Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ter-uma-segunda-lingua-e-importante-para-a-carreira

Ter uma segunda língua é importante para a carreira?  

Notícia | 28/09/2022

Larissa Almeida

O processo de globalização já iniciou a um tempo, por isso, o mundo tem ficado cada vez mais próximo independentemente de sua distância física. Essa transformação implica em mudanças em nossas noções, principalmente, o conhecimento sobre idiomas. Então, as empresas com visão de crescimento não descartam a sua chegada e contato com outros países. Dessa maneira, quem deseja estagiar ou ser efetivo em uma organização atualizada se depara com a exigência de uma segunda língua na descrição da vaga, em maioria, o inglês. Assim, saiba como desenvolver essa habilidade é vantajoso para a sua carreira. 

Mesmo indiretamente, o inglês é um elemento presente em nosso dia a dia 

O fenômeno de aproximação das culturas universais é o principal responsável por aplicar, mesmo indiretamente, em nossa rotina. Logo, é comum o encontro com nomes internacionais nas lojas, produtos e até serviços. As palavras, por exemplo, são outro ponto de atenção, marketing e feedback são estrangeirismos usados corriqueiramente no mercado de trabalho. Assim, essa presença constante esconde os termos no português e consequentemente, não é necessário fazer uma tradução para todos compreenderem o seu significado.

A linguagem também compõe os espaços digitais com frequência, as redes sociais deixam isso claro para seus usuários. Nem tudo nesse meio é transferido para o domínio intelectual do país, então saber o básico contribui para ingressar em qualquer situação e, assim, aproveitar as suas ferramentas. Além disso, é impossível descartar a sua dominância nos conteúdos on-line, ela atinge desde músicas a filmes mais conhecidos globalmente. “Diante de um cenário de novidades, o qual permanece inovando o tempo todo com as tecnologias, o ambiente do metaverso e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, como o funcionamento híbrido. Os profissionais precisam cada vez mais estar atualizados, se mostrar diferenciados e antenados às melhores prática”, aconselha David Braga, professor da Fundação Dom Cabral.

O inglês é a língua mais falada no mundo, por isso a sua relevância é alta no mercado de trabalho

De acordo com um levantamento feito pelo site World Tips, baseado na 22ª edição do Ethnologue, uma base de dados responsável por analisar a população mundial, o primeiro lugar no ranking de idiomas mais conversados pertence à língua Inglesa, com cerca de 1.132.366.680 falantes. Ainda assim, no Brasil, segundo um estudo feito pela instituição British Council, apenas 5% dos brasileiros têm esse conhecimento e somente 1% desse total apresenta fluência. 

Com esses dados, um currículo preenchido com curso ou um nível de instrução, certamente te coloca a frente de outros candidatos. No entanto, é preciso cumprir com o combinado, não adianta mentir sobre as suas informações e habilidades profissionais, a sinceridade sempre será o melhor caminho. “No mercado de trabalho, o tal do ‘eu me viro' não existe quando o assunto é realizar tarefas com essa exigência; não é verdade? Agora, lembre-se de nunca trapacear sobre essa competência em suas apresentações, pois você poderá ser testado”, instrui Braga. 

Você sabe as diferenças entre os níveis de inglês? Entenda como colocar a fluência certa em seu currículo

Para quem aprende sem ser nativo, existem fases de evolução desse ensinamento, ou seja, o seu repertório varia e mesmo sabendo, pode não ser o suficiente para determinada posição. Com o intuito de captar o nível correto, é possível fazer testes para definir o em qual grau está inserido. Assim, existe uma divisão entre seis partes, definida por  um parâmetro internacional metrificado pelo Quadro Comum Europeu de referência para Línguas (CEFR), O qual contempla da fase básica até a fluente: 

Básico: segundo a métrica, os estudantes presentes nas etapas denominadas como A1 e A2, são iniciantes. Para participar desse grupo, é preciso compreender expressões cotidianas e conseguir dialogar em função de cumprir tarefas simples, como uma troca rápida de comentários. 

Intermediário: a proposta desse grau é ter evoluído para a fase definida como B1 e B2. Já nessa situação, espera-se dos indivíduos a noção completa sobre temas familiares e a reprodução de um discurso coerente de acordo com o assunto. Em seguida, contempla a compreensão de textos complexos, até mesmo especialistas sobre a sua área de qualificação. Com isso, surge a independência sobre o idioma e a comunicação com os nativos sem interferências. 

Avançado: por fim, esse instante aborda o padrão estipulado como C1 e C2. Esse é o período “final”, ou seja, nele o entendimento é completo. O seu uso flui naturalmente, você consegue assimilar textos longos e conversas espontâneas sem pensar nas palavras, aplicando o seu aprendizado em diversos momentos. Em última parte, é possível definir a cognição como fluente, pois a comunicação em todos os aspectos, ouvir, falar, ler e escrever é clara e precisa. 

Aprender inglês não é uma missão impossível e pode ser alcançada de maneira autodidata

Esse recurso tem sido indispensável para alcançar o desenvolvimento em sua trajetória. Apesar de ser uma matéria obrigatória na educação básica, é necessário reforçar as temáticas discutidas em aula para aprimorar ainda mais. Por isso, Braga expõe algumas maneiras de viabilizar esse contato com a língua estrangeira. “Para suprir a falta de desenvoltura no idioma, sugiro criar ações  para sanar isso. Além de cursos formais em escolas renomadas, é possível encontrar, pela Internet, diversas formas de ensino, inclusive gratuitas. Acompanhar seriados (sem legenda, claro) também pode acelerar o seu aprendizado, principalmente sobre as expressões idiomáticas e formas mais corriqueiras de dialogar.”, alerta.

Aqui, no Nube mesmo, você encontra matérias com dicas e instruções para aprender inglês sozinho. Os livros são um material completo e não podem faltar na hora de adquirir uma nova sabedoria, então não deixe de conferir os exemplares indicados para te ajudar nessa tarefa! 

Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como ir bem em todos os desafios da sua trajetória? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil. 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete