Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-rolou-ate-aqui-da-feira-de-estagios-nube-2022

O que rolou até aqui da Feira de Estágios Nube 2022 

Notícia | 30/08/2022

Pedro Fagundes

A Feira de Estágios Nube 2022 finalmente começou. Foram meses de preparação com o intuito de fazer, deste momento, o mais especial possível para cada estudante ao redor do país. Já são mais de 110 mil inscritos, centenas de empresas e instituições de ensino como parceiras. Mais uma vez em seu formato 100% on-line e gratuito, o objetivo é, justamente, impactar a vida de todos os públicos. Hoje cedo, das 10h às 11h da manhã, contamos com a palestra de abertura do evento: “Economia 4.0 e o impacto no seu estágio”. O bate-papo teve a participação ilustre de representantes do Briyah Institute, Alura e Oracle. Quer ficar por dentro dos principais destaques da conversa e já se preparar para o restante do dia? Acompanhe a matéria a seguir.

 

A primeira apresentação de toda a Feira de Estágios acabou às 11h. Como esperado, foi um absoluto sucesso. Muitos ensinamentos foram transmitidos, algumas dicas conseguiram ser passadas e, claro, pôde-se abrir os olhos para um futuro mais nítido, revolucionário e promissor. Porque não, agora, com uma ajudinha dos palestrantes, repassar alguns dos conceitos abordados? Fique conosco.

 

Panorama geral do tema

 

A noção de indústria 4.0, também conhecida como “a Internet das coisas”, consiste em um mecanismo responsável por dar nome a empreendimentos os quais utilizam, em grande escala, do armazenamento em nuvem, robótica, inteligência artificial e sistemas digitais. Em decorrência disso, essa metodologia tem enfoque em mercados como a indústria e call centers.

 

Para se ter uma ideia do impacto presente nesse salto tecnológico, segundo um levantamento realizado pela Accenture, caso essa ferramenta seja devidamente implementada em piso nacional, o PIB brasileiro tende a crescer em 39 bilhões de dólares até 2030. A questão, neste momento, é conseguir preparar o solo a fim de difundir esse projeto pelo território. O esforço já começou, porém, em passos lentos. Conforme a Agência Brasileira de Desenvolvimento (ABDI), apenas 27% do setor investe, ativamente, nesse projeto.

 

Além de seus inúmeros benefícios técnicos, a inserção dessas utilidades provou-se ainda mais essencial no contexto da pandemia. Com o afastamento dos trabalhadores de suas labutas e a ascensão do mundo virtual, pensar em soluções para esse cenário era algo de extrema urgência. A fim de “manter a roda girando”, o campo da web apresentou-se como ideal para guiar o futuro. “A pandemia trouxe a afirmação do ambiente on-line. Quando nos deparamos com o contexto da Covid 19, percebemos a necessidade de mover para o remoto. Hoje, mais de 50% dos nossos estagiários ao redor do Brasil trabalham dessa forma. Isso implica em uma importante quebra de fronteiras, a qual viabiliza uma maior troca de experiências e proporciona o desenvolvimento”, coloca Taciane Kanashiro, LAD Program Manager da Oracle.

Problemática do universo de TI

 

A preponderante força motriz responsável por movimentar a indústria 4.0 é a área de serviços. Por meio dela, companhias de inovação, como a Assine Bem e Total IP, são capazes de oferecer programas e suportes às outras entidades. No entanto, apesar da excelente oportunidade e agitação no mercado, a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) aponta uma pulga atrás da orelha. De acordo com dados fornecidos, até 2024 a área de TI (Tecnologia da Informação) demandará, no país, cerca de 420 mil contratados. Todavia, essa projeção é superior ao número de possíveis trabalhadores inseridos nesse campo de atuação, anualmente. Ou seja, faltarão pessoas para preencher as vagas de tecnologia.

 

Como você estagiário deve se comportar?

 

Antes de tudo, saiba as exigências demandadas pela sua área de ofício. Um estudante capaz de demonstrar interesse e um pouco de conhecimento prévio sobre o tema já larga alguns metros à frente dos demais. Para tanto, entre as atividades correntes estão: controle e manutenção do banco de dados, elaboração de relatórios  e prestação de suporte técnico.

 

Uma vez dentro de uma organização do ramo, ponha em prática o conteúdo instruído em sala de aula. Ademais, aprender com os colegas e o mundo a sua volta é ainda melhor, visto a troca de experiências. Quem falou mais a respeito do tema foi o COO da Alura, Adriano Almeida. “A ferramenta fundamental para se adaptar no universo da economia 4.0 é o gosto por aprender. As tecnologias utilizadas daqui a 2 anos, ou até menos, já serão diferentes das de hoje. Para se tornar um profissional capaz de navegar nesse mundo, a melhor ferramenta a se investir é o conhecimento. Para tanto, saiba estudar e domar a ansiedade. Muitas vezes olhamos para os outros e os etiquetamos como gênios. Esse termo não existe. A diferença está no proveito em armazenar saberes”, destaca.

 

Por fim, fica a recomendação: quem se propõe a iniciar essa carreira fica sempre em alerta para os lançamentos e novidades relacionadas a sua esfera. Não à toa, o nome dado ao departamento é “inovação”. Invista em determinação e coloque-se em evidência.

 

Próximas atrações da Feira

 

Chegou até aqui? Então aperte o passo e não perca nem um segundo da programação incrível pela frente. Das 11h30 às 12h30, membros da Hyundai, A.C. Camargo Câncer Center e Novo Nordisk apresentam “O que as melhores empresas propõem para o desenvolvimento de estagiários”. Sem sombra de dúvidas, trata-se de um bate-papo fundamental para incentivar você, aspirante a vagas e oportunidades, a procurar por um espaço dentro das instituições. Portanto, busque acender essa chama e perceba como o estágio pode ser o responsável por mexer com todos os seus panoramas e te reinventar por completo. Corra lá!



Ainda hoje, às 13h45, uma discussão, administrada pelo Nube, responderá à seguinte pergunta: “Quero estagiar! Por onde eu começo?”. Depois dela, às 14h30, caberá às diretoras e gerentes da Azul, Bluefit e Sharecare Brasil falarem sobre “O papel do estágio para a formação do profissional multiskill”. Por fim, às 16h, um time composto por encarregados do Banco Mercantil do Brasil, Kupper Advocacia, TV Cultura e Azul irão tratar das “Áreas que mais abrem vagas de estágio no Brasil”. Não tem como ficar de fora!

 

Porém, a Feira ainda tem muita coisa para acontecer! Afinal, vai até 1º de setembro, quinta-feira! Veja neste link a programação completa! Por fim, também haverá o sorteio de prêmios exclusivos! Os resultados serão divulgados durante e depois da Feira. Para concorrer, é preciso estar participando dos painéis ao vivo!

 

Gostou do cronograma? Então, prepare-se, organize seu tempo, fique atento e bom proveito. Estamos te esperando! Para mais sugestões como essa, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais! Ah! Não esqueça de conferir o nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade. 

 

O Nube confia na sua evolução e torce sempre pelo sucesso.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe