Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
segundo-dia-de-feira-o-que-aconteceu-pela-manha

Segundo dia de Feira: o que aconteceu pela manhã? 

Notícia | 31/08/2022

Pedro Fagundes

Após uma abertura recheada de sucessos para milhares de estagiários ao redor do país, o segundo dia de Feira tem tudo para entregar ainda mais sorrisos e aprendizados. Neste exato momento, na aba ao lado, acontece a imperdível palestra a respeito de “Jovens líderes: histórias de protagonismo”, com a participação ilustre da presidente executiva da Brasil Júnior, Beatriz Nascimento,(;) o sociólogo e escritor, Evandro Cruz Silva(;)e o CEO do Todos Por Uma, Mateus Lima. Com o depoimento de cada um deles, é possível ampliar os horizontes e mirar no desenvolvimento pessoal e profissional. Além de ficar antenado nesse bate-papo, vamos rever como foi o evento até agora! Acompanhe a matéria a seguir e confira.

 

Um debate importante e necessário para se começar o dia

 

Pouco depois do cantar do galo, das 9h às 9h25 da manhã, a sócia fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, Elizabete Leite Scheibmayr, esteve, ao vivo, para tratar sobre o questionamento “Iniciei a graduação e não gostei. E agora?”. Essa conversa, apesar de ter sido rápida, é de suma relevância para qualquer estudante. Diferentemente do pregado pela sociedade, o final do 3° ano do ensino médio não é o momento derradeiro para traçar o futuro da sua vida. 

 

Os sonhos, por via de regra, são distantes, dinâmicos e flexíveis. Logo, um curso ideal, presente nesse mundo onírico, também deve atuar dessa maneira. Nada impede quem almeja tornar-se médico, mudar, de repente, para o jornalismo. Os anseios residem em metas longínquas, por isso, não tenha medo de alterá-las. O essencial é desprender-se dos títulos, virar a chave e estar pronto para abrir novas portas. “Se, por algum instante, sua mente mudar e você perceber como aquele curso, antes alvejado, não é a sua cara, planeje-se! Comece desde então a procurar por novas opções, preste vestibular novamente, procure transferência, vá atrás! Não faça a idade se tornar um impedimento. Sempre é hora de transformação e as companhias têm entendido melhor isso”, explicita Elizabete.

 

Uma conversa ideal para aprimorar a performance nas oportunidades de estágio

 

Logo em seguida do primeiro encontro, das 9h30 às 9h50, foi a vez da jornalista e empresária, apresentadora do programa Sem Censura, da TV Brasil, Marina Machado, dar algumas dicas a respeito da “Entrevista por vídeo: como mandar bem em um processo seletivo digital”. O tema, também abordado em outras matérias do nosso blog, é de extrema notabilidade para quem procura, ativamente, por uma vaga. Após ultrapassar a desafiadora barreira de ser visto pelo selecionador, o estudante se depara com a temida entrevista.

 

Esse é um dos instantes mais valorosos para o concorrente “vender seu peixe” e destacar-se dentre os demais. Com isso em mente, “procure acolher o perfil adequado da empresa. Para tanto, preze pelo seu visual, sem exageros, porém, de uma maneira a qual te valorize. Se distancie da tela, coloque-se em um bom enquadramento, tenha luz no seu rosto, arrume o ambiente de fundo e apronte-se. Cada um desses itens ajudam a formar uma boa primeira impressão. Trata-se de um momento de venda, logo, prestigie-se. Por fim, respire fundo, essa é uma ferramenta simples e eficaz para relaxar, oxigenar o cérebro, refrescar os pensamentos e estar pronto para a próxima. Vejo você em breve”, pontua Marina.

 

Um bate-papo moderno sobre as vantagens do mundo virtual

 

Já entre às 10h e 11h, ocorreu uma troca super bacana entre um time composto pela estagiária de employee experience do iFood, Ellen Cazemiro,(;) o talent acquisition do SPC Brasil, Hendrique Freitas,(;) a people attraction do IFood, Mayara Chior,(;) e a talent acquisition do SPC Brasil, Viviane Martinez. A temática debatida foi “Trabalho remoto: estagie de qualquer lugar do país”. 

 

Com a pandemia do Coronavírus, essa prática ganhou força e tem tomado maiores proporções a cada dia. Além de dar oportunidade para milhares de estudantes ao redor do território, o estágio remoto também é favorável para o desenvolvimento da corporação. “O home office traz inúmeros benefícios, tanto para as firmas quanto para o estagiário. Dentre eles, a diversidade cultural se destaca, pois, com um time espalhado pelo Brasil, composto por pessoas diferentes, de estados distantes e vivências assíncronas, passa-se a conviver com pontos de vista alternativos e ideias novas. Esse processo soma e muito, ao ecossistema corporativo. Ademais, graças ao virtual, atualmente, é possível conciliar o pessoal com a nossa carreira em um mesmo espaço. Esse fator, entre outros, agregam bem-estar e qualidade de vida ao nosso cotidiano”, enfatiza Ellen.

 

Uma entrevista crucial para quem procura alinhar seus valores com o cargo de seus sonhos

 

Outra fantástica apresentação aconteceu das 11h30 às 12h30. Esse foi o momento quando o palco se abriu para falar a respeito de “Fit Cultural: como escolher um estágio alinhado aos seus valores”. Para tanto, foram convidados: o sócio-diretor da Youleader Brasil, Cauê Oliveira,(;) a apresentadora do podcast Trampo do Dia e diretora de RH da Graded School, Renata Romanich(;) e o presidente da ABRH Bahia, Vitor Igdal.

 

Essa mesa redonda mostrou-se pertinente, pois teve como objetivo alinhar as expectativas dos educandos quanto ao pontapé inicial de suas vidas laborais. Assim como o COO da Alura, Adriano Almeida, participante do dia anterior, julgou-se necessário trafegar por assuntos como a ansiedade do discente na hora de se preparar para o mercado. Além disso, “o candidato deve admitir suas preferências e ligá-las, sem receio, com os diferentes ambientes de trabalho. Busque a oportunidade capaz de ‘dar match’ às suas qualidades. A partir disso, você poderá identificar o local onde o desempenho de seu papel acontecerá de maneira mais tranquila e feliz. No mais, tenha clareza dos próprios valores, esse é um ponto imprescindível para reconhecer um Fit Cultural”, coloca Renata. 

 

Um aulão recomendado para quem quer turbinar sua carreira 

 

Por fim, das 13h45 às 14h10, o apresentador do programa #Provoca e comentarista do Jornal da Cultura, Marcelo Tas, gravou algumas “Dicas de carreira” para todo o público. As indicações foram certeiras, bem humoradas, incisivas e carregadas de experiências. Em horas como essa, a melhor coisa a se ouvir são histórias as quais podem te incentivar e guiar para o sucesso. 

 

Para tanto, ele conta um pouco da sua: “a quem desconhece, o meu nome não é Marcelo Tas, porém, Marcelo Tristão Athayde de Souza. Nessa diferença reside um dos motivos responsáveis por me trazerem até aqui. Foi por meio de um jornal da faculdade, onde pude renascer com uma nova personalidade. Resolvi assinar as matérias como Tas e, sem saber, havia começado a traçar um novo rumo à minha vida. Contudo, não é preciso repetir o batismo e alterar sua alcunha para passar por uma transformação. Pelo contrário, basta demonstrar motivação e ter iniciativa. Por isso, coloque em mente: uma carreira não é algo retilíneo. Trata-se de inúmeras idas e vindas, buracos e lombadas, dúvidas e encruzilhadas. Coragem, no final mudar terá valido a pena”, finaliza.

 

Quer conferir outros conselhos nesse direcionamento? Então, entre no nosso site e veja os programas intitulados Minuto Carreira. Em apenas 60 segundos, você já sai com um conhecimento melhor lapidado e enriquecido. Toda fração de tempo é válida para incrementar seu repertório.

 

Próximas atrações da Feira

 

Chegou até aqui? Então corra para não perder nem um segundo da programação incrível pela frente. Como já dito, neste exato momento, das 14h30 às 15h30, acontece uma palestra inspiradora, mediada pela jornalista Laura Pereira, acerca dos “Jovens Líderes: histórias de protagonismo”. Quem irá estrelar o palanque são a presidente executiva da Brasil Júnior, Beatriz Nascimento; o sociólogo e escritor, Evandro Cruz Silva; e o CEO do Todos Por Uma, Mateus Lima. Se você é um lecionando e pretende dar um up no seu perfil, fique ligado! Assista aqui.

 

Ainda hoje, das 16h às 17h, uma discussão entre representantes da Alstom Brasil, Swiss Re e InterCement tratará sobre “Processo seletivo sem mistério: selecionadores contam como ir bem em um processo”. Na sequência dela, das 17h15 às 18h15, para fechar o dia, caberá aos dois criadores do Econoweek, com o host de membros do Nube, apresentar a questão das “Finanças pessoais e investimentos”. Não tem como ficar de fora!

 

Porém, a Feira ainda tem muita coisa para acontecer! Afinal, vai até 1º de setembro, quinta-feira! Veja neste link a programação completa! Por fim, também haverá o sorteio de prêmios exclusivos! Os resultados serão divulgados durante e depois do evento. Para concorrer, é preciso estar participando dos painéis ao vivo!



Gostou do cronograma? Então, prepare-se, organize seu tempo, fique atento e bom proveito. Estamos te esperando! Para mais sugestões como essa, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais! Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade. 

 

O Nube confia na sua evolução e torce sempre pelo sucesso.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete