Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ter-conhecimento-internacional-pode-fazer-a-diferenca

Ter conhecimento internacional pode fazer a diferença 

Notícia | 02/09/2022

Rodrigo Barreto

O mundo corporativo passou por diversas mudanças nos últimos anos e, com isso, algumas competências passaram a ser mais valorizadas. No entanto, uma sempre se manteve como determinante: saber outro idioma. Sendo assim, vários estudantes têm o sonho de realizar um intercâmbio por esse e outros motivos. Essa experiência pode ajudar bastante na hora da busca por um estágio.

Muita gente deseja fazer um intercâmbio

De acordo com dados recentes do Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social, de 2021, 47% dos jovens de 15 a 29 anos pensam em ter uma vivência no exterior para conquistar independência e ter melhores condições de vida ao retornar ao Brasil. “O nosso compromisso está inteiramente ligado ao desejo de quem quer realizar um bom intercâmbio, independentemente do país. As agências associadas, com o Selo Belta, passam por uma análise para se diferenciarem dos demais”, ressalta Alexandre Argenta, presidente da Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil - Belta.

Segundo a CEO da Eagle Intercâmbio, Arleth Bandera, as pessoas têm uma ideia equivocada sobre essa oportunidade e, muitas vezes, por isso, não se aventuram. Nesse sentido, ela lista algumas questões a serem desmistificadas por quem pensa em passar um tempo fora do país.

“Estou velho”: “por ser muito realizado por adolescentes na fase final do ensino médio e, também, por universitários durante a graduação, muitos têm essa impressão. Isso não é verdade! Atualmente, existem cursos voltados para os mais diversificados perfis, alcançando até mesmo pessoas da terceira idade”, comenta a CEO.

“Intercâmbio é caro”: “toda viagem tem um custo, principalmente estudando. Porém, sempre dá para encontrar um programa compatível com o seu orçamento. Se tiver uma reserva financeira pequena, escolha uma cidade mais barata. Além disso, os cursos oferecem alternativas de pagamento, como parcelamentos e financiamentos”, explica a especialista.

“É muita burocracia”: “é normal haver um certo rigor. As regras são mais rígidas em uns locais e flexíveis em outros. Com planejamento, paciência e seguindo as condições de imigração corretamente, nada vai impedi-lo de perseguir seu objetivo. Atualmente existem várias companhias para ajudar nesse processo”, alerta.

“Ou estudo ou me divirto”: “cada indivíduo volta com uma bagagem diferente. Uns retornam absolutamente fluentes, outros falando e escrevendo muito bem. Como tudo na vida, você vai decidir a forma como vai encarar esse período e o proveito tirado dele. É possível sim, estudar com dedicação, trabalhar e se divertir, basta se organizar”.

“Aprendo quando viajar”: “apesar de as viagens serem uma boa oportunidade para treinar o inglês, existe uma imensa diferença entre visitar um país e morar nele. Só vivenciando situações do cotidiano, se dedicando e tendo contato frequente você conseguirá sua tão sonhada fluência”, conclui Arleth.

A importância do segundo idioma

Nos próximos anos, esse fator será quase obrigatório para os brasileiros, pois trata-se da língua mais usada ao redor do mundo. Necessidade impulsionada pela pandemia, hoje há inúmeras possibilidades de trabalhar remotamente para organizações em qualquer lugar e essa habilidade já é desejada até para vagas de estágio.

Por isso, investir em um segundo idioma tem sido cada vez mais o objetivo de quem almeja conquistar boas posições no mercado de trabalho, seja para começar a carreira ou melhorar o currículo. Afinal, quem busca além da técnica e aptidão para o cargo, apresenta habilidades comportamentais construídas a partir de experiências de vida e se destacam. “Quem vive um tempo em outra nação, volta transformado. Ninguém é o mesmo depois de passar um período longe de seus familiares e amigos, convivendo 24 horas por dia com pessoas de culturas e hábitos diferentes.” - aponta a executiva.

Além disso, quem tem essa skill, possui chances de seguir a vida em qualquer lugar do mundo. De acordo com levantamento do Itamaraty, o número de brasileiros morando no exterior cresceu 35% entre 2010 e 2020, passando de 3,1 milhões para 4,2 milhões. Atualmente, com o home office, também é possível continuar por aqui e atuar em uma corporação sediada em outro continente.

Então, para tirar esse sonho do papel, esteja sempre atrás de capacitação. “Caminhamos para um mundo cada vez mais plural e diverso. Isso exige, além do domínio de outro idioma, características e competências adquiridas longe da sua zona de conforto. O amadurecimento pessoal vai além da proficiência na língua”, finaliza a CEO.

Além disso, segundo o diretor nacional da Minds Idiomas, Augusto Jimenez, possuir esses atributos têm relevância em todos os momentos da jornada profissional. “Além de abrir caminhos, aumenta o seu valor, fortalece o currículo, garante maior estabilidade e até uma remuneração melhor. Claro, isso ainda não é acessível para todos, mas é importante estudar, caso consiga, para crescer cultural e profissionalmente”.

Conforme uma pesquisa realizada pelo British Council (instituição pública do Reino Unido), em parceria com o Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da nossa população fala inglês (1% com fluência). Ou seja, em um país de dimensões continentais, com cerca de 210 milhões de habitantes, há apenas, aproximadamente, 105 mil cidadãos completamente capacitados nesse aspecto.

Cada vez mais, esse conteúdo é ensinado nas escolas desde cedo. O contato com a Internet, filmes, jogos e músicas também facilita esse aprendizado para várias crianças. No entanto, os mais velhos ainda podem enfrentar dificuldades nesse sentido. Contudo, não há idade para buscar esse conhecimento, se reinventar e garantir seu espaço no universo corporativo. Aliás, o lifelong learning se tornou essencial para os colaboradores.

Portanto, permaneça sempre em constante atualização e evolução. O mundo de hoje passa por mudanças todos os dias e, quem não estiver ligado, é ultrapassado pela concorrência. Se você busca uma oportunidade de estágio ou aprendizagem para se inserir em uma companhia, acesse o nosso painel de vagas. No site do Nube, diariamente são publicadas matérias sobre os assuntos em alta e, aos finais de semana, vão ao ar dicas de livros, cursos gratuitos e muito mais para você. Fique de olho!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete