Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
encontre-o-nube-no-metro-de-sao-paulo

Encontre o Nube no Metrô de São Paulo!  

Notícia | 27/10/2022

Laura Pereira

Segundo dados de 2021, colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente existem 3,4 milhões de paulistanos em busca de uma ocupação. Nesse cenário, o Metrô de São Paulo inicia uma parceria com o Saber (Instituto Brasileiro de Aprendizagem) e o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), visando apresentar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para os passageiros das plataformas, com possibilidades de aprendizagem e estágio. 

As ações acontecerão a partir do dia 20 de outubro e se estenderão até o dia 22 de novembro, exceto nos feriados e finais de semana. Segundo Fátima Zequeto, diretora presidente do Saber, o principal objetivo da proposta é aproximar as chances corporativas de quem precisa. “Neste momento, a importância é comunicar, informar ao jovem as perspectivas possíveis para ele”, afirma. 

Os contatos serão internos, próximos aos embarques e desembarques. Conforme Camila Garcia Pimentel, gerente de relacionamento do Nube, pessoas uniformizadas vão auxiliar os transeuntes. “Os atendimentos ocorrerão presencialmente, das 9h às 18h. Os estudantes interessados podem comparecer nas estações designadas para realizar o cadastro do seu currículo e saber mais informações”, pontua. 

O cronograma ficou da seguinte forma: (28/10) Belém, (31/10) Tatuapé, marcados para o mês de outubro. Já em novembro, a agenda será: (01/11) Vila Matilde, (03/11) Corinthians-Itaquera, (04/11) Paraíso, (07/11) Ana Rosa, (09/11) Sacomã, (10/11) Vila Prudente, (11/11) São Mateus, (16/11) Santa Cruz, (17/11) São Joaquim, (18/11) Luz, (21/11) Santana e (22/11) Tucuruvi.

Quais as particularidades envolvidas nas oportunidades de estágio e aprendizagem?

Conforme estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego do estado de São Paulo é de 9,2%.al “Por isso, tivemos a ideia da ação. Queremos auxiliar os estudantes na busca de oportunidades de estágio e aprendizagem, facilitando o caminho de acesso às vagas e apresentando diversas ferramentas disponíveis com esse objetivo”, ressalta Camila. 

Vale ressaltar: para ser jovem aprendiz é necessário ter entre 14 e 24 anos incompletos, cursar o ensino médio ou já ter concluído os estudos. Em casos de pessoas com deficiência (PcD), não há limite máximo de idade para a contratação.  “O participante terá um emprego, com salário e benefícios. Além disso, participará do programa de formação profissional do Saber, totalmente gratuito“, destaca Fátima. 

A iniciativa busca unir o conhecimento adquirido na teoria com a execução empírica dos mesmos, concomitantemente, por meio de um acordo estimulando a empregabilidade entre os participantes. Segundo o art. 429, caput e §1º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a taxa de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15% no máximo, por estabelecimento. O número deve ser calculado sobre o total de colaboradores fixos cujas funções demandam formação profissional. Desse modo, as frações de unidade darão lugar à admissão de um aprendiz. A fim de monitorar essa regulação, as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego ficam com o papel de fiscalizar o cumprimento das cotas. 

Por outro lado, para atuar como estagiário é fundamental ter, no mínimo, 16 anos, estar regularmente matriculado e frequentando alguma instituição de ensino, seja de educação superior, técnico, ensino médio ou dos anos finais do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na modalidade profissional. O ato educativo também é realizado conciliando ao aprendizado de sala de aula, por isso possui particularidades quanto à contratação, como carga horária de 6 horas diárias e 30h semanais. 

Quais as dicas para quem quer uma oportunidade de estágio e aprendizagem?

De acordo com a gerente de relacionamento do Nube, é fundamental pensar em uma boa apresentação. “Realize o cadastro do seu currículo na nossa página, preencha com o máximo de informações sobre você. Esse é o primeiro contato da corporação com seus dados, ela quer te conhecer”, ressalta. Por isso, selecione suas referências e as organize no documento. Lembre-se: o selecionador precisa ser atraído, então cuide do layout e evite o excesso de itens. 

Outra recomendação é estar sempre atento aos canais de comunicação. “Fique de olho nas oportunidades disponíveis no site, no seu e-mail e telefone, pois também faremos contato com você por estas ferramentas”, indica Camila. Ou seja, você pode receber uma ligação, conversar com nossa equipe e desligar já com uma etapa do recrutamento agendada! 

Enfim, uma dica imprescindível é: seja curioso! Pesquise bastante, conheça bem a companhia na qual você pretende se candidatar, entenda seus valores, segmento, tamanho, enfim, se prepare para o processo seletivo. “As vagas não exigem experiência, mas com certeza a empresa ficará feliz em saber o quanto você se dedicou em conhecer melhor sobre a oferta e a instituição. Isso demonstra seu interesse e pontecial”, finaliza a especialista.

Entenda mais sobre as oportunidades de estágio e aprendizagem com o Nube, nos procure nas plataformas! 

A modalidade do estágio não possui vínculo empregatício, diferentemente do Jovem Aprendiz, o qual é exigido anotação na CPTS (Carteira de Trabalho). Além disso, para impulsionar recrutamentos desse primeiro caso, a companhia fica isenta de custos com impostos e alguns encargos trabalhistas, tais como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 1/3 sobre férias, possível multa rescisória de 40% e 13º salário. 

Dessa forma, a principal expectativa da ideia é apresencar chances acessíveis de trazer os indivíduos assíduos do Metrô para a dimensão empresarial. Assim, é possível incentivar a educação brasileira enquanto indice na evasão escolar, estimulando a constante atualização dos candidatos. Ainda, resultando em melhorias para a economia do Brasil, ao encorajar tais admissões por parte das corporações. 

Todavia, para quem não conseguir acompanhar a campanha e puder comparerer presencialmente, pode se cadastrar em nosso site e ter acesso às possibilidades da mesma forma. Acesse nosso Painel de Vagas e visualize milhares de opções, até achar a ideal para o seu curso e perfil. Além do mais, você encontra cursos gratuitos, também na aba de "Candidatos", com direito a certificado de horas complementares. Não se esqueça: conte sempre com o Nube para alcançar o sucesso! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete