Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
importancia-de-promover-ambientes-corporativos-humanizados

Importância de promover ambientes corporativos humanizados 

Notícia | 31/10/2022

Pedro Fagundes

Como você avalia a qualidade do seu ambiente de trabalho? Prezar por um ecossistema laboral saudável é ponto essencial para a manutenção do engajamento das equipes. Todavia, no primeiro semestre de 2022, foram registrados, no Brasil, 3,9 milhões pedidos de demissão. Esse número é alarmante e indica uma deficiência no cotidiano empresarial. Dentre os principais motivos dos desligamentos, destacam-se a insatisfação e a falta de conectividade com a companhia. Esse fenômeno implica entraves no dia a dia  organizacional e desmobiliza inúmeros processos. Quer descobrir como combater essa má tendência e abraçar o sucesso? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Como definir um ecossistema humanizado?

A insurgência da pandemia de Covid-19, em março de 2020, dentre seus sintomas, foi responsável por alterar a visão de mundo da população. Hoje em dia, poucos admitem seguir uma vida como meros executores de tarefas, em prol de um resultado o qual raramente será atribuído a eles. Por isso, observa-se uma predisposição para reajustar a rota em direção a oportunidades mais humanas. “Atualmente, quando um ambiente nega promover o sucesso de seus colaboradores, sua operação fica com os dias contados. As pessoas não aceitam mais esse comportamento. Dessa forma, procuram, com maior frequência, mudar a labuta”, explica Luiz França, especialista em gestão de pessoas e escritor.

Por isso, os ambientes humanizados têm tomado espaço no mundo empresarial. Eles vão além da demanda pelo cumprimento de tarefas. Seu intuito intrínseco é despertar uma cultura de reconhecimento das pequenas vitórias de uma equipe. Por meio dele, é possível promover o entusiasmo, construir grandes projetos e atingir a realização pessoal. O segredo reside em progredir profissionalmente em comunhão com quem está ao seu lado. Para tanto, precisa-se contar com figuras de liderança capazes de conduzir seu meio de atuação até o agradável. Trata-se de um símbolo com a função de sustentar o sucesso de seus subalternos.

Deve-se reconhecer a individualidade e respeitar a diversidade. A partir do olhar para dentro, será natural adquirir uma melhor percepção do outro. Portanto, o bom chefe é quem entende o seu papel de servir ao próximo. Um tratamento elogioso induz os colaboradores a prosperarem até sua melhor versão. “Gerir não significa obter resultados por meio de indivíduos. Pelo contrário, é um ato de condecoração. Um coordenador humano identifica como cada membro do time pode evoluir pessoalmente. Esse ‘empurrãozinho’ auxilia para aprimorar o desempenho de uma companhia e melhorar o mundo onde vivemos”, ressalta França.

 

Impacto da felicidade no dia a dia empresarial

Essencialmente, no universo empregatício, atinge-se a felicidade quando é possível realizar as próprias ambições por meio de sua atuação. Para garantir essa meta, é preciso equilibrar as emoções, virtudes e talentos. De acordo com os estudos da Psicologia Positiva, a alegria abarca toda essa aquarela de sentimentos. “Trata-se de uma construção cotidiana. Ao passar dos dias, alimenta-se relações, realizações e escolhas nas mais diversas dimensões da vida. É uma jornada trilhada passo a passo, não um lugar de chegada. Quando conseguimos viver em estado maior de presença, aliados à gratidão, certamente tornamo-nos mais contentes”, indica a psicóloga e escritora, Deborah Dubner.

A satisfação está diretamente ligada com o sentido de cada um à vida. “Se o entusiasmo é proveniente do grego ‘o Deus dentro de si’, pode-se entender a energia como um fruto do coração para seguirmos em frente. Um cidadão alegre tem o olhar positivo, fala bem e quer fazer sempre mais por si e pelos outros. Por outro lado, não é saudável tornar a gratidão um caminho de autocomplacência. Nem tudo é motivo para se sentir grato”, pontua o especialista. Não acredite na existência de uma realidade onde todos são felizes ininterruptamente. Isso não existe. O verdadeiro contento é saber lidar com as lutas e glórias. Como diria Carlos Drummond de Andrade, viver é doer.

No entanto, aprender a abraçar essa dor e valorizar os bons momentos são a chave para o sucesso. A pesquisadora da Universidade da Califórnia, Sonja Lyubomirsky, explica alguns benefícios práticos decorrentes da gratidão. Quem apresenta esse hábito, tende a reduzir a pressão arterial, equalizar a frequência cardíaca, ganhar qualidade no cotidiano e melhorar o engajamento. “O ato de agradecer estimula a produção de dopamina e a ocitocina. Ambos fazem parte do grupo chamado de “neurotransmissores da felicidade”, os quais aumentam as sensações de bem-estar e diminuem o estresse e a ansiedade. Além disso, estudos mostram como nosso cérebro não é capaz de sentir gratidão e infelicidade ao mesmo tempo”, enfatiza Deborah. 

Infográfico Importância de promover ambientes corporativos humanizados

 

Como garantir o sucesso de sua equipe

O conforto é encontrado quando alinha-se expectativa e atividade. “Meu intelectual e minhas fortalezas devem estar em sintonia com as emoções. Os pensamentos, por sua vez, precisam se harmonizar com as sensações de realização. A alquimia necessária para propiciar a plenitude deve ser estimulada por uma liderança. O comandante propaga a energia e define se ela afetará os demais de maneira positiva ou negativa”, indica França. Frente a esse papel de importância, veja abaixo cinco palavras chave para promover a felicidade nas companhias. 

Inspire: leve as pessoas a visualizarem um futuro positivo. Muitas vezes a noção de perspectiva é muito nebulosa para quem tem a cabeça presa no agora. Portanto, incentive esse abrir dos olhos.

Cuide: proporcione uma sensação de cuidado e acolhimento. O ambiente ideal respeita os indivíduos da maneira como eles são. A partir dessa postura, será mais fácil atuar com confiança e admiração.

Conscientize: procure despertar a consciência de um desenvolvimento contínuo. Vá além do mero treinamento e dê destaque às experiências capazes de desenvolver habilidades intelectuais, morais e suas virtudes.

Reconheça: fortaleça uma cultura de agradecimento e reconhecimento dos funcionários por suas contribuições. Ao valorizar as pequenas vitórias da rotina, impulsiona-se o empregado para um nível mais alto de engajamento.

Avalie: compartilhe os pontos fortes de todos. Una as pessoas por meio de suas fortalezas e somente dê destaque às vulnerabilidades quando interferirem no desempenho dos talentos da equipe. 

 

Gostou das dicas? Então, atente-se a quem está a sua volta, estenda sua mão e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar seu meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

O Nube preza pelo bem-estar, incentiva o empenho e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete