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Como se diferenciar da concorrência? 

Notícia | 24/08/2022

Laura Pereira

Seja por necessidade ou desejo, o empreendedorismo vem conquistando cada vez mais espaço. Gradativamente estagiários, aprendizes e efetivos anseiam por criar sua própria marca. Entretanto, em um mercado volátil e competitivo, é preciso ir muito além dos conceitos básicos para realmente ser um destaque. Sendo assim, investir em uma boa gestão operacional, ter um controle financeiro e buscar sempre entregar o produto com a maior qualidade são apenas alguns pontos essenciais. Nesse sentido, descubra dicas de como conduzir o seu negócio para o sucesso! 

É preciso ir além dos conceitos básicos se você realmente quer ter um empreendimento de sucesso

Conforme o boletim do Mapa das Empresas, publicado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de organizações no país. O saldo no período ficou positivo e o total daquelas ativas subiu para 19.737.257. Neste cenário, é vital encontrar meios para ter mais visibilidade. 

Para sempre caminhar na frente da concorrência e consolidar uma posição de referência, é necessário sair da caixa, ir além do óbvio e do facilmente copiável. Ou seja, é imprescindível agregar valor em todos os âmbitos. Afinal, a comunicação é um poderoso diferencial competitivo, logo, é uma ferramenta crucial no processo de posicionamento, fidelização e reputação do estabelecimento. 

Consoante a Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (ARQ1), a conduta é muito importante para criar um relacionamento singular. “Quando você fortalece os laços com o seu cliente e proporciona a ele experiências únicas e personalizadas, cria uma conexão para transcender os limites da preferência da sua companhia, tornando-a única na decisão final dele”, afirma. 

A interação com o consumidor é fundamental e deve ser cuidadosamente pensada, planejada e estabelecida, a fim de gerar resultados positivos e produtivos. “Comunicar o valor da sua loja não é algo para ser feito da noite para o dia, como muitos prometem. Ela deve ser constante e sólida, funcionando como o alicerce necessário para se manter durante anos. Isso demanda um processo mais elaborado para tal”, explica o empreendedor.

Entretanto, o que é preciso para construir uma marca de sucesso? Amieira separou algumas dicas. Confira: 

1) Invista em um briefing bem elaborado: 

De acordo com o especialista, o primeiro passo para construir um posicionamento forte e bem consolidado, compreende-se na elaboração de um briefing completo e detalhado. Para traduzir, o conceito significa um conjunto de referências ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um projeto. “É necessário conhecer para criar, por isso, o autoconhecimento é de suma importância nesta primeira etapa de construção”, revela. 

“Antes de qualquer tomada de decisão, é preciso fazer o levantamento de todas as informações referentes à empresa, bem como os seus produtos e serviços a serem oferecidos”, explica Amieira. O documento precisa estar recheado e conter o maior número de minúcias possíveis, como o público-alvo, objetivos e propósitos, pontos fortes e fracos, bem como oportunidades e ameaças, entre outros tópicos. 

2) Tenha uma boa percepção de marca: 

Após metrificar tudo, com os conhecimentos diretos e indiretos da entidade, é o momento de aprofundar e desenvolver o parecer do negócio. “Aqui é quando definimos a personalidade, assim como quem são suas personas. Ou seja, as representações fictícias do seu cliente ideal, para entender qual é o perfil e o comportamento do seu consumidor, com o objetivo de criar mais afinidade e identificação com ele”, destaca Amieiro. A autenticidade é um dos principais elementos, pois permite criar conexões emocionais e afetivas com os internautas, compreendendo o conjunto de características associadas a ele, como confiança, inteligência, carinho, acolhimento e cuidado. 

3) Apresente uma proposta de valor: 

Para se diferenciar no mercado e na vida de quem procura a sua instituição, é imprescindível entregar além de um produto ou serviço de qualidade. “A proposta de valor é a experiência para o seu cliente protagonizar, ou seja, a satisfação do público”, explica o CEO (Chief Executive Officer) da agência Aquarium. 

No entanto, para essa meta ser alcançada de maneira eficaz e verdadeira, ela deve condizer com as qualificações e competências da corporação. “Assim, você não vai prometer algo no qual não é capaz de cumprir, resultando na frustração do cliente e prejudicando a imagem”, pontua Amieiro. 

4) Prepare a melhor voz para a marca: 

Uma empresa de sucesso é aquela com uma comunicação objetiva e transparente, deixando claro seus intuitos. Definida por um conjunto de ações, a voz da marca representa um papel essencial: o de encantar e fidelizar o consumidor. Ela funciona como a síntese objetiva da missão, visão e valores organizacionais. Por isso, é importante ser cuidadosamente pensada e planejada, a fim de evitar possíveis ruídos, pois eles podem prejudicar o entendimento e o relacionamento”, salienta o empresário. 

Se quer começar um negócio, invista no e-commerce

Com a pandemia, o e-commerce ganhou foco. Dessa forma, se tornou desnecessário se deslocar até uma loja para adquirir uma mercadoria. Afinal, na Internet é possível encontrar uma ampla gama de opções e ainda ter acesso ao review de seus utilizadores. 

Para Vitor Mateus Lima, CTO (Chief Technical Officer) da Magis5, existem muitas vantagens nessa economia digital e a expansão de alternativas de segmento também é favorável. “Essa tendência só vai aumentar, pois, atualmente, as pessoas estão começando a optar por comprar itens os quais antigamente nem se imaginava no sucesso on-line, como vestuário, itens personalizados e até mesmo produtos delicados. Aí está uma ótima oportunidade de mercado”, ressalta. 

Segundo dados da Shopee, o número de vendedores do Brasil na plataforma cresceu 600% e cerca de 85% das vendas realizadas ali são de comerciantes de dentro do país. “Antigamente, existia muito medo de adquirir em sites internacionais, especialmente os da Ásia, por receio do produto não chegar, de haver ofertas ‘fake’ ou até mesmo de ter o cartão clonado”, pontua o CTO. Todavia, esse estigma vem sendo rompido e as estatísticas demonstram um poderoso indicativo de como o brasileiro se reinventou em tempos de crise. 

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