Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-dicas-para-dar-um-gas-nos-estudos

Conheça dicas para dar um gás nos estudos 

Notícia | 07/09/2022

Laura Pereira

Segundo um relatório do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (Clear), a educação pode retroceder até quatro anos por conta dos impactos causados pela crise sanitária. Nesse contexto, estagiários e aprendizes do mundo todo estão buscando maneiras para diminuir os rastros deixados. Sendo assim, conheça dicas para dar um gás nos estudos! 

Turbine os estudos com essas dicas valiosas! 

Consoante à Bruno Piva, fundador e CEO (Chief Executive Officer) da Piva Educacional, “a pandemia afetou de forma significativa o rendimento e o aprendizado, seja por falta de estrutura ou mesmo pela desatenção e desinteresse, especialmente no modelo de ensino virtual”, afirma. No início, a adaptação para o on-line foi um desafio generalizado, para todas as áreas de atuação. 

Conforme Piva, é preciso renovar os métodos para voltar com tudo. Na rede estadual de ensino de São Paulo, por exemplo, os estudantes passarão por uma readaptação, contando com ações focadas nas competências socioemocionais, as conhecidas soft skills. Em seguida, farão atividades de recomposição das aprendizagens, também nomeadas hard skills

Para ajudar quem quer criar um hábito, o CEO da Piva Educacional elencou algumas dicas com o objetivo de melhorar o rendimento após tantas mudanças. Confira: 

1) Se dedique para criar uma rotina:

A prática constante aumenta o foco, a produtividade, o desempenho e o acadêmico fica gradativamente mais concentrado e confiante. Claro, é uma questão de tempo, é preciso focar e ser dedicado para vislumbrar resultados, assim como fazer atividade física. O principal objetivo de ter esse cotidiano demarcado é auxiliar na organização dos estudos, para assim melhorar a cada dia. “Rotina é algo maravilhoso para a criança e o adolescente, pois é essencial para o corpo, diminui o stress e melhora o ambiente”, acrescenta o especialista.

2) Evite distrações, se concentre: 

Na hora de colocar a mão na massa, um dos maiores problemas é a distração. Com isso, a qualidade da instrução fica comprometida e se perde muitas horas. Para evitá-la, estabeleça horários e locais determinados. “O primeiro passo para aprender mais em menos tempo é ter foco. Quando o cérebro tira a concentração para qualquer outra coisa, é preciso fazer um esforço muito grande para voltar”, alerta Piva. 

Nesse sentido, é importante avisar a todos para não interromperem esse momento. “Comunique a familiares e amigos sobre seus estudos em um determinado dia e horário. Coloque o celular no modo avião ou desligue, não deixe abas desnecessárias abertas no computador e, principalmente, controle a ansiedade”, orienta. 

3) Respeite seus limites e tenha consciência disso:

Cada pessoa tem um ritmo diferente para aprender algo. Por isso, o discente deve compreender o seu tempo necessário para entender matérias específicas. Além disso, nosso sistema precisa de descanso, alimentação correta, pausas para o lazer e boas noites de sono para funcionar em total capacidade. “Se não estabelecer limites, seus níveis de estresse aumentam e prejudicam a saúde e o aprendizado. Com o corpo e mente sãos, o conhecimento é melhor absorvido”, garante Piva. 

Mesmo com essas recomendações, é essencial destacar: neste ano, com a volta dos festivais de música e eventos, como o Rock in Rio e a Copa do Mundo, ficou ainda mais difícil manter o foco e não desviar a atenção. Entretanto, apesar de recheado de aprazeres, principalmente os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) precisam concentrar todos os seus esforços em uma aprendizagem ampla e de excelência para irem bem na avaliação. 

Como focar nos estudos mesmo com um ano recheado de atrações? Preste atenção! 

Os vestibulares estão cada dia mais próximos. Assim, muitos educandos estão se preparando para os tão temidos testes, a fim de tirarem boas notas e conseguirem um espaço no ensino superior ou técnico. Todavia, o segundo semestre de 2022 está repleto de atrações e os alunos precisam se esforçar para se manterem firmes em suas metas. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem de 2022 soma quase 3,4 milhões de inscritos e as provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Ou seja, no mesmo mês dos jogos da Copa. Em geral, celebrações de grande porte costumam ser muito aguardadas e causam mudanças no dia a dia de todos. 

Para o professor Michel Arthaud, docente de química da Plataforma Ferretto, é necessário ter muita disciplina para não se esquecer do principal intuito. “Ir a um show ou assistir o jogo do time predileto pode até ajudar a distrair a cabeça, mas é preciso tomar cuidado para não desconcentrar demais e acabar sendo prejudicado. Afinal, a prioridade no momento é passar nas provas”, comenta. 

Pensando nisso, o mestre listou algumas recomendações para os vestibulandos. Veja: 

1) Estudos x Diversão:

É fundamental saber dosar suas horas se dedicando ao lazer e não extrapolar esse limite. “Recomendo estudar ao menos 4 horas por dia, idealmente 6 horas, para obter bons resultados, sendo fundamental saber administrar o seu próprio tempo, de forma realista. Depois de uma longa carga horária, a mente não raciocina da mesma forma e não absorve o conteúdo do mesmo jeito”, expõe Arthaud.

2) Organização é a chave do sucesso: 

Quando existe um cronograma eficiente, é possível até tirar um “tempo livre” para curtir um som ou mesmo ir a algum lugar diferente com os amigos, sem ficar com a consciência pesada. “Uma das chaves principais para ter um bom desempenho é manter a organização, as matérias em dia e separadas por conteúdo. Quando o estudante está em um ambiente bagunçado perde a concentração com mais facilidade. Pode parecer detalhe, mas auxilia o candidato”, avalia o professor.

3) Bônus após estudos:

Se o discente tem mais dificuldade com alguma disciplina deve desafiar a si mesmo, com uma lógica, como “eu só vou parar quando conseguir entender de fato esse assunto”. Para o professor, essa é uma boa ideia. “É uma forma simples, mas ajuda bastante a se manter focado”. Além disso, um método muito assertivo é se presentear após resolver um exercício difícil ou finalizar uma revisão. “Esse bônus ajuda muito a manter a motivação, pois no final se ganha uma recompensa”, explica. 

Por fim, é essencial se manter sempre ativo nos conhecimentos. Afinal, só assim para não se tornar obsoleto diante das atualizações do mercado. Enfim, não se esqueça: conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete