em busca de uma oportunidade, dependendo da conduta apresentada, a organização pode não querer se vincular ao seu comportamento”, justifica. 

Entre as atitudes repudiadas, de acordo com a especialista do Nube, estão: “nessa lista de práticas consideradas inadequadas, é possível citar postagens ou comentários mal educados, radicais, preconceituosos, responsáveis por reforçar estigmas sociais ou possuir um conteúdo contrário ao de algum valor para a marca, por exemplo: uma entidade muito ligada à diversidade visualiza uma postagem de um candidato na qual ele se coloca contra a política de cotas raciais, isso pode ser um grande indício de falta do alinhamento entre os valores de ambos”, aponta. 

Afinal, os candidatos se preocupam com essa análise de perfil?

infográfico redes sociais  

O próprio Núcleo Brasileiro de Estágios ponderou essa questão, o levantamento feito a partir da pergunta: “você se preocupa com o conteúdo de suas publicações nas redes sociais?”, a pesquisa revelou bastante cuidado com esse espaço. Então, na amostra de 4.078 respondentes, a maioria, 64,44% disse sim, evito postagens comprometedoras, logo atrás, 23,98% continua a afirmativa e justifica a atitude por conta do monitoramento das companhias, em seguida, 4,83% diz não se preocupar, pois somente os amigos acompanham, já 3,97% nega, e fundamenta a decisão pela Internet ser um território livre, por fim, apenas 2,67% alega não, pois a web é um espaço pessoal.

Como reforçar o seu profissionalismo e carreira nas redes sociais? 

Para começar, é necessário fazer parte da maior rede corporativa do mundo, o LinkedIn. Ele conta com mais de 774 milhões de usuários e supera o número de participação em  200 países e territórios em todo o mundo, de acordo com dados da própria plataforma. A sua inserção nessa ferramenta te coloca em contato com os mais diversos especialistas do seu segmento, oportunidades de aprendizado e outros componentes do network. Essa última ação é caracterizada como o estabelecimento de uma lista de pessoas para colaborar com seus feitos laborais. Ao avaliar o poder de construir sua imagem digital, Jéssica Giustino, gerente de recursos  humanos no Cebrac Franchising dá dicas de como fazer isso:

infográfico 3 passos Linkedin

Escolha uma boa foto de perfil e uma imagem de capa

Segundo o LinkedIn Business, os perfis com fotos atraem seis vezes mais visitantes comparado com os sem, por isso, é bom caprichar! Não esquecer de usar também uma ilustração para a capa. Nela, pode ser incluída alguma imagem minimalista, mas referente à sua área de atuação, essa escolha é uma boa alternativa;

Sobre o perfil profissional

Preencher o espaço do “sobre” é muito significativo. Ele funciona quase como uma mini carta de apresentação. Nesse campo, é interessante usar palavras-chave relacionadas aos objetivos profissionais, habilidades e carreira como um diferencial;

Destaque as suas habilidades

Além de mostrar as experiências profissionais, acadêmicas e certificados, compartilhe as habilidades. Sejam elas hard skills ou soft skills, essas informações podem ser organizadas em forma de lista, nível e prioridade.

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