Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
procuram-se-criadores-de-conteudo

Procuram-se criadores de conteúdo! 

Notícia | 15/09/2022

Laura Pereira

Uma coisa é certa: a comunicação digital já vinha crescendo desde o surgimento da Internet. Porém, com a pandemia, se tornou foco e foi muito impulsionada. Nesse sentido, novas carreiras surgiram e os estagiários, aprendizes e efetivos de inúmeros segmentos se descobriram bons criadores de conteúdo. Também nessa vertente, o marketing ganhou popularidade e hoje é responsável por potencializar profissionais de diversas áreas. Sendo assim, entenda as principais tendências para 2023 e conheça algumas ferramentas do meio. 

Conheça algumas tendências para o marketing digital até 2023

Consoante à Thaís Leonel, CEO (Chief Executive Officer) da WSI Tecnologia Online e consultora de marketing digital há dez anos, a predisposição para essa concepção é uma elevação em vários estabelecimentos. “Já mudou a forma de a empresa se comunicar e vender seus produtos. A perspectiva é uma continuação nessa trajetória de mudanças”, afirma. 

Segundo um estudo do Grupo WPP, os investimentos em publicidade nos marketplaces brasileiros, ou seja grandes sites varejistas, vão aumentar 550%, ou cinco vezes e meia, em 2023. Dessa forma, atingindo 2,6 bilhões de reais. Logo, é um vasto campo a ser explorado, afinal, está em crescimento. “Outras tendências estão solidificando suas formas no mercado, em efervescente transformação. Uma delas é o marketing cada vez mais focado nos smartphones, uma extensão do indivíduo. Assim, os anúncios devem ser priorizados para dispositivos móveis em 2023”, comenta Thaís. 

Mais uma vertente em expansão são os vídeos curtos, produzidos em grande escala pelos influenciadores. “O Instagram já se prepara para a entrega cada vez maior do conteúdo publicado no reels, assim como a plataforma TikTok continua ganhando força, pois é uma interação ágil e direta”, explica a CEO. É imprescindível tomar cuidado. Afinal, com diversas redes em ação, o conteúdo precisa ser direcionado e alternado para realmente chegar nos alvos. Materiais como e-books e temáticas para propiciar a participação do público também se fortalecerão no próximo ano. 

De acordo com a pesquisa Global Interconnection Index (GXI), 64% dos entrevistados pretendem construir novos modelos de negócios para permanecer economicamente viáveis até 2023. Visando 2025, 75% dos líderes impulsionarão plataformas virtuais e recursos do ecossistema para adaptar suas cadeias de valor a novas possibilidades. Para os dados, até o fim deste ano, 65% do PIB (Produto Interno Bruto) global será digitalizado. 

Para corroborar, um levantamento da consultoria EY Parthenon, publicado no Veja Insights, trouxe 23% dos respondentes como usuários atentos da Internet, ávidos para descobrir novos produtos e serviços. “Isso deve crescer inclusive dentro das próprias redes sociais, como Instagram e Whatsapp, já em 2023. É um processo, ainda está ganhando corpo, mas já se mostra uma relevante tendência”, pontua a especialista. 

Outro caminho promissor são os podcasts, ou seja, áudios longos com chance de serem ouvidos em segundo plano. Segundo um estudo da Juniper Research, as transações de anúncios por voz atingirão o marco de 19,4 bilhões até 2023. “O marketing de influência deve seguir forte e as corporações devem estar atentas à importância desses internautas em suas estratégias”, explica Thaís. 

Vale ressaltar: nenhuma ação deve ser isolada, pois elas se complementam e precisam de diversas táticas para realmente ter efeito. “É preciso definir onde a instituição quer chegar, traçar um plano de acordo com o perfil, escolher soluções e ferramentas, acompanhar métricas e indicadores, avaliar constantemente os resultados e a posição atual”, conclui a consultora de marketing digital.

Quer começar a ser um criador de conteúdo? Vejam o kit básico para quem tem interesse em mandar bem nos vídeos! 

Existem alguns pontos essenciais para quem tem interesse em seguir nessa profissão, são eles criatividade e bons suportes. O primeiro é exclusivo do criador e muda de pessoa para pessoa. Pode ser visto pela maneira de se comunicar, o tom de voz para tornar tudo mais divertido, as edições do vídeo, entre outras atitudes. Por sua vez, o segundo tem a ver com a construção do conteúdo. Aqui, a fórmula do sucesso depende da qualidade, duração e transmissão em diferentes meios. 

Conforme estatísticas da Kinsta, o YouTube é a segunda página mais visitada do mundo. Atualmente, são mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, desde 2020, e isso equivale a um terço de todos os internautas. Uma coisa em comum entre eles é a busca por conteúdos diferentes, autênticos e de excelência. Ademais, é uma fonte muito lucrativa para a nova geração. Assim, muitos influencers estão surgindo e elevando a concorrência no setor. 

“Considerando esse cenário, é vital ter um conjunto básico de ferramentas para começar a criar, crescer e se tornar o criador dos sonhos. Obviamente, ter um celular é o primeiro passo, mas com o tempo, será necessário melhorar aspectos de áudio e vídeo”, recomenda Bruno Belardo, Head da Jellysmack para a América Latina. Pensando nisso, a startup elencou uma lista de gadgets úteis e fáceis de obter. Confira: 

1) Plano de fundo:

Para gerar identidade é fundamental ter um background para o diferenciar. Inclusive, visando tornar-se mais único, você pode montar o seu próprio. Basta escolher a melhor e buscar um papel antirreflexo. Da mesma forma, é possível usar tapeçaria auto adesiva, vinil de cor neutra para manter a uniformidade, para um orçamento otimizado, encontrar algum lugar da casa ou até mesmo usar um lençol, passar com ferro e pendurá-lo na parede onde você deseja gravar. 

2) Tripé:

Ter um tripé para sustentar o seu aparelho enquanto grava é vital para maior estabilidade. Contar com as mãos livres o ajudará a ter mais confiança, aumentando a possibilidade de posições e distâncias. Um bastão de selfie também pode ser uma boa ideia para começar. 

3) Ring light: 

Se você precisar controlar a iluminação em casa, seja por falta de luz ou grande exposição, um ring light pode ser ideal. O utensílio permitirá uma estética definida e o ajudará a melhorar sua aparência diante da câmera, dando um toque mais profissional. 

4) Programas básicos de edição:

É quase impossível gravar com êxito de uma só vez. Além disso, para aprimorar o resultado final, é essencial adicionar algum efeito ou potencializar a imagem e o som digitalmente. Felizmente, existem softwares gratuitos e muito simples, pesquise e encontre o melhor para você! 

Por fim, é essencial nunca parar de estudar e procurar por atualizações. Afinal, só assim você manterá suas estratégias assertivas e estará por dentro das novidades. Nesse sentido, o Nube é seu aliado! Conte conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete