Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
encontre-a-melhor-forma-para-procurar-por-vagas-de-estagio

Encontre a melhor forma para procurar por vagas de estágio 

Notícia | 23/08/2022

Pedro Fagundes

É natural você encontrar dificuldades ao aplicar para uma vaga de estágio? Não consegue achar a oportunidade ideal para seu perfil? Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) — a qual contou com 6.608 estagiários, jovens aprendizes e aspirantes — essas complicações são as mais diversas. Há em tenha medo das dinâmicas de grupo (26,18%), outros da entrevista (26,18%), alguns das redações exigidas (26,01%) e um restante dos testes, sejam de português, inglês ou psicológicos. A proximidade das porcentagens, inclusive, mostra como, no geral, todos os itens são adversidades comuns aos estudantes. Portanto, se estiver em busca da resolução para esses problemas, acompanhe a matéria a seguir.

 

As novidades do mundo corporativo digital

 

Desde março de 2020, o mundo mergulhou em uma nova era das relações. O universo digital, definitivamente, já existia há algumas décadas. Entretanto, ele era mais relacionado ao lúdico, como as redes sociais, jogos e o lazer. Foi, somente, após a insurgência da pandemia do coronavírus quando esse cenário passou a impactar as corporações Brasil afora e provocar mudanças. De acordo com um levantamento da CNBC, 84% dos recrutadores do país já estão adaptando seus processos seletivos para o on-line. A transformação foi inesperada e aconteceu de um instante para o outro. Hoje, em 2022, é possível enxergar como ela também foi benéfica a todas as partes envolvidas nesse procedimento. 

 

Para a selecionadora do Nube, Joyce Nery, “o remoto veio para auxiliar e apresentar inúmeras possibilidades. Esse ecossistema a distância promoveu, nas companhias, a contratação de colaboradores residentes de todos os cantos do território, algo extremamente positivo para acrescentar experiências ao local de trabalho. Além do mais, esse fenômeno aumenta a abrangência de vagas a qual o estudante pode concorrer. Por isso, prepare-se para uma diversidade de chances e as explore ao máximo”, aponta.

 

Por outro lado, é necessário compreender como essa comodidade jamais deverá implicar em um relaxamento. Quem pontua isso é o analista de gente e gestão pleno da Empiricus, Bruno Tavares. “A praticidade de ‘um clique’ para aplicar a um cargo, inegavelmente, é um recurso sensacional e ajuda pessoas no planeta inteiro. No entanto, sua característica nunca poderá ser relacionada com o relaxamento por parte do concorrente. Pelo contrário, recomenda-se usufruir dessa facilidade até a última gota. Logo, corra atrás da vaga, dedique tempo para afinar os seus interesses, reserve horas do seu dia para estudar a empresa, prepare-se para as entrevistas, pois elas estão cada vez mais inventivas. Por fim, fuja do padrão e atualize-se”, pontua.

 

Se você está interessado em desafiar os arquétipos e dar um passo à frente em direção a organização dos seus sonhos, siga os tópicos abaixo:

 

- Identifique, nos estudos, suas preferências

 

Antes de qualquer outra etapa, é preciso compreender onde você está e para onde deseja ir. Para tanto, o ambiente universitário — e educacional, via de regra — é perfeito para aprender e descobrir preferências. Portanto, procure, na sala de aula, entender as correlações do conteúdo abordado com as ocasiões à sua frente. Feito isso, lembre-se de deixar portas abertas, não apenas para um objetivo. Quando se trata do início de uma carreira, o crucial é adquirir experiência. Claro, mantenha seus sonhos sempre na mira, um dia você chegará lá!

 

- Some experiências: incremente o seu currículo

 

Um ponto muito relevante para aproveitar a abertura de cada brecha a sua frente é buscar acrescentar conhecimentos ao seu repertório. Tendo isso em vista, participe de palestras, faça cursos, vá em webinars e explore todo esse vasto campo. “Atualmente, o mercado não  está mais interessado em contratar quem só sabe fazer o ordenado. Espera-se alguém engajado, com um pensamento diferente e capaz de propor ideias. Portanto, corra atrás de informações fora do seu microcosmos de atuação. Amplie o seu know-how, vá ao cinema, museus, exposições, leia um livro, enfim, tenha papo. Um requerente sem assunto para falar na entrevista não vai passar, ponto final. Então agarre no sentimento da descoberta e evolua”, enfatiza Tavares. 

 

- Prepare seu currículo

 

Depois de dar um up na sua bagagem, chegou a hora de montar um currículo (CV). Para tanto, procure pensar da seguinte forma: um CV é a sua vitrine para todas as entidades contratantes. Logo, sem ele, os sucessos e feitos fantásticos da sua vida ficarão escondidos dentro das caixas, sem exposição nenhuma. Ou seja, jamais chegarão ao outro lado. Por isso, não tenha medo de gastar algumas horas a fim de construir um curriculum vitae bem trabalhado. “Organize as informações cruciais para esse primeiro contato com o selecionador. Inclua dados pessoais como e-mail e telefone. Adicione cada conquista relevante, como obras acadêmicas, trabalhos voluntários, projetos pessoais e conhecimentos técnicos”, ressalta Joyce. 

 

Além do mais, procure deixá-lo sempre atualizado. Ele deve ser fluido e dinâmico como os aprendizados do seu dia a dia. Especifique, também, as atividades inseridas nele, esse ponto agregará valor a cada uma delas. Quanto ao visual, capriche em sua execução. Pode até não ser um fator determinante para a escolha, mas demonstra interesse e disposição. Uma última sugestão é recorrentemente tentar adaptá-lo conforme o perfil da instituição. O triunfo, por muitas vezes, reside nos detalhes.

 

- Mantenha-se atualizado em sites de busca 

 

Com tudo pronto, a prospecção deve começar. Ou seja, cabe ao candidato iniciar uma procura ativa em portais como o Nube, Contudo, é notável frisar a necessidade de manter um acompanhamento frequente a essas plataformas. De nada valerá se inscrever site caso nunca retorne a ele para conferir o painel de vagas, não checar a caixa eletrônica e nunca atender aos telefonemas. Isso sem nem mencionar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para quem for baixá-lo, deixe sempre as notificações ligadas, assim, não irá perder nenhuma novidade. Ademais, outra recomendação é se atentar ao LinkedIn. A partir dele, é possível fazer contatos e desenvolver um bom perfil.

 

- Busque o autoconhecimento

 

O autoconhecimento é um processo, logo, demanda tempo para a evolução. Todavia, ele permite desenvolver a percepção dos seus pontos fracos e fortes. A partir disso, ficará mais claro a você quais comportamentos necessitam de uma melhora e como isso pode ser feito. Do outro lado, identifica-se, também, os seus talentos. Com base nisso, ao ler a descrição de uma ocupação será simples correlacionar as competências requisitadas com as oferecidas por você. Por fim, essa habilidade ainda auxilia no momento de uma entrevista, quando se fará necessário realçar suas qualidades.

 

- Pesquise sobre a empresa

 

É imprescindível procurar saber sobre o local o qual você aplica. Pesquise um pouco de tudo: endereço na web, ramo de exercício, trabalhos notórios e até um pouco da política deles, se for factível. Cada ponto desse demonstra interesse da sua parte na oportunidade, algo chave para o ato educativo escolar supervisionado. “Utilize das ferramentas digitais para ir atrás desses dados. Com o LinkedIn, por exemplo, é possível ter acesso até mesmo à carreira e o contato de quem te ligou, do seu eventual futuro chefe, e aí vai. Investigue”, finaliza o recrutador da Empiricus. 



Gostou dos nossos conselhos? Já se sente mais preparado para curtir o próximo lance? Então, se prepare, organize-se, fique atento aos detalhes e boa sorte! Para mais orientações como essa, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais! Ah! Não esqueça de conferir o nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

 

Quer mais outro conselho? A Feira de Estágio Nube 2022 está cada vez mais perto. Para participar, é só acessar aqui. O evento acontecerá, inteiramente on-line, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Assistindo aos painéis e palestras, serão disponibilizados certificados e você ainda concorre a prêmios incríveis e, claro, milhares de vagas. Estamos te esperando! 

 

O Nube confia na sua evolução e torce sempre pelo sucesso.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete