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Liderança feminina no topo!  

Notícia | 06/10/2022

Laura Pereira

Uma coisa é certa: liderar é um desafio. Entretanto, o que é preciso para ser um bom gestor? Entre as muitas características, é possível ressaltar garra, seriedade, responsabilidade, empatia, entre outros fatores fundamentais para se conquistar uma posição no comando. Nesse cenário, cada vez mais estagiárias, aprendizes e efetivas se capacitam para alcançar altos cargos. Assim, as mulheres ascendem e se tornam peças essenciais das corporações de sucesso. 

As mulheres conquistam gradativamente mais espaço no mercado de trabalho 

De acordo com o relatório de 2020 do International Business Report da Grant Thornton (Women in Business), elas ocupam 34% dos cargos de liderança sênior na nação. Outra pesquisa, realizada pelo Sebrae e Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra: o Brasil é o sétimo país com o maior número de empreendedoras do mundo. Dos 52 milhões de executivos, 24,96 milhões (48%) são mulheres. 

Consoante à Carol Cerqueira, uma das criadoras da Made Real, “É preciso buscar o seu lugar no mercado com muita força de vontade e dedicação, mas, sempre com o objetivo de seguir os seus propósitos, defendendo a sua missão, mostrando possibilidades para as pessoas”, afirma. Com esse planejamento, o empreendedorismo feminino vem alcançando métricas favoráveis em toda dimensão empresarial, independentemente de setor ou tamanho. 

Na área de tecnologia, por exemplo, aumentou 60% nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Contudo, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, apenas 37,4% das posições gerenciais no Brasil são ocupadas por mulheres.

Para auxiliar quem quer abrir um negócio e ser protagonista da própria história, bem como aquelas com vontade de se destacar no mercado de trabalho, preparamos algumas dicas para você aprimorar a sua comunicação. Vale ressaltar: sua oratória é vital para você conseguir propagar uma mensagem objetiva e assertiva para o próximo. Ou seja, é um primeiro passo para gerar ainda mais credibilidade nas coisas das quais você acredita. 

A importância da comunicação e como melhorar essa habilidade 

As organizações do mundo todo notaram como melhorar o diálogo de seus líderes pode significar eficiência na gestão do time. Segundo a pesquisa “Tendências em Comunicação Interna”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 70% das companhias acreditam no quanto é essencial engajar a administração, mas também consideram isso um desafio. 

Para Tathiane Deândhela, mestre em liderança pela Universidade de Atlanta e autora do livro “Faça Sua Comunicação Enriquecer Você”, existem algumas estratégias para melhorar essa interação entre todos. “Quando falamos sobre o tema, eu sempre menciono o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele provou de forma irrefutável a importância de uma comunicação bem executada. Sempre mostrou, por exemplo, um tom de voz alinhado à mensagem. O cuidado ao pronunciar as palavras. Os gestos estão sempre alinhados à mensagem. A postura e tom de voz dão credibilidade ao discurso - respeitando as pausas, a reação da plateia e reforçando pontos importantes”. 

Assim, ela prossegue: “é preciso entender como o líder não pode ser aquele ser intocável pela equipe. Pelo contrário! É imprescindível ser acessível. Para isso, é necessário capacitá-los para o processo de comunicar-se”, expõe Tathiane. Ou seja, a atualização constante é extremamente necessária.

Descubra dicas para melhorar a sua comunicação 

1) Evite falas negativas: 

Estudos de Programação Neurolinguística (PNL) mostram: a palavra “não” é um termo de difícil assimilação para nosso cérebro. Ou seja, se eu escrever “não pense em um fusca azul”, naturalmente você é condicionado a imaginar sua imagem. “O segredo é refletir sobre o tema. Então, por exemplo, em vez de dizer: ‘não estamos batendo as metas’. Diga: ‘o que podemos fazer para alcançar as metas?’”, pondera Tathiane.

2) Cuidado com o uso da palavra “mas”: 

Geralmente, esse termo apaga tudo dito antes. “Quando o líder for passar um feedback para alguém do time, é muito comum a abordagem reconhecida como sanduíche, ou seja, você começa dizendo algo positivo, apresenta os pontos a serem melhorados e aí finaliza com coisas favoráveis também. O erro acontece quando, após falar algo positivo, muitos líderes usam a palavra “mas”, e aí todo o contexto se perde”, aponta a especialista. 

Por exemplo: “você é um colaborador com muito potencial, mas...”. Para uma comunicação assertiva deve-se usar a letra “e”. Ou seja: “você tem muito potencial e se melhorar, nessa questão, conseguirá transformar seu trabalho em potência, a ponto de ser lembrado para possíveis promoções”. 

3) Saiba a hora de falar: 

“Líderes também são seres humanos e isso mostra como as emoções em alguns momentos estarão mais intensas! Então o ideal é ter conversas francas no momento de  mais controle de suas próprias emoções’, comenta a mestre em liderança pela Universidade de Atlanta. Assim, se você não estiver em um dia bom, com altas cargas de estresse, deve respirar e deixar o bate papo para outro período. 

4) Comunicação não é só falar, mas principalmente entender: 

"Sempre peça feedback dos entendimentos após seu discurso! É muito comum você falar uma coisa e a pessoa compreender outra diferente. Isso porque o outro tem os próprios filtros e interpretações. Se não quer ter retrabalho, então confira se a compreensão da sua mensagem está de acordo com a sua intenção de passar”, reforça a autora do livro  “Faça Sua Comunicação Enriquecer Você”. Assim, fica mais fácil manter um diálogo transparente e objetivo. 

5) Fale o óbvio: 

“As coisas óbvias para você, nem sempre é o mesmo para todos! Em meus treinamentos de produtividade e alta performance, costumo fazer uma dinâmica na qual pedimos aos líderes para desenharem uma casa. É uma tarefa relativamente simples, pois já fizemos essa atividade no jardim de infância. Porém, ao fazer essa solicitação sem ser muito específica, encontrarei residências de diversos tipos. Nesse momento interajo com o público, perguntando porque tem poucas janelas, ou porque não tem piscina, ou porque é apenas com um andar. Então, me respondem: você não pediu isso e eu retruco: ‘mas era óbvio, toda casa precisava ter janela em cada cômodo, árvores e escada’”, explica Tathiane. A moral da história é: era óbvio para quem? 

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