Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-as-metas-sem-pressao

Como lidar com as metas sem pressão? 

Notícia | 26/08/2022

Larissa Almeida

A palavra meta pode gerar uma tensão em algumas pessoas, ela indica algo a ser alcançado, mas não necessariamente com urgência. Estabelecer esse costume é um passo fundamental para o sucesso, não só na área empresarial, como em qualquer outra. Ao cogitar a sua eficiência, conseguimos enxergar o potencial e tirar a carga negativa dessa ação, pois um bom prestador sabe como administrá-la e viver sem pressão. Para se destacar no estágio ou aprendizagem, é preciso metrificar suas atribuições e assim, superar as expectativas estipuladas. Como forma de entender a função desse recurso e gerenciá-lo bem, fique até o final desta matéria e anote as dicas.

Definir os objetivos é o primeiro passo para alcançá-los

Para começar, listar os objetivos pode ser uma tarefa útil em vários momentos da vida, mesmo sendo referência do ambiente corporativo, nada impede de determinar uma linha de progresso até o prêmio final em conquistas pessoais. “Eu brinco sobre usar o método de gestão de resultados em tudo na minha vida. Não é só no trabalho ou em algum grande projeto. Alvos podem ser aplicados em qualquer situação com algo relevante a ser atingido”, conta a gerente de gestão, Talita Bortolon Bazza.

Isso não é adequado apenas em situações individuais, para funções de grupo também é uma alternativa a ser considerada, afinal, elas podem aumentar a produtividade e atingir uma média com mais facilidade. “Quando temos muitas pessoas envolvidas em algo, o estabelecimento tem papel fundamental no alinhamento e na clareza para definir as responsabilidades”, aconselha a gerente. Assim, é possível administrar com precisão os feitos particulares em relação ao resultado total e localizar qual instante tem roubado mais tempo da equipe.

Trabalhar com metas proporciona benefícios além da remuneração final

As bonificações ou comissões são o motivo de muitos olhos brilharem e gerar o sentimento de disposição constante para ultrapassar os desafios. As organizações têm o costume de presentear os profissionais de destaque, assim, a dedicação ganha um valor maior. “Existem diversas formas de recompensas, financeiras ou não. Como um ótimo gestor, o elogio, reconhecimento público e comemoração com o time é essencial, isso reforça a cultura, o senso de pertencimento e eleva o engajamento. Em termos monetários, isso varia conforme a política de cada corporação. O importante é deixar a regra clara desde o início”, explica a também graduada em engenharia química, Talita Bazza.

Saber lidar com metas não faz parte de nenhuma vocação específica, apesar de parecer difícil, todos devemos construir essa capacidade

Saber lidar com medidas pré estabelecidas não é um talento, logo, qualquer um consegue desenvolver essa capacidade. Uns têm mais maestria quando comparado aos outros, mas é válido considerar as particularidades de cada perfil e saber como usar isso ao seu favor, então, a auto análise é bem vinda. Os cargos preenchidos com essa exigência não vão encontrar um candidato com a característica “cumpridor de metas” no currículo, mesmo assim, existem outras atribuições de relevância. “As principais características para procurar em um colaborador são a persistência, resiliência, antifragilidade e auto motivação constante”, aponta a especialista. Para quem se identifica pode ser uma boa aposta.

A falta de preparação é comum a quem nunca utilizou nenhuma metodologia ou montou a sua própria rotina. No entanto, não se preocupe, o Nube te ajuda nessa! A TV Nube preparou um episódio em seu programa Dicas de Carreira com esse tema, dessa maneira é só acessar e aproveitar o conteúdo! Além disso, a profissional em gestão de projetos, Talita, compartilha uma das técnicas para auxiliar as pessoas com dificuldade nessa missão:


Primeiro passo: ter força de vontade;
Segundo passo: começar devagar, definindo em torno de uma a duas metas por dia;
Terceiro passo: organizar a gestão de acompanhamento. Assim, quando o método estiver mais absorvido e a rotina dos objetivos estabelecida é possível seguir para a próxima fase;
Quarto passo: partir para mais indicadores. O recomendado é ter no máximo cinco alvos ao mesmo tempo.

De acordo com a avaliação acadêmica da gestora, existem pesquisas para mostrar como fixar um propósito sem o planejamento adequado pode atrapalhar tanto quanto não estipular nada. Assim aponta o artigo: Harvard Business School: Goals gone wild – Metas insanas.

Não se preocupe com as falhas, nem sempre estamos aptos para alcançar os resultados. No entanto, devemos estar dispostos a corrigi-lás

A avaliação dos resultados deve ser um costume, mas também é indispensável atentar-se aos pedidos, pois todas as exigências pessoais ou organizacionais têm a obrigação de ser pautadas dentro de perspectivas reais. Ou seja, não se cobre pelo inalcançável. Dessa maneira, ao não atingir o esperado é indicado compreender qual foi o atraso da vez, essas informações estão contidas em feedbacks e reflexões.

Após identificar o problema, conter essa noção não é suficiente, busque evoluir por meio de treinamentos, testes dos procedimentos usados, corrija os erros e continue a jornada. “É importante trabalhar a automotivação e a maturidade diante das adversidades. O desafio vem daí, se fosse fácil, não seria um projeto. As justificativas sempre existem quando algo não dá certo, mas quando estamos submetidos a essa dinâmica é preciso encontrar resultância”, aconselha a profissional.

Para te ajudar lidar com essa e outras situações do meio dos negócios, o Nube mantém o blog atualizado com diversas matérias abordando a temática de maneira didática. Os conteúdos são voltados para o gestor e o candidato! Então, se você quer se destacar ainda mais, não deixe de conferir as dicas exclusivas para conseguir o seu espaço e ser referência no ramo.

Uma das suas metas é conquistar um estágio? Para ficar ainda mais inteirado sobre as novidades do mundo business não esqueça de se inscrever na Feira de Estágios Nube 2022! Já é na próxima semana! Serão três dias repletos de conteúdos pensados para deixar de lado todas as dificuldades de participar de um ofício. Além de conhecer personalidades incríveis como a jornalista Marina Machado, a LAD Program Manager Taciane Kanashiro, o especialista em Personal Branding Higor Gonçalves e outras. Vale lembrar: os painéis e talks ao vivo contam com certificado de horas complementares. Você pode concorrer a prêmios mesmo a distância! Não perca tempo e venha fazer parte desse evento. Claro, concorrer a milhares de vagas!

Ainda não acabou! Siga o Nube nas redes sociais pelo @nubevagas, estamos ansiosos pelo seu follow e interação no Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e Facebook. Baixe já nosso app, disponível para android ou IOS e ative as notificações.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete