Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
valor-alto-impede-os-jovens-de-aprenderem-outro-idioma

Valor alto impede os jovens de aprenderem outro idioma 

Notícia | 11/08/2022

Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, diversas competências ganharam relevância no mundo corporativo. No entanto, uma sempre foi bem vista: o domínio de outro idioma. Apesar disso, poucos brasileiros têm essa capacidade. Para entender mais sobre isso, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: “se você não estuda (ou aprendeu) um segundo idioma, qual o principal motivo?”. Veja quais os motivos citados pelos participantes e entenda melhor sobre a importância do assunto.

O valor alto é o principal obstáculo

A maior parte dos jovens, 68,71% (ou 14.192) disseram não ter condições de pagar um curso. Para a selecionadora do Nube, Bruna Vitorelli, existem outros jeitos de obter o conteúdo. “Hoje, existem diversas formas de aprender algo novo, até pela facilidade ao acesso às informações. Além disso, o inglês, por exemplo, está inserido na nossa rotina por meio de músicas, séries, filmes, jogos, arte, entre outros. Muita coisa absorvemos pela vivência. Uma dica é explorar esses recursos o máximo possível. Também, é interessante buscar por aulas on-line. Existem opções com preços mais acessíveis, focados em conversação e escrita”.

Muitos enfrentam dificuldade para achar espaço na agenda

Por outro lado, 16,59% (3.426) não adquirem esse saber por falta de tempo. De acordo com a especialista, é interessante se organizar melhor para encontrar um espaço na rotina. “Nos dias atuais, o mercado de trabalho tem demandas cada vez mais plurais para uma única área. É difícil um profissional ser contratado para executar uma única função específica. Logo, é preciso ter flexibilidade e conhecimento diversificado em vários assuntos. Isso está diretamente ligado ao quanto conseguiremos transitar pelos ambientes. As empresas fazem negócios no mundo todo com clientes internacionais ou fornecedores estrangeiros. Dessa forma, é importante encaixar momentos de estudo na sua rotina, ter um tempo determinado para se reciclar”, destaca.

Ela ainda ressalta como essa atitude faz a diferença na hora dos processos seletivos para vagas de estágio. "Obter conteúdos direcionados para seus objetivos de carreira e falar inglês, por exemplo, hoje é colocado como indispensável. É difícil convencer as corporações a flexibilizar o nível de fluência para o intermediário e, ainda sim, pedem para priorizar candidatos com facilidade ou vivência com a língua”, explica.

Várias pessoas preferem gastar o dinheiro com outras coisas

Segundo 11,54% (2.383), as escolas têm preço muito elevado e, por isso, eles preferem direcionar suas rendas para outros fins. Para esses, o ideal é identificar quais são as prioridades para a vida. “Se você deseja uma boa colocação no mercado de trabalho e quer ser valorizado, então precisa investir na sua formação. Muitas companhias nem cogitam chamar para a entrevista quem fala apenas português. Logo, pode perder a possibilidade de ser visto por não se esforçar o suficiente”, aconselha Bruna.

Alguns não entendem o motivo de aprender outra língua

Já 1,79% (369) não enxergam motivos para buscar essa competência. “Nossos conhecimentos nos engrandecem pessoalmente. Informar-se sobre novas culturas e se aprofundar em algo novo te torna admirável e rico intelectualmente. Além disso, te proporciona oportunidades em geral, como fazer uma viagem, falar com cidadãos de outros países, conseguir um emprego legal e ter um bom relacionamento interpessoal em qualquer lugar. Hoje, essa aptidão é imprescindível em organizações de todos os segmentos para realizar contato com outras nações, ler documentos, responder e-mail, mexer em sistema sem tradução, entre outros. Por isso, é fundamental se adaptar”, aponta a selecionadora.

Poucos estão insatisfeitos e fazem algo para melhorar

Apenas 286 entrevistados, um recorte de 1,38%, acham suficiente entender português e nunca tiveram vontade de aprender outro idioma. “Isso é o mínimo e essencial. No entanto, a maioria das reprovações nas entrevistas é pelo uso inadequado da nossa língua nativa, conjugações de verbos errados, discursos prolixos, erros de uso do plural e problemas com palavras no infinitivo”, alerta.

Por fim, a especialista ressalta: “ter um bom domínio, trazer uma comunicação coesa e objetiva te colocará à frente de muitos concorrentes dentro das seleções, mas se outros candidatos forem poliglotas, possivelmente conquistarão a vaga e você ficará de fora”.

Como o inglês ajuda a conquistar uma oportunidade?

Quando se trata do mundo dos negócios, alguns pré-requisitos são essenciais para as contratantes. Nesse sentido, o entendimento da língua inglesa é fundamental principalmente quando há o interesse em manter relações internacionais com outras corporações e expandir seus horizontes.

Segundo o fundador e vice-presidente da Ebony English, Rodrigo Faustino, é necessário fomentar a qualificação dos indivíduos.” Hoje, o mercado está cada vez mais competitivo e, com isso, os aspirantes se classificam por meio de suas capacidades. Atualmente, no Brasil, apenas 1% da população tem fluência no idioma e muitas instituições buscam integrantes para se comunicar com executivos de locais onde pretendem expandir suas parcerias”, afirma.

Sendo assim, Faustino elencou dicas cruciais para quem deseja conquistar seu espaço no universo corporativo.

Invista na sua capacitação: quando se busca por uma recolocação melhor e principalmente uma boa remuneração é preciso investir em si mesmo. Aproveite as chances de bolsas de estudos e otimize seu tempo para esses aprendizados.

Insira o inglês no seu dia a dia: quanto mais prática você aplicar no cotidiano, maior facilidade terá. Para auxiliar nesse processo, mude o idioma do seu smartphone, tablet e computador, leia notícias e livros de outros países, assista filmes, séries e documentários legendados e escute músicas acompanhadas da tradução.

Monte um roteiro: dividir o planejamento em períodos curtos é uma maneira de permanecer sempre motivado.

Pense em inglês: é preciso implementar ações e treinos dentro de uma metodologia, até se tornar espontâneo. É comum nossa mente pensar em português.

Preste atenção nas expressões idiomáticas: elas são usadas em situações informais para deixar o diálogo mais natural e cada vez mais parecido com um nativo. Preste atenção e tome cuidado, pois o vocabulário empresarial deve ser formal.

Portanto, não meça esforços para ter essa característica tão valorizada pelos líderes. Dessa forma, você larga na frente dos demais e pode garantir uma ótima oportunidade de estágio. Se você já está em busca do seu espaço, acesse o nosso painel de vagas. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete