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Torne o ambiente da sua empresa mais acolhedor! 

Notícia | 13/09/2022

Laura Pereira

Não é novidade pensar o quanto o bem-estar dos estagiários, aprendizes e efetivos influencia diretamente em seus resultados e trabalho em equipe. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, com mais de 275 mil participantes, um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende até 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele é motivado a atender melhor o cliente, evita acidentes no trabalho e reduz desperdícios. Sendo assim, descubra dicas para tornar o ambiente da sua empresa mais acolhedor! 

Conheça os motivos para investir na satisfação do seus colaboradores e aprimorar o clima organizacional 

De acordo com o “Repense a experiência do funcionário”, divulgado pela Accenture, empreendimentos com atenção em ações de Employee Experience (definida como um conjunto de sentimentos psicocognitivos sobre os benefícios experienciais do emprego) têm uma performance 122% maior. “Uma boa estratégia, visando a comodidade e felicidade do time, além de ajudar a reter os talentos, auxilia na prevenção do presenteísmo e dos dias perdidos por doenças”, afirma Juliana Dimario, Head de Pessoas e Cultura da CBYK. 

Nesse cenário, a liderança, em conjunto com a área de recursos humanos (RH), são responsáveis em pensar e colocar em prática melhorias para o escritório, de forma a garantir uma maior valorização e cuidado com quem ali atua. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com o maior número de indivíduos depressivos. Isso equivale a 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. 

Para corroborar nas estatísticas, desde 2017, a nação tem o maior índice de transtornos de ansiedade em relação ao resto do mundo. Nesse relatório, eram aproximadamente 19 milhões de brasileiros com a qualidade de vida comprometida. Tendo em vista essa realidade, cuidar do funcionário deixou de ser uma preocupação individual e passou a ser empresarial. 

Afinal, consoante à Juliana, “uma pessoa feliz apresenta níveis mais elevados de produtividade, fecham mais vendas, são mais eficazes em posição de liderança, recebem uma melhor avaliação, além de desenvolver os papéis com mais criatividade”, comenta. Levando em conta esses números, é possível dizer: a felicidade leva ao sucesso em praticamente todos os âmbitos da vida. “Inclusive casamento, saúde, amizade, envolvimento comunitário, e em particular, nosso emprego, carreira e negócios”, exemplifica a Head de Pessoas e Cultura da CBYK. 

Descubra dicas para promover o bem-estar dos colaboradores, segundo a especialista 

1) Invista na cultura organizacional:

“Crie uma cultura voltada para pessoas e respeito mútuo. Uma empresa com esses objetivos age de acordo com seu propósito o tempo todo, fazendo sempre a coisa certa, é preocupada em servir, cuidar e entender as necessidades do próximo”, destaca a especialista. Ou seja, desenvolva ações diárias orientadas para o reconhecimento dos cooperadores. 

2) Facilite a comunicação

É imprescindível uma comunicação transparente. Por isso, de acordo com Juliana, “adote práticas para promover o diálogo entre líder e liderado. Não precisa esperar o ciclo de desempenho para conversar. O famoso ”One on One" pode criar essa aproximação e abertura para falar como está a satisfação com o trabalho, desafios e conquistas, mas principalmente sobre o ser humano”. Estabeleça uma rotina confortável para ambas as partes e evolua esse encontro para um hábito. 

3) Seja acessível e engajado: 

“Promova um espaço acolhedor a cada reunião, para todos se sentirem à vontade para expor suas opiniões com sinceridade”, recomenda Juliana. Assim, utilize perguntas como: “quais pontos não foram falados, mas vocês consideram importantes para o andamento das atividades?”; “há algum ponto para olharmos como maior atenção?”, entre outras questões para trazer o engajamento. 

4) Exponha seus pontos fortes e fracos:

“Promova a humildade situacional. Quando assumimos uma postura de quem não sabe tudo, mantemos a mente curiosa e aberta ao novo. Dessa maneira, aumenta a sinergia e conexão com a equipe”, explica a expert. Um time funciona como um quebra-cabeças, às vezes seu tópico de maior fraqueza, pode ser o ponto mais forte de outrem. Dessa forma, ao se complementarem, os resultados são ainda mais assertivos. 

5) Aprenda com os erros:

É essencial saber valorizar as boas atitudes, também dê espaço para aprender com os erros. “É importante não ter retaliações e enaltecer o aprendizado compreendido caso algo dê errado, isso possibilita a criação de uma cultura de inovação e segurança”, expõe Juliana. 

6) Estimule o bem-estar entre os colaboradores:

Cuide da qualidade de vida do seu staff com campanhas de conscientização, bonificações, auxílio atividade física, plano médico e odontólogo, enfim, há diversas alternativas. “Você sabe o nível de felicidade e como está a saúde física e mental dos seus colaboradores? Crie rotinas para saber disso. Faça blitz de saúde, realize pesquisas, crie demandas de convivência, como a ginástica laboral, meditação, ofereça conteúdo, entre outras formas”, evidencia a empresária. 

7) Comemore as conquistas e os aprendizados: 

Celebre conquistas e aprendizados, independentemente de serem individuais ou coletivos. Compartilhe o reconhecimento profissional, além de promover motivação, a principal válvula impulsionadora da produtividade, impulsiona o comprometimento. “Não poupe elogios!”, salienta Juliana. 

8) Valorize o tempo do outro:

“Respeite horários de pausas, almoços, início e fim da jornada de trabalho no modelo de home office”, finaliza a especialista. Sabemos como a pandemia misturou as realidades profissionais e pessoais em apenas um ambiente. Aqui, a dica é para os líderes atuarem por meio do exemplo sem marcar reuniões respeitando os intervalos para descanso. 

O capital humano é o bem mais preciosos das empresas 

Segundo Renato Lisboa, neuropsicanalista, autor do best-seller “3 Segundos: escolhas que transformam a vida” e vice-presidente da Abrapcoaching, a felicidade é como uma mola propulsora para a conquista dos próprios objetivos. “Por exemplo, os corretores de imóveis otimistas fecham 56% mais vendas em comparação com seus colegas pessimistas. Isso porque nossa mente é programada para responder com melhores resultados quando está configurada no modo positivo”, pontua. 

Contudo, em função de como somos influenciados, alguns comportamentos podem ser auto sabotadores e, por conseguinte, impedir o alcance de nossos sonhos. “Os novos achados da ciência apontam: a maneira mais eficiente de se engajar colaboradores e motivá-los a buscar a conquista dos propósitos empresariais é proporcionar felicidade ao invés de pressão, cobranças e tortura psicológica”, explica o autor. 

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