Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-para-ser-mais-paciente

Livros para ser mais paciente  

Notícia | 25/09/2022

Larissa Almeida

Dia 23 de setembro é reconhecido como a data mundial do combate ao estresse. Esse sentimento, apesar de ruim, é muito comum em rotinas corridas e exaustivas. No entanto, ele não deve ser valorizado e sim, tratado com cuidado. Afinal, apesar de parecer inofensivo, sua recorrência pode ser um gatilho para outras doenças. Também, consegue ser uma barreira para o seu desenvolvimento profissional, no estágio por exemplo, a paciência para aprender e lidar com as correções deve ser um pré requisito. Você é uma pessoa nervosa? Veja então, nesta matéria, as recomendações literárias para controlar esse comportamento. 

Entenda os riscos gerados pelo estresse 

Em primeiro lugar, é importante compartilhar como essa emoção nos atinge. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população sofre com o estresse. No Brasil, os níveis não são menores. Um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (Isma), aponta como já somos o segundo país do mundo com o maior índice de irritação. 

Como forma de amenizar essa sensação, a qual é definida pela Secretaria de Estado de Saúde como: a resposta do organismo a determinados estímulos, eles representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações responsáveis por ativar a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir.

Por trás dessa conduta, existem motivos adversos, a própria secretária aponta alguns, sendo eles acidente traumático, situações de emergência, efeitos colaterais de outras doenças, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. Além disso, ele pode ser identificado por alguns sintomas físicos, como a dor de cabeça, falta de sono, irritabilidade, ausência de concentração e energia, entre outros. 

A leitura é um elemento de combate a esse problema comportamental 

Um estudo realizado pela Universidade Sussex revela como ler ajuda a reduzir em até 68% os graus de estresse. Sendo assim, o Nube indica exemplares para contribuir com essa medida e te tornar mais paciente diante dos desafios da carreira:

“Tudo é uma questão de desequilíbrio: descubra como desenvolver a verdadeira

performance da mente, corpo e espírito na prática", de Diogo Franco  

O desejo de controlar todos os acontecimentos em nossa vida é incessante, cada vez mais agendas, anotações, calendários, aplicativos de celular, notas e outros são habilitados em função de prever o nosso próximo passo. Esse domínio, seria fundamental para alcançarmos o equilíbrio, mesmo assim, ele não é totalmente possível. 

A publicação da editora Gente, escrita pelo profissional da saúde física, explica como os imprevistos e a incapacidade de controle total são imprescindíveis para o amadurecimento e bem-estar corporal e cognitivo. Então, o conteúdo vai te ajudar a lidar melhor com as situações sem ser impactado negativamente pelos imprevistos. O autor prevê:

  • Aprender os três pilares da metodologia
  • Performance Holística;
  • Descobrir como gerir o tempo em quatro passos;
  • Gerenciar suas relações interpessoais;
  • Refletir como o desequilíbrio pode transformar a sua vida!

Ficou interessado nas possibilidade de aprender? Não deixe essa leitura para depois. 

“O que eu faço com isso? 5 passos para a reconexão com o eu”, de Rosane Castilho 

A doutora em psicologia e escritora do exemplar põe em pauta maneiras de acolher os nossos sentimentos negativos sem ignorar a sua relevância para completar a vivência. Afinal, todos estamos sujeitos a pensar coisas ruins, como raiva, preguiça, culpa, vergonha, desamparo ou inveja. Porém, ela pontua a negação automática sobre esses tópicos, isso é uma reação comum, mas não é o melhor caminho para mediar os momentos de baixa. Para ilustrar outras alternativas de lidar com esses sentidos, sem reprimi-los, Rosane lista cinco passos:  pensar, sentir, aceitar, incluir e agir. Ficou interessado? Adicione em sua coleção!

“Diário de uma ansiosa ou como eu parei de me sabotar”, de Beth Evans

Esse é um livro com ilustrações divertidas para induzir sua mente a sair de um episódio de estresse. Ainda assim, também conta com um interior inspirador! Beth acrescenta no escrito suas próprias histórias embaraçosas e também as mais sérias, como seus transtornos psicológicos. Não é preciso ter vivido igual a autora para se identificar ou tirar uma lição de moral. A editora Galera compartilha o conteúdo com todos, independentemente de qual for o seu problema. Cheio de conselhos amigáveis para cuidar de si mesmo, ele pode ser um abraço para momentos difíceis. 

“Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”, de Nassim Nicholas Taleb

O escritor entende e explica nessa leitura, como não conseguimos planejar os imprevistos. Mesmo assim, eles não são momentos de todo caos e desespero, é necessário saber lidar com eles, pois são um resultado comum diante das coisas do dia a dia. Para esclarecer ainda mais, Taleb propõe três personas: o frágil, pois quebra com facilidade e não sabe tirar proveito das insurgências; o robusto, um  pouco mais forte para enfrentar condições adversas, mesmo assim, não evolui após o combate e, por fim, o antifrágil, além de encarar as situações fora do planejamento, ele tira proveito e evolui seus conceitos a partir deles. 

A editora Objetiva entrega esse escrito com as concepções do pesquisador libânes. Ele também complementa esse volume com outros dois títulos, sendo “A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvavél” e “Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida”. 

“Como superar as preocupações e o estresse”, de Dale Carnegie

Essa opção é para quem sente dificuldade de balancear a irritabilidade com o trabalho. Afinal, esse ambiente participa da maior parte do nosso dia e então, exige um grau maior de paciência e tranquilidade. O humor a cada semana varia, as atividades também, é preciso conseguir lidar até mesmo com aquela tarefa árdua de ser finalizada. Para mostrar como esse equilíbrio existe, Carnegie aponta casos reais na intenção te de guiar até o caminho da plenitude, satisfação e felicidade.  Junto com o maior especialista em relações humanas do momento, a editora BestSeller demonstra como superar esse desafio. 

Gostou das dicas deste domingo? Inicie a semana mais calmo após adicionar essa lista a sua estante! 

Outros conteúdos como esse você encontra todos os finais de semana no blog do Nube, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, cursos gratuitos para acrescentar certificados e especializações ao currículo e concursos para apostar em seu talento. Venha ficar mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para android e IOS e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete