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A inteligência emocional no mundo corporativo 

Notícia | 22/08/2022

Ana Clara Lima

Ultimamente, os debates sobre as precauções com a saúde estão por toda parte. Houve uma certa conscientização acerca da importância do cuidado, não apenas com a física, mas também com a mental. Nesse sentido, saber ponderar as afetividades pelos ciclos por onde se passa é essencial para o bem-estar pessoal e coletivo, principalmente quando falamos sobre o ambiente de trabalho. Dessa forma, compreenda os impactos dessa prática e como ela pode te ajudar a trilhar uma carreira de sucesso.

 

  • A importância da inteligência emocional

 

Esse é um termo da psicologia designado para a habilidade humana de manejar suas emoções. Ela é quem determina a forma como as pessoas lidam com as adversidades do cotidiano. Saber usá-la ao seu favor é fundamental para obter resultados positivos em suas tarefas. Quando não há um bom desenvolvimento dela, geralmente situações não são tão bem aproveitadas quanto poderiam. 

Levando em consideração o mundo virtual no qual estamos inseridos, a atenção com o lado interior se faz necessária. Cada vez mais percebe-se a digitalização das relações interpessoais e seus impactos. Portanto, tais mudanças devem ser observadas atentamente a fim de amenizar seus efeitos negativos na sociedade. Afinal, o fluxo informacional oferecido nas redes influencia diretamente na produtividade dos internautas. 

Segundo André Buric, especialista em Neurociência Comportamental, esse é um treinamento cerebral desenvolvido ao longo da vida e possui como responsabilidade responder aos estímulos da rotina. “Inteligência emocional é o nome dado a uma pessoa com a capacidade de reconhecer os ocorridos ao seu redor e de reagir de maneira consciente e deliberada. Ou seja, o cérebro recebe a informação, processa os acontecimentos, e oferece uma resposta adequada, seja em forma de fala ou comportamento", aponta Buric.

No ambiente de trabalho não é diferente: ela é fundamental para alcançar objetivos profissionais. Os momentos de tensão são inevitáveis, afinal ninguém controla totalmente os acontecimentos nos negócios. No entanto, a forma como reagir a imprevistos demonstra o preparo de cada uma para sua determinada função. O autoconhecimento é uma peça indispensável para aqueles com profissionalismo elevado. 

 

  • A demanda do mercado por profissionais confiantes 

 

Conforme pesquisa realizada pelo Nube a respeito do impacto do comportamento alheio no desempenho individual das pessoas, 32,83% dos votantes consideram-se bem racionais e evitam se envolver nos problemas dos demais. Outros 32,45%  nem sempre conseguem fazer um filtro e já ficaram mal sem necessidade. Além disso, 6,25% afirmam ser animais sociais e ficar tristes ou felizes em conjunto. Apenas 1,95% é afetado por serem muito influenciáveis pelo meio. Dentre os participantes, apenas 26,25% são imutáveis quanto às suas posturas, alegando o alto foco em seus propósitos. 

Nesse contexto, percebe-se a exigência global de posicionamentos mais empáticos e humanos por parte do setor empresarial. Seja com os consumidores ou seus funcionários. Logo, indivíduos capacitados a atender essa nova demanda mercadológica estão sendo cada vez mais requisitados nas companhias. 

De acordo com Vitor Santos, analista de seleção no Nube, esse é um tema de extrema importância para o bom funcionamento de uma organização. O aprimoramento dessa mentalidade auxilia na tomada de decisões, superação de conflitos e facilita a comunicação interna. “As corporações estão sempre em busca de profissionais com o QE (Quoeficiente de Inteligência Emocional) aperfeiçoado, tendo em vista a expectativa de lidar melhor com as intempéries do dia-a-dia”, ressalta o estudante de psicologia. 

Por meio do equilíbrio das emoções é viável obter aptidões comportamentais composta por diversas vantagens: autocontrole,empatia, sociabilidade, foco e automotivação. Essas qualidades atuam como aliadas para a conquista de objetivos, independentemente de qual seja esse almejo. Santos acrescenta: até mesmo nas entrevistas de emprego é possível perceber indícios desse domínio. Geralmente, esses candidatos se sobressaem nas atividades em grupo, sem demonstrar desespero ou desmotivação.

 

  • Inteligência emocional: papel de todo o time 

 

A técnica é proveitosa não somente para os aspirantes a novas oportunidades, como também para aqueles ocupando cargos de liderança. Elas possuem o papel fundamental de coordenar sua equipe a partir da criação de um ambiente no qual todas sintam segurança e conexão. Dessa maneira, obtém-se um quadro motivado, produtivo, realizado e com resultados satisfatórios. 

Diretores justos e compreensíveis inspiram o empenho do staff a bater metas em comum. A partir dos mais variados tipos de incentivo é possível superar as expectativas de qualquer setor. O conhecimento sobre o seu potencial e quais são os seus pontos fracos e fortes apontam uma maior credibilidade sobre o sujeito. 

Ainda podemos ressaltar o estímulo desse exercício no home office. Fortalecer laços e promover a comunicação nunca foi tão importante quanto agora. A falta do contato presencial com os demais colegas pode afetar a psique de muitos. No entanto, existem diversas soluções tecnológicas para esse problema. “Investir em reuniões de check-in e check-out (dinâmicas de grupo) é um caminho para os gestores em busca de promover a interação da equipe, pois estimulam a autorreflexão e elevam o conhecimento de si", finaliza o integrante do time Nube.

Um espaço de tempo entre a ação e reação deve sempre existir. Analisar toda a circunstância induz a uma resposta reativa. Quando compreende-se o padrão comportamental do cérebro, as devolutivas passam a ser mais coerentes. Isso também permite uma maior empatia com o próximo. 

Torna-se evidente, portanto, como a inteligência emocional pode ajudar na capacitação de profissionais e na garantia de um espaço laboral saudável. Desse modo, controlar impulsos e sentimentos é uma grande conquista tanto para o sucesso pessoal quanto profissional. 

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