Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-os-desafios-da-capacitacao-profissional

Quais os desafios da capacitação profissional 

Notícia | 11/10/2022

Pedro Fagundes

Como você enxerga a importância da capacitação de profissionais dentro das empresas? Dispor de colaboradores qualificados é, hoje, um dos principais desafios vigentes no mundo corporativo. Em boa parte das vezes, o funcionário perfeito não se encontra já lapidado, à solta no mercado. Identifica-o, na maior parte dos casos, em seu estado bruto. Ou seja, com potencial de crescimento, porém ainda não explorado. Quem possui esse exato perfil são, justamente, os estagiários e jovens aprendizes, estudantes interessados em absorver conhecimento e crescer junto ao empreendimento. Todavia, deve-se abrir os olhos para todos os públicos e apostar no treinamento dos seus trabalhadores. Quer descobrir como cumprir essa missão de maneira eficiente? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Reencontro do ritmo pela economia brasileira

O mundo pode até ter passado por um período turbulento, com muitas dúvidas e pouquíssimas respostas. No entanto, com a economia global cada vez mais próxima dos eixos, o ritmo do ambiente laboral tem aumentado. De acordo com a Purchasing Managers Index (PMI), o mês de maio registrou um recorde na criação de empregos. O índice da pesquisa ficou acima da média e atingiu o total de 59,6 pontos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por sua vez, apontou como, somente entre março e maio, foram abertas mais de 152 mil vagas. Esses dados revelam a necessidade dos estabelecimentos atentarem-se ao movimento e investirem na captação dos melhores talentos.

Essa cautela prova-se crucial, pois, apesar da crescente no número de oportunidades, encontrar mão de obra especializada é um revés para qualquer instituição. As transformações correntes à sociedade acontecem mais rápido, dia após dia. A insurgência do ecossistema on-line é um dos principais “culpados”, pois expande as frentes de atuação e mexem com o modelo tradicional do serviço. “O obstáculo é ainda maior quando falamos de serviços industriais. Devido a sua inserção em uma área de constantes avanços tecnológicos, exige-se um perfil de trabalhadores antenados às mudanças e flexíveis com novas formas de digitalização”, pontua a diretora de field services da Schneider Electric, Claudia Guimarães.

 

Benefícios da capacitação profissional

Ter cuidado não se trata, somente, de uma prevenção para um desastre ou entrave. Neste caso, por exemplo, a prudência de tratar bem quem aplica a uma posição é, na verdade, a chave para o sucesso do seu negócio. Ao manejar uma equipe contratada com esmero, ganha-se em inúmeros fatores. Além de explorar pontos de vista diversos e recolher insights ideais para novos caminhos da corporação, dedicar esforços a um grupo atribui eficiência. Um empregado incentivado pelo gestor tende a produzir muito mais. Por isso, recomenda-se sempre ter em mente: apoiar quem te ajuda nunca será tido como um gasto, pelo contrário, tratará apenas de um favor a si mesmo.

Além de conferir lucro e potencialidade a sua companhia, o treinamento agrega diversos impactos sociais. Quem qualifica-se, amplia horizontes, adquire aprendizados e incrementa repertório. Isso é capaz de transformar a vida de quem encontrou na ocupação um caminho para fugir da vulnerabilidade e alcançar o crescimento. “A magia está em beneficiar o mercado de trabalho e quem o compõe como indivíduos ao mesmo tempo. Para setores como o de serviços, profissionais especializados são fundamentais para a continuidade dessa evolução. A partir do momento quando as entidades passarem a compreender o seu papel dentro dessa grande engrenagem sócio-laboral, as ações de desenvolvimento devem ganhar cada vez mais força”, encoraja Claudia.

 

Qual o papel das empresas na capacitação

Com a aparição repentina da Covid-19, em março de 2020, as relações empregatícias foram colocadas de ponta cabeça. Desde então, tem ficado evidente a necessidade das organizações em modernizar-se conforme o planeta girou. Não é mais normal testemunhar exemplos de quem permanece em um emprego danoso ao seu psicológico, com um calendário abusivo e líder ausente. “Depois de vivenciar uma época tão incerta, a labuta passou a ser vista com um olhar mais humano. A partir disso, tornou-se urgência apostar em um modelo acolhedor com o intuito de reter talentos perante um cenário tão concorrido”, destaca a psicóloga.

Segundo a pesquisa Agenda 2022, realizada pela consultoria Deloitte, 90% das companhias pretendem investir no treinamento e formação de funcionários ainda neste ano. Esse fator demonstra como as instituições já começaram a abrir os olhos para a situação alarmante de qualificação. Foi, portanto, a maneira encontrada para driblar a falta de aspirantes totalmente preparados e responder à crescente demanda por transformação virtual. Além disso, ainda expõe a preocupação em alinhar-se às novas expectativas da Geração Z dentro do meio ocupacional. O levantamento considerou apenas firmas com faturamento superior a R$ 2,9 trilhões até o fim do terceiro trimestre de 2021.

 

Um passo a passo em direção à capacitação 

Situado nesse universo dinâmico e gritante, é preciso parar um segundo, respirar e buscar o melhor plano para a ação. Com esse objetivo, Claudia separou algumas respostas para o inacabável número de perguntas decorrentes da urgência de mão de obra. Qual poderia ser a melhor forma de aplicar esse investimento em preparação? Veja os tópicos abaixo, separados em um de guia, e descubra:

- Conheça o seu próprio negócio: Antes de tomar qualquer outro passo, tenha plena consciência do seu mercado de atuação. Dessa maneira, será possível identificar os principais gargalos e enxergar quais tomadas de decisão deverão seguir o imediato. A partir disso, você poderá começar a se preocupar com o externo.

- Trace as ações de desenvolvimento: Com o primeiro ponto definido, o próximo item é delimitar as estratégias a serem contempladas. Deve-se ter em vista um plano pautado nos funcionários e na sociedade em geral. Por meio da prestação de assistência a esse público, será possível crescer como entidade e suprir necessidades.

- Promova ações pontuais: Com o projeto em mãos, bastará mobilizar a gestão e promover grandes eventos, como webinars e seminários. Também é interessante idealizar programas para o longo prazo. As mentorias são um ótimo exemplo disso. Com o auxílio de especialistas, a transmissão de experiências se mostrará benéfica a quem chegou agora e alavancará o potencial de todos.

 

Gostou das orientações acerca do tema? Então, atente-se ao contexto a sua volta, adquira informação e, claro, compartilhe com os amigos! A hora de ensinar quem te ajuda e mudar o seu meio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

O Nube preza pelo aprendizado, incentiva o profissional e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete