Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
curta-o-final-de-semana-com-exposicoes-no-rio

Curta o final de semana com exposições no Rio! 

Notícia | 24/09/2022

Ana Clara Lima

Chegaram os dias mais aguardados de toda a semana! Depois de muitos estudos e trabalho, essa é a hora perfeita para relaxar e distrair um pouco a mente! Se desligar das obrigações é uma prática saudável e pode trazer muitos benefícios para a vida de cada um. Pensando nisso, preparamos um roteiro repleto de exibições artísticas para todos os gostos. Os passeios culturais são uma excelente maneira de unir o útil ao agradável, pois você aprende de forma leve e descontraída. Então, se prepare para a seleção!

Derrama e Queima | Centro Cultural Correios | Rio de Janeiro, RJ  

Até o dia 3 de novembro, o Centro Cultural Correios sediará Derrama e Queima, no Rio de Janeiro. O acrílico sobre tela tomará conta da apresentação a partir da transformação de palavras em sentimento. Tudo isso mediante o aglomerado de cores viscerais, reais, profundas e intensas em prol de enaltecer a arte como ressignificação e expressão da vida. A autora das obras, Maria Eduarda Boabaid, aos 24 anos, já marcou presença até mesmo no exterior: Bruxelas, Nova York, Paris, Roma e também na Finlândia . "Arte para mim, é expressão. É deixar os sentimentos falarem por nós. Vivemos em um mundo temente e esquivo à vulnerabilidade, mas somente por meio dela conseguimos nos conectar profundamente com os outros seres humanos. Ela é uma condição compartilhada, podendo acontecer de diversas maneiras", comenta a artista plástica catarinense. De terça a sábado, das 12h às 19h, você possui o acesso livre para conhecer esse instigante trabalho. 

Nakoada: estratégias para a arte moderna | MAM Rio | Rio de Janeiro, RJ 

Propor caminhos para o futuro. Esse é o propósito da curadoria realizada por Denilson Baniwa e Beatriz Lemos em Nakoada: estratégias para a arte moderna. O termo em questão refere-se a uma estratégia de guerra voltada  para as possibilidade de permanênica no mundo do povo Baniwa, natural da região do Alto Rio Negro. “Nakoada é um gesto de retorno. Seria o momento no qual aqueles usados como alvos de ações externas entendem o poder opressor do outro e agora procuram uma possibilidade de retornar à sua própria autonomia”, explica Baniwa, um dos mais renomados artistas da arte indígena contemporânea. Com uma expografia no formato de serpente cósmica sem começo e fim, essa é uma simbologia sobre as incontáveis culturas orientais e ocidentais. No MAM Rio, até 27 de novembro, a entrada é gratuita para essa experiência. O funcionamento é de quinta a domingo, das 10h às 18h. 


Cartas ao Afeto | Galeria Movimento | Rio de Janeiro, RJ

A estreia individual de Pedro Carneiro estará acontecendo na Galeria Movimento até o dia 8 de outubro. Uma reunião de 15 pinturas recentes do autor mostrará cenas e memórias familiares, mediante referências da História da Arte e linguagem HQ. “Quero dar atenção aos pequenos movimentos, gestos antecedentes aos abraços, olhar, delicadeza do instante, e o rosa ilumina essas cenas”, diz o criador. Isso porque os seres humanos são retratados com o cinza e preto sobre um plano de fundo rosa. Essa cor passou a ser explorada após a sua série “Azul”, levando os tramas individuais a encontrarem eco na coletividade. “Queria trabalhar o afeto, a possibilidade de cura coletiva pelo carinho, mesmo sem esquecer os traumas sofridos”, acrescenta Carneiro. De segunda a sexta, a entrada é franca, das 11h às 19h. Quanto aos sábados, apenas das 13h às 18h. 

Di Cavalcanti - 125 anos | Danielian Galeria | Rio de Janeiro, RJ

Vistas pela última vez em 1936, duas obras-primas de Di Cavalcanti serão expostas na Danielian Galeria até o dia 10 de outubro. Comemorando 125 anos de seu nascimento, cerca de 40 obras raras estão envolvidas nessa produção. Desde o evento no século passado, perdeu-se o paradeiro dessas peças. Recentemente encontradas em Paris, elas foram extraviadas durante um turbulento momento na vida do modernista. "É uma emoção indescritível para uma pessoa como eu, pesquisadora de Di Cavalcanti desde 1997, se deparar com duas obras dessa importância, nunca vistas desde 1936, pois estavam em uma coleção privada na França. Carnaval é um painel cujas características o situam entre a produção dos anos 1929 e 1931, quando o artista criou obras-primas como As moças de Guaratinguetá, os painéis do Teatro João Caetano e Samba, a pintura perdida num trágico incêndio. O parentesco com elas é indiscutível”, aponta a curadora Denise Mattar. Para desfrutar desse show de cultura gratuitamente, o expediente é de segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Portas e Portais, Espaço - Tempo - Infinito | Centro Cultural Correios | Rio de Janeiro, RJ

Uma série de questionamentos sobre objetos do universo popular é o propósito do arquiteto de ideias Erenilton Otamy. Nascido em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, desde novo frequenta livrarias e galerias a fim de aprender um pouco mais sobre as técnicas de grandes nomes, tais como: Miró, Picasso, Salvador Dalí e Van Gogh. Com 58 anos, somente há pouco tempo começou a realizar exposições ligadas às questões mundiais.  Em  Portas e Portais, Espaço - Tempo - Infinito, há uma provocação quanto a esse título, tendo em vista os possíveis significados. Essa é uma referência a vínculo, aberturas e conexões, começos e despedidas. A pauta é sobre o abrir e fechar das coisas, encaminhando-se para um eixo conceitual entre matéria e arquitetura. Somado a isso, entra em debate o espaço das linguagens artísticas tradicionais e quais as perspectivas para a invenção de novas poéticas. Para ficar por dentro desse acontecimento, o Centro Cultural Correios fica aberto de terça a sábado, das 12h às 19h. A passagem é grátis. 

Por fim, semanalmente, o Nube apura  livros, cursos e concursos para os nossos leitores. Além de divulgar nossa agenda com informações de onde estaremos. Não deixe de conferir ela amanhã! Tudo isso para garantir o melhor conteúdo possível para todos. Confira o nosso blog para mais sugestões. Conhecimento nunca é demais para pessoas no caminho do sucesso! Não se esqueça: o Nube é seu aliado! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete