Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
outubro-rosa-apoiar-e-cuidar

Outubro rosa: apoiar é cuidar! 

Notícia | 11/10/2022

Ana Clara Lima

O Outubro Rosa é um alerta para a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar da campanha ocorrer pelo território brasileiro desde 2002, somente em 2018 foi oficialmente instituída a sua lei federal. A partir de 2011, o câncer do colo do útero entrou em pauta nesse movimento. Todos os anos, a publicidade toma a cor rosa como símbolo em nível mundial, proporcionando informações esclarecedoras sobre as doenças em prol de uma redução de sua mortalidade. Dessa forma, grande parte das empresas utilizam-se dos veículos midiáticos para divulgar os devidos cuidados. Nesse contexto, compreenda a relevância de apoiar essa causa todos os meses!

O diagnóstico na vida das mulheres 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta o câncer de mama como a principal morte da parcela feminina em todas as regiões do país, somente o Norte possui o câncer do colo do útero em primeira posição. Em 2020,  o Sistema Único de Saúde (SUS) obteve um total de 2.572.236 mamografias realizadas. Dentre elas, 2.271.789 foram de rastreamento e as outras 300.477, diagnósticas. Esse levantamento demonstra a procura tanto pela realização do procedimento rotineiramente, quanto por parte de quem apresentou algum tipo de sinal, tal como caroço, ondulação ou alteração no pigmento da pele.

No Brasil, o autoexame está ao alcance de todas e é o melhor caminho para se proteger.  Quanto mais cedo se descobre, menos perigoso é o quadro. Além do predominante exame promovido pelo SUS, também existe a ultrassonografia da mama, biópsia e ressonância magnética. Todos eles são recomendados em casos de coceira local, deformidade, secreções e vermelhidão. Já os tratamentos, variam entre cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica.

Em geral, os estudos apontam como principais causas as mutações genéticas e a hereditariedade. “Hoje é possível detectá-las mediante a análise dos genes e também com alguns marcadores sanguíneos, embora não costumam ser utilizados para diagnóstico. É necessário associar ao quadro clínico da pessoa e fazer o acompanhamento por meio de exames preventivos, mamografia a partir dos 40 anos, a ultrassonografia de mama e o autoexame. No caso do câncer de colo de útero, existem vacinas disponíveis à população e podem ser aplicadas para evitar a doença”, afirma a Doutora Maria Raris, especialista em prevenção. 

Acima de tudo, manter um estilo de vida saudável sempre traz um bom retorno. Nos tempos da comodidade, o sedentarismo é o catalisador de diversos transtornos. Sem dúvidas, seguir uma dieta rica e rotina de atividades físicas é muito benéfico. Por exemplo, evitar a ingestão de gorduras saturadas e açúcar, alimentar-se de fibras e verduras, não fumar e beber a quantidade adequada de água. Conforme a medicina preventiva, isso diminui as chances de diabetes, dislipidemias, esteatose hepática e hipertensão primária sistêmica. 

“Todos nós deveríamos fazer acompanhamento periódico com um clínico geral para realização de um bom exame físico e anamnese, e eventualmente exames complementares para poder prevenir e até mesmo tratar doenças em fase precoce, tornando o prognóstico sempre mais favorável. A principal causa de morte no mundo são as doenças cardiovasculares. Dentre elas, a grande maioria podem ser evitadas mediante um estilo de vida saudável”, acrescenta a Doutora Denise. 

O apoio é necessário! 

Falar sobre enfermidades é algo delicado. Sobretudo, a empatia com o próximo se faz necessária. O suporte deve vir de todas as partes: médico, família, amigos e trabalho. Graças a contínua discussão sobre o assunto, as pessoas se mostram mais esclarecidas a respeito dos desafios a serem enfrentados pelos pacientes. Logo, uma postura empática por parte das companhias é indispensável para o seu legado ético.

Em 2020, Cynthia Nadja de Oliveira descobriu ser mais uma das vítimas dessa mazela e fala sobre como é preciso ser forte em um momento como esse. “Precisei de muita resiliência para dividir essa dor com a minha mãe e as minhas irmãs, sem poder abraçá-las. Foi muito duro! Também foi necessário me afastar das minhas atividades presenciais dentro do Grupo Sabin, onde estou há 13 anos. Entretanto, esse foi mais um passo significativo dessa caminhada. Quando comuniquei o diagnóstico,  recebi um apoio importante do time de gestão de pessoas e isso foi fundamental para eu me sentir acolhida, cuidada e protegida. Isso me deu mais força e me vi privilegiada diante de tanto carinho para superar os desafios pela frente”, relata.

Por essa razão, é de extrema relevância desenvolver um ambiente corporativo acolhedor e comunicativo. Poder contar com a direção é fundamental para deixar a equipe mais à vontade e despreocupada em diversos quesitos. “Investir em um cuidado genuíno com tudo ao redor e essa atenção está nos projetos abraçados, como a gestão de pessoas, mantendo-as no centro das estratégias, no estímulo à capacitação e atualização e na promoção da qualidade de vida e da saúde dos colaboradores. Nossa atenção com eles, se reflete nos serviços a nossos clientes”, ressalta Marly Vidal, Diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin.

Torna-se evidente, portanto, a indispensabilidade de prestigiar o Outubro Rosa, tanto por parte da sociedade quanto das organizações. Desse modo, a devida atenção é direcionada aos impactos dessa doença na vida de cada um. Assim, as publicidades voltadas para esse mês são fundamentais na assistência e amparo às mulheres. Cuidar de si e do próximo é essencial para promover o bem-estar coletivo. Não deixe de alertar o máximo de conhecidos sobre o movimento!

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas em seu celular. O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso!

O Nube apoia o Outubro Rosa!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete