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Como superar a improdutividade?  

Notícia | 09/09/2022

Larissa Almeida


Quando assumimos um posto no mercado de trabalho, seja como aprendiz, estagiário ou efetivo, alcançar um nível de produção é essencial. Além de finalizar as tarefas do dia, ser proativo e ajudar com as solicitações a sua volta pode garantir certo destaque ao seu perfil. No entanto, para alcançar isso, existe um item essencial a ser considerado, a organização. Ninguém nasce colocando as coisas em ordem, logo, esse termo representa uma habilidade a ser conquistada e aprimorada com o tempo e conhecimento. Para quem almeja desenvolver essa soft skill, esta matéria pode ser uma boa leitura, então continue até o fim e anote as dicas para aumentar seu desempenho laboral.

Nos programas aprendizagem e estágio ser produtivo é fundamental para construir uma boa reputação

Realizar todas as atribuições faz parte da obrigação acordada entre os envolvidos em um contrato. Então, além de ser imprescindível para manter a sua participação em uma empresa, quando as atividades são executadas de maneira ágil e satisfatória, pode acrescentar pontos positivos em sua trajetória. Isso mostra as qualificações postas no currículo de maneira real, dando credibilidade para a sua palavra e estabelecendo um vínculo de confiança.

Para essas duas posições, principalmente, mostrar sua eficiência abre as portas do crescimento. Tanto em um estágio quanto para o jovem aprendiz, isso porque, elas preveem uma falta de experiência profissional, assim como, não a exigem do candidato. Dessa forma, você acaba sendo avaliado pela sua produção e vontade de expandir sua mentalidade e participação ao longo dos dias. Essa contribuição tem uma motivação bem simples, a chance de efetivação, ou seja, por meio dessa competência, é possível receber uma assinatura em sua carteira de trabalho e muitos outros benefícios junto ao progresso da carreira.

Para ser produtivo é necessário estar sempre organizado

A falta de disciplina em uma rotina pode atrapalhar muito a finalização de um dia com tranquilidade e espaço hábil para ser destinado às outras partes. Ao considerar isso, o sociólogo e administrador de empresas, Julio Silvério Costa, pontua contra a ausência de planejamento. “A carência de costumes de gerenciamento causa bagunça, isso interfere negativamente no cotidiano. Os efeitos da desorganização gera desânimo e, como consequência, a queda no rendimento”, explica.

A caracterização de uma pessoa com essa competência não é tão elaborada como parece. A imagem de muitas listas, post its, agendas, canetas, pastas e muito mais podem assustar quem não lida muito bem com as ferramentas. No entanto, todas elas cabem em um método, o qual não é único, pois somos diversos e a forma de preparação não seria diferente. Assim, antes de entrar de cabeça e adquirir todos os objetos para auxiliar nisso, uma autoavaliação pode ser bem vinda. Dessa forma, é possível entender de qual maneira conseguimos externar as tarefas da nossa mente e encaixá-las ao nosso tempo.


Faça uma rotina do seu jeito! Saiba como começar

Iniciar algo do zero pode ser mais fácil quando se tem suporte, para quem não sabe onde fica o ponto de partida, o diretor de recursos humanos, Costa, deixa boas orientações. “Arrumar a cama como sua primeira atividade diária. Esse passo lhe dá a perspectiva de estar no caminho para cumprir suas funções”, indica. Não só essa, mas o profissional ainda pontuou etapas fundamentais aos principiantes no quesito coordenação:

Assumir a sua desorganização: reconheça logo suas falhas para tratá-las adequadamente.
Desapegar: aprenda a desapegar de coisas sem utilidade para você ou ocupadoras de espaço em sua vida. Somos acumuladores por natureza e muitos itens guardados não serão aproveitados mais.
Ser pontual: descubra as causas dos seus atrasos e corrija. Essa atitude é mal vista, entenda como é possível se preparar para um imprevisto. Após isso, planeje e previna-se.
Não exagerar: não abuse das ferramentas de organização. Esse é outro erro comum de muitas pessoas durante a tentativa de serem organizadas. Não opte por marcar as tarefas em diversos aplicativos, é fundamental eleger um mecanismo padrão para isso, foque e faça sempre algo prático. “A escolha correta economiza tempo e dinheiro na execução de qualquer tarefa”, aconselha.
Saber quais são suas prioridades: ter consciência das suas preferências é o básico para quebrar com o discurso “sou uma pessoa muito desorganizada”, expõe.
Não procrastinar: isso é não deixar nada para depois, não procrastine, ou coloque algo pequeno em prática na lista de “fazer mais tarde”. Caso você tenha um tempo agora, faça.
Não ser multitarefa: opere uma atribuição por vez, evite ser multitarefa, comece a observar quantas coisas você tem executado. O ideal é jamais cair nessa cilada de realizar muitos procedimentos ao mesmo tempo, isso pode ser arriscado para a sua produtividade.
Ter uma agenda: com ela anote todos os seus compromissos, isso implica em não perdê-los e visualizá-los melhor.
Estabelecer horários: para executar as atividades é preciso definir os seus respectivos horários.
Definir recompensas: quando recebemos algo em troca, a motivação é maior, então, se recompense pelo cumprimento de seus deveres.
Descansar: não se esqueça da importância de equilibrar os períodos entre trabalho e descanso.


Como alcançar o autoconhecimento?

Essa palavra é referência quando se trata de estabelecer o cumprimento de algo individual. A partir dessa etapa, o ganho de precisão e satisfação em outras, mesmo distintas, é certeiro. Logo, para encerrar, o profissional administrativo lista também, meios de alcançar essa lição sobre si mesmo: “para se autoconhecer é necessário uma investigação pessoal. Buscar identificar quais são as nossas características mais marcantes, os gostos, as inclinações, os padrões de comportamento e os sentimentos vivenciados", finaliza Costa.

Você se considera uma pessoa organizada? Independentemente da sua resposta, para melhorar cada vez mais o desempenho do seu checklist e, ainda, se atualizar sobre os assuntos em alta no meio corporativo, continue nos acompanhando diariamente pelo blog.

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