Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
confira-algumas-dicas-para-mandar-bem-no-enem

Confira algumas dicas para mandar bem no Enem 

Notícia | 30/09/2022

Rodrigo Barreto

Ingressar no ensino superior é um sonho para a maioria dos brasileiros. Como em todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é motivo de ansiedade e apreensão para os alunos. Afinal, trata-se de uma das principais portas de entrada nas melhores universidades do país. Neste ano, a avaliação acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, são mais de 3,3 milhões de inscritos nesta edição.

Como melhorar a qualidade do estudo

Antes de qualquer coisa, é fundamental ter uma boa base de conhecimento adquirido durante a vida e, nessa reta final, é interessante focar na qualidade do estudo para reforçar os conteúdos e estar preparado. Principalmente após as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, com isolamento social e aulas virtuais, alguns aspectos devem ser observados.

Relações sociais:

As salas de aula, a presença do professor, o convívio diário com os colegas na escola e todo o ambiente escolar foi substituído excepcionalmente pelas próprias casas, com as aulas sendo transmitidas pela Internet. Nesse contexto, os jovens precisaram se adaptar. A questão de se socializar, conversar com outras pessoas, descontrair e debater sobre assuntos acadêmicos são determinantes e fazem a diferença no cotidiano.

Tecnologia:

A pandemia acelerou o processo de transformação digital na sociedade e a tecnologia foi grande aliada nesse período, principalmente nos setores educacional e empresarial. As diversas novas plataformas e recursos de aprendizagem, como vídeos, animações virtuais, jogos e testes podem auxiliar no aprofundamento nos temas explicados e facilitam o entendimento.

Métodos de estudo:

Existem diversas maneiras de absorver o conteúdo e cada pessoa precisa encontrar qual se adapta melhor. Para relembrar as matérias, é possível elaborar mapas mentais, fichamentos e resumos, por exemplo. Além disso, quando for ler algum texto, é sempre bom fazer marcações e anotações. No entanto, isso varia de acordo com o indivíduo e não existe apenas um jeito correto.

Aplicativos:

Há vários sites e aplicativos para auxiliar na organização e concentração. Listas de tarefas, lições do dia, tópicos a serem destacados, horários para suas atividades diárias, otimização do tempo e muito mais. São inúmeros recursos disponíveis na web.

Rotina:

Para ter um bom rendimento, é necessário prestar atenção em alguns fatores externos, como ter um horário fixo e, se possível, utilizar sempre o mesmo espaço da casa para os estudos, com silêncio, conforto e boa iluminação. Além disso, é essencial tirar um tempo para descansar, fazer atividade física e encontrar família e amigos.

Professores:

Não guarde suas dúvidas, procure solucioná-las com seus professores e diga quando não entender algo. Os educadores possuem anos de experiência e muito conhecimento para passar, Todos daquela turma estão no mesmo nível e não há vergonha em não saber alguma questão. Esse é o momento para isso.

Exercícios físicos:

Além de exercitar a cabeça, é preciso manter o corpo em movimento. Fazer algum esporte ajuda a oxigenar o cérebro, permitindo uma melhor compreensão dos ensinamentos, melhora a concentração e proporciona diversos outros benefícios para a saúde.

Como mandar bem no Enem?

Além de melhorar a qualidade do estudo, os alunos sempre buscam por dicas e maneiras de se destacar nas avaliações. “Como tudo na vida, desenvolvemos e aperfeiçoamos ao longo da existência. É comum tentarmos aproveitar as melhores ideias quando estamos assistindo uma entrevista, documentário, música, filme, etc. No entanto, é preciso planejamento, foco e muita disciplina”, comenta o coordenador do curso pré-vestibular do Colégio Leonardo da Vinci, André Rodrigues.

O especialista também destaca a relevância do descanso e do equilíbrio com momentos de descontração. “A folga pode ser usada de forma positiva. Na escola, indicamos passeios ao ar livre com os amigos, ouvir músicas relaxantes e até a prática da meditação ou yoga como forma de fortalecer a mente. Plantar boas ideias e cultivá-las conduzirá qualquer pessoa aos melhores resultados”, diz.

Para ajudar nesse sentido, Rodrigues traz algumas dicas para serem aplicadas desde já:

infográfico dando dicas para sair bem no enem

1. Tenha um planejamento de estudo. Organize um cronograma com metas claras.
2. Dedique mais tempo para as disciplinas mais desafiadoras e difíceis de assimilar. Acertar mais questões nessas áreas elevará seu rendimento.
3. Esteja sempre atualizado. Se informe diariamente com os principais jornais nacionais e internacionais.
4. Realize simulados. Você deve treinar com provas anteriores.
5. Desenvolva sua escrita. Faça redações semanalmente e corrija com seu professor. Essa prática te ajudará a produzir textos coesos, coerentes e pertinentes.

Na véspera da avaliação, o coordenador aconselha:

1. Não estude! É momento de descansar.
2. Se alimente de comidas leves.
3. Beba bastante água para manter seu corpo bem hidratado.
4. Monte sua estratégia para chegar até o local de prova sem preocupação.
5. Durma mais cedo.

Outro ponto com bastante peso no Enem é a redação. Embora não haja uma “fórmula mágica”, quem se capacita pode ter ótimo desempenho. “Alguns dos desafios são o prazo apertado e o tema, pois só se conhece na hora da aplicação. Mesmo assim, seguir alguns padrões é um diferencial. Para isso, é indispensável construir um bom repertório cultural por meio de livros, músicas, filmes, séries e visitas a museus, por exemplo”, destaca o assessor de redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão.

Pontuação, gramática, concordância, ortografia e outros fatores próprios da escrita formal da língua portuguesa são cuidadosamente avaliados. Com mais de dois erros nesse quesito, o candidato perde a chance de obter a nota máxima. “Para evitar isso, a melhor estratégia é fazer uma revisão quando terminar”, orienta Gusmão.

Portanto, fique ligado, dê um último gás nesses últimos meses de preparação e esteja pronto para alcançar o seu objetivo e conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos. Após isso, você precisará viver o cotidiano da sua futura profissão, ganhar experiência e se capacitar para o mercado de trabalho. Sendo assim, basta acessar o nosso painel de vagas e procurar pelas oportunidades de estágio de acordo com o seu perfil. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete