Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-a-ansiedade-no-ambiente-de-trabalho

Como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho? 

Notícia | 10/08/2022

Pedro Fagundes

Como você se sente dentro de um ambiente corporativo? A dinâmica imposta pela instituição a qual você trabalha lhe faz bem? A ? Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 52% dos trabalhadores do país sofrem de ansiedade enquanto empregam seu ofício — problema recorrente, inclusive, no estágio e em programas de aprendizagem. Do total de entrevistados, 89% enxergam na falta de empatia das organizações o principal gatilho para essa e outras dificuldades. Quer descobrir como lidar melhor com esses sentimentos e somar aos 48% restantes? Então, beba um copo d'água, relaxe e acompanhe a matéria a seguir.

 

Motivos causadores 

 

Vive-se em um momento onde a produtividade, por muitas vezes, dita a regra do jogo. Por conta disso, não é incomum encontrar no cotidiano corporativo a exigência de cargas excessivas de trabalho nos mais variados aspectos. A selecionadora do Nube, Vitoria Ribeiro, compartilha sua visão a respeito dessa problemática. “Este sentimento de angústia do qual falamos, está atrelado aos inúmeros fatores decorrentes da desproporcional demanda de resultados em instituições. Metas inatingíveis, a sobrecarga de horas de trabalho, a exigência de perfeição e os prazos curtos para entregas, são alguns dos ‘culpados’ por esse mal-estar”, enfatiza. 

 

Os aspectos prejudiciais apontados não são prescritos a todas as empresas. No entanto, eles respondem a um padrão o qual pode, de uma maneira mais branda, aparecer em qualquer negócio. Queira ou não, o mercado exige, naturalmente, de quem está dentro dele boa parte das razões por trás dos disparates citados, Para obter sucesso, os objetivos precisam existir. Para tanto, deadlines são criadas como uma mera ferramenta responsável por assegurar o seu cumprimento. Por fim, o tempo é uma constante à humanidade, imparável e impossível de ser domado. Logo, percebe-se como, na maioria dos casos, a causa da inquietude não reside na estrutura. Porém, na forma como esses itens são solicitados e a maneira como o indivíduo responde a eles. Para mais detalhes, fique atento aos tópicos a frente!

 

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), por sua vez, realizou um levantamento com 5.997 estagiários e jovens aprendizes de todo o território para ouvir deles as matrizes primárias desse desassossego. Segundo o questionário, 33,85% (ou 2.030) dos entrevistados apontam as horas gastas em uma mesma atividade como motivadora desse estresse. Esse dado revela como nem sempre a quantidade de afazeres trata-se da maior das complicações. Nesse caso, a complexidade dos mesmos demonstra-se ainda mais injuriosa. 

 

Um pouco abaixo, 31,02% (1.860) não suportam acumular funções de seus colegas. Isso revela como o elevado requerimento acaba por ser uma infeliz consequência da passagem de serviços de uns para outros. Esse fenômeno, visivelmente, é capaz de desgastar uma equipe e perturbar um funcionário individualmente.

 

Na sequência, 17,78% (1.066 dos escutados) indicam a burocracia presente em tarefas pouco eficazes como o verdadeiro estopim. Esse termo é comum em qualquer ramo de atuação, seja na área de vendas ou desenvolvimento de tecnologia. A Assine Bem, por exemplo, é uma companhia referência no combate a esses processos. Por meio da assinatura digital, eles cortam o procedimento ao meio e, ainda, economizam em locomoção, papel e tinta. 

 

Por fim, com uma diferença pequena do anterior, 17,21% (1.032) acreditam perder os cabelos e as noites de sono  por não serem reconhecidos na velocidade esperada. Essa é uma face comum do ser humano. Quem se esforça para o bem da firma onde labora carece, também, de elogios. Valorize cada um deles!

 

Como lidar com esse stress?

 

Independentemente do motivo, desenvolver essa aflição é algo sério e precisa ser vista com atenção. “Uma vez já apreensivo, recomenda-se ao cidadão fazer uma pausa em seus compromissos, esvaziar a cabeça e tentar respirar. A partir disso, deve-se sentar e elaborar algumas soluções práticas para essa ânsia”, pontua Vitoria. Dentre os conselhos da selecionadora, existem práticas mentais e físicas, as quais podem, cada uma de sua maneira, auxiliar a quem necessite. Seguem algumas das indicações:

 

  • Controle a respiração
  • Analise seus próprios pensamentos
  • Organize uma rotina
  • Busque por ajuda profissional

 

Os três primeiros itens referidos dizem respeito a técnicas atenuantes protagonizadas pelo próprio sujeito. Logo, elas têm a mera, porém crucial, função de amenizar as dores do presente. Todavia, não serão as responsáveis por evitar a insurgência do fenômeno no futuro. Já o quarto, aconselhado em último caso, extrapola a esfera individual e parte para uma súplica externa. Ademais, ele é, pelas palavras de Vitoria, “a melhor opção para reduzir esse sentimento e ensinar com enfrentá-lo, se exigido, posteriormente”. O importante é não aceitar sua condição deficitária e, dessa forma, procurar revertê-la. Seja por meios físicos, como comedir o fôlego, ou mentais, pare tudo ao seu redor e foque em si mesmo. No pior dos cenários, busque quem sabe como te amparar.

 

Como cortar pela raiz

 

Para chegarmos nesta resolução, deve-se sair de uma lógica paliativa, focada na pessoa, e andar em direção de uma preventiva, com enfoque no meio. “Para diminuição desse infortúnio, é esperado um passo ativo das entidades contra esse imbróglio social. Elas devem entender como essas adversidades presentes nas vidas de seus funcionários são ruins para si mesma. O amanhã mais prolífero conversa em perfeita harmonia com um contexto saudável”, delimita Vitoria. Com essa finalidade, observe as sugestões a seguir:

 

  • Baseie a cultura corporativa no bem-estar e equilíbrio
  • Fortaleça uma comunicação assertiva
  • Defina metas atingíveis
  • Promova um ambiente saudável

 

Um ecossistema mais convidativo sempre trará os melhores resultados. Quem padece de ansiedade pode-se tornar um empregado indisposto. Para se ter ideia, esse afogo gera, não apenas, um sofrimento psíquico, como também sintomas físicos. A insônia e distúrbios alimentares são, somente, dois dos diversos reveses. Diretamente no âmbito profissional, os empecilhos podem resultar em ausências, atrasos, queda de eficiência e, por conseguinte, numa piora de resultado do time como um todo. Portanto, tenha apreço por quem contribui ao seu lado. A vida de cada um vale tudo. Inclusive, ela poderá significar e impactar a sua também. Faça dos espaços os mais proveitosos possíveis. Divirta-se, acalme-se e curta.



Aprendeu um pouco mais sobre o assunto? Conseguiu aproveitar as orientações? Para mais toques como esse, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais! O Nube torce sempre pela sua saúde e felicidade. Se lhe convir, sorria :)

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete