Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-caminho-para-um-lider-de-sucesso

O caminho para um líder de sucesso 

Notícia | 03/11/2022

Carolina Amaral

A demanda por líderes capacitados e de excelência nunca foi tão procurada como atualmente. A busca é por gestores levando seus liderados a expandir conhecimentos, habilidades e atividades para aplicar tais premissas em suas funções. Nessa lógica, as empresas necessitam, cada vez mais, de especialistas em progresso contínuo para transparecer atitudes positivas sobre ESG e conquistar os novos talentos, principalmente, a geração futura, a qual comandará a economia mundial com muito mais diálogo, inovação, criatividade, diversidade e sustentabilidade. Contudo, certa formação especializada é essencial para uma jornada de sucesso. Veja mais sobre o tema e esse desenvolvimento agora! 

 

 

Uma nova realidade de mercado pós pandemia

A Covid-19 foi um marco histórico o qual irá trazer vestígios por possíveis décadas à frente. A realidade pré, pós e durante o vírus é completamente diferente uma da outra e isso já é visualizado nos dias de hoje. A mentalidade humana se alterou em diversos aspectos e, com toda a crise econômica e sanitária causadas, a recuperação será feita aos poucos. No geral, o comportamento de mercado também teve modificações e não se adequar a elas significa permanecer estagnado em uma era a qual não existe mais. “Em relação às lideranças empresariais, os executivos precisam entender seu papel na sociedade e compreender o poder da caneta. A última linha do balanço sempre será olhada, até porque, se uma organização não é rentável, não consegue cumprir seu papel e não entrega valor aos acionistas ao criar um negócio sem sustento a longo prazo”, aponta Patrícia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados. 

 

Isso se traduz em uma preocupação indo além dos números e alcançando os indivíduos como um todo. É preciso entender como essa figura de poder tem sido contestada, seja como executor ou a pessoa indo atrás de bater as metas. “Mudança de mentalidade é um processo paulatino e, não raras vezes, lento, mas deve ser implementado, pois liderar no período pós-pandêmico será mais desafiador. O dirigente precisará trazer seus dirigidos para essa pegada robusta da recuperação econômica e agregar os preceitos dessas agendas complexas e demandantes mundialmente”, explica a especialista.

Em relação a competências, as mais esperadas no cenário atual são aquelas garantindo fluidez na aplicação das diretrizes ESG e, para esse movimento acontecer na prática, é preciso educar as lideranças. Aperfeiçoar coordenadores vai além da realização de treinamentos soltos e pontuais, é preciso ter estratégias completas para engajar, motivar e criar grupos, estando pronto para lidar e resolver adversidades, sejam elas quais forem. Assim, Patrícia reuniu alguns pontos relevantes para serem observados dentro de um negócio:

Identifique as prioridades para desenvolver profissionais: independentemente do tamanho da instituição ou do segmento de atuação, práticas para a evolução devem considerar todas as características necessárias para as equipes. Saiba quais os pontos essenciais dentro de suas estruturas, entenda as faltas e trace objetivos pensando nessa necessidade.

Tenha programas atualizados e personalizados: não basta copiar fórmulas prontas e de sucesso, é preciso olhar para seu cenário e personalizá-lo de acordo com a sua realidade. Ao entender as prioridades, busque metodologias, tendências indo ao encontro com suas possibilidades e trace estratégias. É interessante ir além e criar um conteúdo interagindo com os líderes. Investir em gamificação, chatbots internos, eventos, trilhas de conhecimento, microlearning, e-learning, entre outros faz toda a diferença;

Invista em ferramentas de conhecimento: para sustentar planos de sabedoria, são necessárias ferramentas para suportar conteúdos, treinos, métodos e diversas ações. Portanto, contar com uma boa estrutura é demandar algo além de um local para realizar atividades;

Mensure os resultados: para ter uma noção dos erros e acertos é uma boa escolha ter métricas, compreender o funcionamento de tudo, observar o andamento dos sujeitos com as tarefas propostas e traçar melhorias contínuas. Somente com dados será possível criar novas fórmulas e manter o ciclo de capacitação.

“A tomada de decisões pode impactar a vida profissional dos líderes, de seus colaboradores e dos rumos dos negócios de uma empresa. O processo de decisão deve levar em consideração os riscos existentes, bem como ser norteado por princípios éticos, principalmente os voltados para a transparência, licitude e responsabilidade. Se uma decisão for orientada apenas pelo ganho ou pelo ego existirá uma forte probabilidade de o resultado não ser o almejado”, pontua a advogada.

infografico O caminho para um líder de sucesso

 

Habilidade essenciais em um líder

Estar em um posto de comando não está relacionado com hierarquia, mas sim com o ser seguido por outras pessoas. “Esse é um conceito ainda não entendido por muita gente da melhor forma e acaba confundindo liderança com chefia. Isso não é sobre estar no comando, mas sim sobre tomar conta daqueles sob nossa responsabilidade. Além disso, antes de tudo é de grande importância ter consciência, autoconhecimento e controle para dar o próximo passo”, explica Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor.

Com isso, o empreendedor aponta pilares chaves desdobrados em diversas ações fundamentais: inspirar indivíduos em uma determinada direção ou objetivo e cuidar deles com feedbacks transparentes e empáticos. “Esses não são apenas aqueles em altos cargos, mas sim os corajosos, dispostos a tomar riscos, exemplos para os demais”, complementa. Assim, para exercer tal função, alguns traços são relevantes, como altruísmo, colocando a necessidade e o bem dos outros acima de si mesmo e bravura para serem desafiadores, acostumados a lidar com a pressão e sem medo de errar.  Tomar conta de um grupo e guiá-lo também faz parte, apoiando-os em todos os momentos e presente para cuidar, criando um ambiente seguro, com empatia e amigável às falhas. Ademais, dar uma visão clara do caminho, em contexto, expectativas, direção e objetivos é fundamental. “Lidar com as expectativas e as frustrações de cada um, manter o time motivado e engajado, identificar rapidamente quem não está no mesmo barco e encontrar um bom work-life balance, são alguns dos principais desafios do dia a dia”, revela Senna. 

O empreendedor sintetiza em quatro pontos os principais aprendizados retidos na sua jornada: 

  • A primeira coisa é ter mente como lidamos com pessoas e cada um tem a sua individualidade, sonhos, traumas e experiências, fazendo-o único no modo de pensar e agir; 
  • O segundo ponto é se conectar, entender as dores e as aspirações.
  • O terceiro aspecto diz respeito à vulnerabilidade. Essa é uma via de mão dupla e a forma mais genuína de desenvolver uma relação verdadeira com alguém; 
  • Por fim, seja transparente, honesto e direto, mas sempre com empatia.

“A forma como você faz qualquer coisa, é a maneira como realiza tudo. Integridade e ética são inegociáveis para a sua organização”, conclui o especialista.

Gostou do texto? Assista a TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. 

O Nube acredita no seu potencial de ser um bom líder e gestor para o seu time!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete