Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
eduque-se-financeiramente-por-meio-dos-livros

Eduque-se financeiramente por meio dos livros 

Notícia | 14/08/2022

Larissa Almeida

A crise econômica tem afetado o mercado brasileiro, isso é fato, as famílias percebem o poder de compra reduzir e uma nota de R$ 50,00 se transforma em apenas dois itens no carrinho. No entanto, saber cuidar do seu financeiro é necessário para todos os momentos, não só os de dificuldade. Dessa forma, a educação financeira pode justamente prevenir o sufoco no momento de pagar as contas e não deixar o saldo negativo. Você sabe como administrar os ganhos do seu estágio ou aprendizagem? Descubra, por meio das dicas literárias desta semana, como administrar as suas finanças.

5 livros para ser seu guia financeiro

Guardar o dinheiro embaixo do colchão deixou de ser uma solução para os gastos. Pensando nisso, os títulos a seguir mostram como investir e aumentar o potencial dos seus rendimentos de maneira mais efetiva e como isso pode substituir a tradição do cofrinho de vidro na estante.

“O homem mais rico da Babilônia” de George S. Clason

Aprender com exemplos reais pode tornar a experiência ainda mais interessante. Prezando por isso, Clason baseia seus ensinamentos monetários na antiga civilização babilônica. Ele utiliza contos sobre um homem considerado o mais rico da região. Vale ressaltar: esse local não possuía recursos naturais para se desenvolver, logo toda riqueza foi conquistada por meio das estratégias dos indivíduos.

O livro publicado pela editora HarperCollins, em 2013, é repleto de comparações entre a fortuna desse povo e a forma como gerimos o nosso próprio dinheiro atualmente. Dessa forma, ele usa de ensinamentos para dar orientação de controle e cuidados:

  • A cada dez moedas ganhas, gaste apenas nove;
  • Faça um orçamento dos seus gastos para dar conta de todos e, ainda assim, se permitir a ter alguns prazeres, conseguindo poupar 10%;
  • Multiplique o dinheiro: invista em ações lucrativas e rentáveis;
  • Guarde suas notas em um lugar seguro, mas estimando a liquidez e a geração de lucro;
  • Seja dono da sua própria casa;
  • Cuide de sua velhice e da sua família fazendo planos de proteção financeira para o futuro;
  • Exerça algo por amor e seja excepcionalmente bom;
  • Aumente sua capacidade de ganhar, cultive os seus poderes, estude e torne-se mais experiente e sábio.

“Investimentos: como ganhar mais com o seu dinheiro”, de Mauro Halfeld

Halfeld constrói o seu exemplar de forma prática, como o próprio título já diz, seu conteúdo instrui o leitor sobre o mundo dos investimentos. Considerando isso, ele aplica diversos conceitos e explica seu significado para a trajetória. O ciclo da vida financeira, por exemplo, mostra quais seriam os objetivos ideais a cada faixa etária no momento de destinar os lucros.

Outro ponto importante da publicação feita pela editora Globo, é atentar-se aos instantes de oportunidade do mercado, ou seja, existem “booms econômicos" propícios para investir de forma segura e com um retorno positivo em sua conta. Logo, este guia é indicado a quem procura controlar os gastos domésticos, fazer aplicações estratégicas e controlar a renda para realizar um sonho.

“Saiba mais para gastar menos: aprenda a desenvolver a sua inteligência financeira”, de Elaine Toledo

Apesar de ter sido lançado em 2011, o nome contempla uma situação ainda presente em nossa atualidade: como lidar com as dívidas acumuladas. Segundo a pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78% das famílias brasileiras estão endividadas, esse é o maior indicador desde 2010. Para reverter essa situação, a obra da consultora pode ser uma boa opção.

A editora Alaúde promove esse escrito, o seu material pensa justamente nessa parcela da sociedade. Ele ensina por meio de ferramentas como “sair do vermelho”, e quitar as pendências. Ademais, se preocupa em mostrar a necessidade de autocontrole após desafogar, focando em suas prioridades.


“Cartas a um jovem investidor”, de Gustavo Cerbasi

Já pensou em receber cartas de um amigo te instruindo sobre como ampliar seus recursos financeiros? Gustavo Cerbasi se corresponde com quem lê por meio de passagens nesse formato. Assim, ele revela as suas próprias decisões e como elas refletiram em sua carreira de investidor. Essa conexão prevê o compartilhamento de dicas e conselhos com quem está iniciando no ramo dos negócios.

A editora GMT não se preocupou em destacar apenas instruções técnicas, mas prezou por expor uma escrita pessoal para construir um perfil confiante diante dos riscos desse meio.

“A nova regra do jogo”, de Rafael Paschoarelli

Paschoarelli começa instigando o leitor com um recado: “a primeira e mais importante regra do jogo envolvendo finanças consiste em, quem não souber cuidar do próprio dinheiro, não tardará a ficar sem ele”, alerta. Após isso, ele propõe o conhecimento sobre as instituições financistas responsáveis por armazenar suas quantias. Afinal, é preciso desenvolver um olhar crítico quanto essas organizações para estabelecer uma relação de confiança.

Com essas revelações, ele aprimora a capacidade de negociação, análise de boas chances de empreender e se proteger das ameaças. A editora Elsevier Brasil cuida para o manual chegar à mão de todos interessados.

Gostou das opções deste domingo? Como “tempo é dinheiro”, não fique só pensando em fazer bons negócios, comece pelo aprendizado! Para checar outras dicas como essa, continue acompanhando o blog diariamente, além dos melhores títulos, você encontra exposições incríveis para visitar, cursos de profissionalização gratuitos e concursos para ganhar o seu futuro valor de investimento.

Para começar a adquirir fundos, é preciso estimar também uma boa educação e evolução profissional. Portanto, se você busca começar seu caminho empresarial, não pode deixar de participar da Feira de Estágios Nube 2022, além de vagas inéditas para estágio, você concorre a prêmios impressionantes. Já pensou em sair com um termo de compromisso firmado e um video game junto? Isso só o Nube proporciona! Inscreva-se agora e coloque um lembrete dos dias 30 de agosto a 1° de setembro! Nem só na bolsa de valores se faz bons investimentos.

Quer ficar ainda mais perto da gente? Então, seja um seguidor em nossas redes sociais! O @nubevagas espera você no Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e Linkedin. Outra forma de ficar do nosso lado é instalando em seu smartphone o nosso aplicativo (Nube Vagas) e habilitando as notificações.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete