Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-o-impacto-de-um-bom-curriculo

Qual o impacto de um bom currículo 

Notícia | 23/08/2022

Carolina Amaral

A procura por estágios de qualidade torna-se cada vez mais difícil. Chamar a atenção positivamente é de extrema importância para causar impacto e não ser esquecido. Para isso, tomar cuidado com algumas questões como a utilização correta da língua, uma postura de respeito e responsabilidade, boa conduta e comunicação são essenciais. Contudo, logo em um primeiro contato, como demonstrar tudo isso de forma prática, rápida e sucinta? Veja agora algumas dicas, técnicas e abordagens indispensáveis!

Uma pesquisa recente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágio), perguntou a mais de 23 mil pessoas “Qual a maior dificuldade de ser aprovado em um processo seletivo?”. Os resultados mostraram 23,19% dos entrevistados considerando as empresas muito exigentes, assim como 5,11% acham a seleção demasiadamente rigorosa. Em contrapartida, 8,13% julgam os candidatos cada vez mais qualificados, 40,77% pensam haver muita concorrência para poucas vagas e, 22,80% afirmam não existirem problemas, basta estar bem preparado. Tendo em vista esse levantamento, é interessante analisar a disparidade das avaliações concordantes sobre um mercado de trabalho gradativamente mais competitivo e exigente. Nesse sentido, ir atrás de capacitações e maneiras para se destacar é essencial. Entretanto, a forma como um indivíduo se apresenta em um teste ou entrevista de emprego diz muito sobre suas intenções, começando por um currículo bem estruturado.

 

Por que um CV bem feito é tão importante?

Um CV, do latim curriculum vitae (carreira de vida), é um documento usado para descrever a trajetória profissional de alguém, abordando suas vivências, estudos, conhecimentos, dados e intenções. Também utilizado como uma espécie de cartão de exibição do solicitante, além de ser a primeira imagem adquirida pela instituição a qual se dirige. Assim, torna-se uma etapa de extrema relevância para ser notado positivamente e ser lembrado pelo empregador.

Desse jeito, torna-se a interação inicial com a entidade e, lembrando do ditado “a primeira impressão fica”, expressar uma personalidade responsável, interessada e competente já soma muitos pontos e garante uma moral. “Hoje em dia, à procura de um estágio, vejo como é essencial ter um currículo de destaque. As melhores chances estão bastante concorridas e essa é a primeira possibilidade de ser visto pela corporação. É preciso assumir um posto de visibilidade, ser contrário a isso só traz desvantagens e não se consegue nada”, opinou Luisa de Lucena, estudante de jornalismo da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei). 

 

Quais erros bobos podem te levar a perder sua oportunidade?

Alguns deslizes na hora de formular esse certificado podem parecer pequenos, mas fazem grande diferença para quem está avaliando. Deixar de colocar as informações mais relevantes, como a formação ou escolaridade em andamento, cursos realizados, conhecimentos em softwares e idiomas, por exemplo, são itens a se considerar em uma triagem. “Quando faltam dados, a pessoa pode não ser considerada para um cargo completamente dentro das suas especializações e de acordo com o seu perfil. À vista disso, acaba perdendo a sua chance”, explica a administradora de vagas do Nube, Thaís Fernandes. 

Nesse sentido, Luisa expõe suas maiores dificuldades e aflições em meio ao tema. “Tenho muitos problemas com essa elaboração. Desde a escolha das palavras perfeitas para serem usadas, até as informações cruciais para sobressair sem me estender demais. Realmente não sei formular um bom currículo”, afirmou ela. 

A discente não está sozinha quando o assunto são essas aflições. Diversos jovens se sentem perdidos nessa etapa por estarem lidando, em sua maioria, com um primeiro contato com empregatício. Com o intuito de tranquilizá-los e dar uma direção para seguir, o Nube disponibiliza em sua plataforma, um curso gratuito e on-line com o objetivo de auxiliar nesse processo de formatação e composição. O treinamento “Como Elaborar um Currículo!” garante certificado de cinco horas complementares, contribuindo para ajudar na faculdade e incrementar as aptidões. Aprenda a valorizar suas experiências e entrar na disputa do mercado a partir da simplicidade, clareza e objetividade.

 

Enviou o currículo e foi convocado? Aprenda algumas dicas!

Após vencer a fase inicial de se candidatar, chega o momento de conquistar o selecionador. Nessa parte, outras questões devem conter precaução, a postura na hora de se apresentar é uma delas. “A performance durante a entrevista vai fazer total diferença. Alguns tópicos analisados refletem se os objetivos pessoais e profissionais estão em harmonia com os da empresa e setor para o qual seria designado, juntamente com o nível de interesse pela área”, afirmou Thaís. Ter cautela com o português também é uma dica valiosa. Evitar pronunciar palavras incorretas, gírias, palavrões e qualquer uso inadequado da língua é sempre uma boa ideia.

A ansiedade é um empecilho comum e pode trazer muito desconforto e angústia nesse momento. “A preocupação em falhar e não conseguir me deixa tensa e, muitas vezes, sinto não ter dado o meu melhor por causa disso”, afirmou a universitária. Outro conselho, contribuinte para gerar mais conforto e confiança, diz respeito a conhecer bem o local e a vaga a qual está aspirando. Analisar bem aquela instituição, a partir de uma procura em saber como funcionam, suas metas, práticas e finalidades, assim como a função em específico, quais as tarefas, atividades e ambições envolvidas, contribui para se inteirar mais e reconhecer se aquele é de fato o seu sonho, além de ajudar na preparação para alcançar o sucesso. 

No mais, a ética, o interesse em aprender e o comprometimento são indispensáveis em qualquer circunstância. Princípios morais são algo universal e necessário para um ambiente de trabalho de respeito, colaboração e amizade. A busca por conhecimento torna o processo de treinamento e, posteriormente, aplicação do conteúdo na prática, muito mais funcional. Além disso, a troca realizada nos feedbacks é mais fluída e produtiva se a pessoa tiver comprometimento com suas demandas, equipe e organização.

 

Gostou do texto? Se conseguirmos te ajudar, compartilhe com os amigos para também se beneficiarem. Acompanhe também nossas redes sociais e blog, são conteúdos diários postados no Instagram, TikTok, Linkedin, Youtube, Facebook e Twitter. Baixe também o nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS, e fique por dentro das novidades. Não se esqueça de deixar as notificações ativas para não perder nada. Conte conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete