Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prepare-se-esta-chegando-a-hora-dos-vestibulares

Prepare-se: está chegando a hora dos vestibulares 

Notícia | 26/10/2022

Rodrigo Barreto

A reta final do ano letivo é marcada pelos inúmeros vestibulares pelo país. Esse momento é extremamente importante para os jovens com desejo de ingressar no ensino superior. Por se tratar de um período decisivo, muita gente fica confusa, ansiosa e com medo do futuro. Para isso, existem algumas dicas e métodos para ter sucesso.

Está quase na hora do Enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. Essa avaliação coloca os alunos em evidência nacional, abre diversas portas para eles, incluindo desde vagas nas universidades federais e até mesmo em instituições estrangeiras em países como Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, entre outros. Nessa fase, é bastante comum os candidatos se sentirem apreensivos sobre seu desempenho, além da necessidade de escolher a profissão dos seus sonhos e onde irá estudar.

Nesta etapa, normalmente o volume de conteúdo a ser estudado aumenta, exigindo do indivíduo uma dedicação maior para assimilar o conhecimento, alcançar uma boa performance na prova e obter a pontuação exigida para atingir seus objetivos. No entanto, muitas vezes o foco voltado apenas para assimilar informações nem sempre é o melhor caminho.

De acordo com a coordenadora do ensino médio da escola Lourenço Castanho, Daniela Coccaro, por lá a preparação possui um viés mais abrangente, começa cedo e extrapola o ambiente acadêmico. “Temos um olhar muito cuidadoso da equipe de orientação educacional acompanhando as crianças desde a educação infantil”. Ao chegar no nível médio, é trabalhada a questão da escolha do caminho de vida e fortalecido o processo para chegar no fim do terceiro ano com recursos não somente pedagógicos, mas também socioemocionais para ligar melhor com os vestibulares”, complementa.

A coordenadora não se refere apenas à prova em si, mas também às dúvidas geradas na hora da decisão. “Hoje em dia há uma gama enorme de cursos, profissões para surgir ou desaparecer. Essa escolha é repleta de desafios para o adolescente”. Segundo Daniela, a tentativa de desenvolver esse lado engloba o fato de ajudar o discente a construir essa trajetória, entender como se relaciona com o outro, consigo mesmo e com os saberes. “Vamos formando uma teia, ajudando-o a olhar para o futuro e como será a caminhada para fora dos muros da escola”.

Nesse aspecto, existem outros objetivos além do Enem, como fazer intercâmbio, se inserir no mercado de trabalho, montar uma empresa ou seguir de fato uma carreira universitária. Para auxiliar nesse sentido, a especialista dá dicas importantes para fazer bonito:

Infográfico com dicas para mandar bem nos vestibulares

Organize seu tempo: segundo a orientadora, saber se organizar e priorizar as demandas é fundamental. “É preciso ajustar a agenda para caber os momentos de lazer, com a família, amigos e o estudo. É papel do colégio dar todo esse suporte”.

Participe de grupos de estudo: essa atitude possibilita se aprofundar e ter ajuda com conteúdos mais complexos.

Amplie seu repertório de conhecimento: esse ponto é determinante, pois a redação tem um peso acima de 20%. Além disso, a matemática também é bastante relevante.

Aposte em simulados: dessa forma, terá uma noção do padrão seguido, diminuindo o risco de encontrar alguma surpresa.

Entenda a pontuação da prova: o exame usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia aplicada ao redor do mundo. Saber como funciona esse sistema pode fazer a diferença.

Comece pelas questões mais fáceis: é comum perder tempo em perguntas mais difíceis, deixando de responder a itens corretos e perdendo pontuação.

A redação do Enem é extremamente importante

Quem já se inscreveu para o Enem em algum momento da vida, sabe o valor da redação na nota final. Por isso, os candidatos devem se preparar assiduamente para essa atividade e chegarem preparados ao local de prova. Para ter êxito e brilhar, confira alguns pontos determinantes:

Estrutura do texto: é exigida a elaboração de uma dissertação argumentativa, ou seja, é preciso defender um ponto de vista, apresentando fatos, pensamentos e questionamentos sobre o tema indicado de forma organizada. O ideal é ler os textos base, elencar ideias e construir um raciocínio lógico, gerando reflexão e abordando as motivações para justificar a opinião exposta no texto, acompanhando a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. “É preciso respeitar os direitos humanos. Sendo assim, é imprescindível argumentar seguindo essa diretriz, em caso contrário a nota será zero”, comenta a professora de redação da Kultivi, Bárbara da Silva.

Introdução: aqui, o autor apresenta os aspectos a serem debatidos a seguir. Essas informações devem estar presentes logo no início. “A dica é ser criativo e instigar a curiosidade do leitor para se envolver com a temática. Uma boa maneira para isso é relacionar espontaneamente o assunto com algum aspecto social e com a relevância disso na vida da população, já apresentando a linha de raciocínio”, destaca a professora.

Desenvolvimento: os parágrafos devem estar interligados para não haver desconexão. Ainda assim, é preciso ser claro e objetivo o suficiente para fazer sentido se lido separadamente dos outros. Dessa forma, a retomada de ideias é uma boa alternativa e importante para não “fugir” do tema. “As razões e motivações devem ser listadas de forma mais intensa, explorando os fatos para justificar sua posição”, explica a especialista.

Conclusão: aqui o estudante deve finalizar a produção de maneira clara, simples e coerente, retomando dados expostos nas outras etapas e se atentando a progressão textual, ou seja a divisão equilibrada entre as estruturas até chegar ao encerramento.

Para completar, é essencial conhecer também sobre os tópicos avaliados. As competências exigidas são as seguintes:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, considerando o novo acordo ortográfico
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista e demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Bárbara finaliza dando um conselho. “É interessante ler os textos motivadores para confirmar se seguiu o tema e passar o rascunho a limpo prestando atenção nas conjunções, pontuação, erros ortográficos, repetições, concordância e, principalmente, na coesão e coerência”.

Portanto, fique atento, dê o último gás nessa reta final e mande bem na hora da prova! Dessa forma, você largará na frente dos concorrentes e, em breve, será um universitário, pronto para ingressar em uma vaga de estágio. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete