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Impacto da sustentabilidade na produtividade de colaboradores 

Notícia | 12/10/2022

Pedro Fagundes

Já pensou em fazer da sua corporação um ambiente saudável, pautado no compromisso com o outro? A agradável premissa é motivadora e, em um primeiro momento, parece simples. No entanto, demanda iniciativa. Para dar andamento a essa questão, uma palavra é chave: “sustentabilidade”. De acordo com o dicionário, “ser sustentável" significa realizar algo de modo consciente, com a finalidade de se manter afastado de futuros prejuízos. Gerir um negócio sob essas determinações é, portanto, cuidar de uma equipe com a atenção de deixá-la otimista e focada. Quer descobrir como promover uma atuação desse modo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

O que é ser sustentável dentro do universo do trabalho?

Quando esse termo, muitas vezes relacionado à natureza, é transportado para dentro de um escritório, ele veste - além de um terno e gravata elegantes - uma identidade mais íntima e social. “Nem deveríamos precisar dar tanta ênfase, pois idealmente nosso dia a dia já deveria, minimamente, seguir seus critérios. O pós-pandemia nos fez resignificar diversas questões, inclusive o processo de produtividade. Constantemente, confundimos a condição de sucesso com ter uma agenda lotada, sofrer falta de tempo, entre outros aspectos degradantes ao ser. Não é dessa forma como gosto de enxergar. Por isso, usamos esse vocábulo, pois trata-se de algo viável e saudável”, ressalta Joseane Freitas, fundadora da Perfix Consultoria.

Gerir em consonância a essa mentalidade deve englobar todos os valores e cultura de uma empresa. Para tanto, áreas representativas, como a comunicação interna, deve ser acionada a fim de mobilizar o engajamento das equipes e renovar os ares. Estruturar uma nova estratégia organizacional, com base nos colaboradores, é fundamental para firmar laços. “Na minha visão, um ambiente conveniente é aquele liderado pela meta de colocar os funcionários no centro do debate. Assim, podemos nos tornar personagens participativos nas pequenas tomadas de decisão”, aponta o estudante de propaganda e marketing da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Rafael Vallilo.

A partir dessa reforma, será possível alinhar-se às tendências do contemporâneo e construir uma marca empregadora sólida e atraente. Reter talentos, hoje, não depende, somente, de um bom salário e benefícios. Pense no outro como pessoa. Para alcançar essa meta de retenção e valorização, é preciso reinterpretar o ambiente ocupacional. 

Na visão de Joseane, o olhar sustentável significa encontrar os nossos “como, porquê e o quê”. “Para garantirmos uma vida de bem-estar e felicidade, precisamos entender o motivo pelo qual fazemos determinadas coisas. É necessário delimitar nossos princípios e buscar a congruência entre o dito e feito. Não é preciso sacrificar sua vida em função de uma alegria futura. O amanhã onírico pode ser puxado para o hoje! A pergunta a ser respondida, portanto, passa a ser:como posso ser alegre agora? Assim, tornamo-nos mais leves e exercemos cada um dos pilares do existir”, pontua.

 

Como se nortear para atingir a produtividade sustentável

Para tanto, a especialista revela ser preciso coordenar os indivíduos a partir de suas necessidades. Com a potencialização das partes fortes e o incentivo a agir com honestidade frente aos desafios e percalços, a orquestra entra no ritmo e passa a tocar mais afinada. O resultado virá, naturalmente, em boas entregas e motivação. Todavia, o pontapé inicial não se dá sozinho. “Começa pelo gestor. Se ele não tem essa concepção como central na própria vida, jamais irá valorizá-la na dos outros. Assim, o simples entendimento de quem preza por essa questão será comprometido. Então, com o intuito de garantir uma produtividade edificante ao grupo, o primeiro a se movimentar deve ser o próprio líder”, indica.

Com esse “empurrãozinho”, a instituição deverá introduzir em seu cotidiano o reconhecimento devido de seus contratados. Esse processo tem a capacidade de desenvolver um ecossistema organizacional pautado na confiança. Com a imposição da transparência, os times ficam menos acanhados e, aos poucos, são tomados por um clima de incentivo. Logo, urge demandar de uma comunicação clara e objetiva com todos. Sem essa horizontalidade conversacional, os subordinados tendem a rebaixar-se e temer desafios. No cenário contrário, prioridades, objetivos e comportamentos tornam-se comuns a todos. Esse posicionamento em conformidade agrega eficiência, pois direciona esforços para um só ponto.

“Todo mundo quer e precisa atingir resultados. A questão, porém, não reside em tê-los, mas como construí-los. Eles não devem ser a qualquer custo, principalmente quando interferem no seu bem-estar e contentamento”, enfatiza Joseane. Ou seja, promover a alta performance não deve alienar-se única e exclusivamente aos ideais predatórios corporativos. Pode-se contribuir a esse contexto ao alinhar hábitos com metas e gerar um valor agregado às ações realizadas. Com esse pano de fundo, fomenta-se o crescimento contínuo dos parceiros e, portanto, do negócio. “Agrega-se rendimento. Quando o meio instiga seu entusiasmo, a concentração torna-se uma consequência. Isso não é um gasto, pelo contrário, trata-se de um investimento a longo prazo”, acrescenta.

 

Como implementar uma cultura sustentável nas empresas

Nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Para alterar uma política organizacional, como é o caso, espera-se, ao menos, uma mobilização em larga escala. É fundamental determinar um alinhamento completo e reformular a mentalidade do empreendimento. Para tanto, a elaboração de ferramentas de controle é de suma importância. “O processo, preferencialmente, deve ocorrer de cima para baixo, ou seja, das cabeças para o corpo da entidade. A fim de interferir e traçar novos planos, é relevante entender previamente a respeito da cultura institucional”, destaca a especialista.

Quanto a quem está por baixo, a recomendação é identificar uma conduta em coerência com os seus valores. Atente-se, portanto, ao fit cultural dos estabelecimentos. A companhia também é selecionada por quem concorre. Procure endireitar-se à oportunidade. Muitas vezes espera-se a transformação do todo, porém ela pode começar de uma parte. Defina seus valores inegociáveis e comece a lutar por eles. É muito difícil encontrar quem os tenha na ponta língua, isso é um problema. Caminhar ao lado dessa consciência fará de todas as suas atividades mais férteis e beneficentes.

Pode até parecer inatingível no começo, mas manter uma metodologia de performance e produtividade construtiva vale muito a pena. “Afinal, isso ocasiona o aumento da atração, o engajamento e a retenção dos talentos, além de fortalecer um ambiente de trabalho pró ativo e inovador'', finaliza Joseane.

 

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