Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-obter-sucesso-estagiando-em-home-office

Dicas para obter sucesso estagiando em home office 

Notícia | 09/08/2022

Pedro Fagundes

Com a pandemia do coronavírus, trabalhar em home office tornou-se uma prática mais frequente. Segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 24,1% dos trabalhadores do Brasil, correspondente a 20,4 milhões de pessoas, ocupam posições híbridas ou remotas. Entretanto, apesar de comum, essa modalidade de ofício dispõe de alguns desafios a serem superados. Interagir presencialmente com o time, fazer de seu quarto um ambiente de trabalho e manter uma comunicação eficaz com indivíduos de diferentes pontos do país são algumas dessas constantes. Se você é estagiário ou jovem aprendiz e procura melhorar esse cenário, embarque conosco e acompanhe, a seguir, algumas dicas!

 

Antes de mais nada, vale frisar certas vantagens da jornada à distância em relação a presencial. Segundo a estagiária de consultoria do Nube, Ana Victória Santos, fornecer uma maior abrangência de oportunidades é o principal dos benefícios. A partir desse mecanismo, sujeitos de todas as localidades podem ter suas chances correspondidas em organizações, proporcionando diversidade ao estabelecimento. “Ademais, gastar menos tempo com locomoção, ter liberdade para poder organizar sua área de atuação e implementar rotinas do seu jeito, são outras conveniências”, completa Ana.

 

Portanto, a fim de maximizar essa metodologia a qual “virou moda” no país de dois anos para cá, o Nube separou algumas recomendações perfeitas para você. Todavia, antes de chegarmos a elas, a analista de gente e gestão da Empiricus, Sara de Jesus, indica estabelecer algumas normas prévias. "Atente-se aos equipamentos disponíveis na sua casa, como notebooks, fones de ouvido e até mesmo uma cadeira confortável. Assim, você poderá manter um ambiente adequado na residência, de preferência reservado e com uma conexão estável de Internet”, finaliza. Passado isFso, seguem as demais indicações para se dar bem no home office e crescer profissionalmente:

 

1. Mantenha contato com a equipe

 

Um dos pontos cruciais para se evoluir dentro de uma instituição é o contato com as pessoas à sua volta. Quem estagia, tem como premissa a disposição de entregar-se e aprender com a equipe, gestão e colegas. Essa força e  vontade provém, por muitas vezes, do conhecer físico, cara a cara. Logo, é naturalmente perdido com o afastamento e a projeção de telas. “O mais difícil para mim é, sem dúvidas, a interação. O grupo on-line ajuda bastante, mas nitidamente não é a mesma coisa de estar perto do outro e trocar conversa frente a frente”, aponta Ana.

 

No campo virtual, é normal perder-se não somente a proximidade dos indivíduos, como também a troca de informações. Portanto, a fim de sanar esse problema, deve-se  buscar por alternativas. “Para lidar com isso, é interessante realizar reuniões periódicas via chamada de vídeo. Nelas, procure instigar os participantes a deixarem suas câmeras ligadas. Além disso, utilize chats, seja no e-mail ou WhatsApp, para facilitar a comunicação. Aproximarmos uns dos outros é um mecanismo de evolução”, indica Sara.

 

2. Tenha disciplina no cumprimento de suas atividades

 

Exercer um trabalho dentro de seu recinto pode ser um grande obstáculo. Para isso, é extremamente necessário ter disciplina em cada um de seus afazeres. Em sua rotina remota, procure ter autonomia, mesmo se a entidade contratante lhe fornecer o suporte esperado. Cabe ao estudante manter-se organizado e ter o domínio das ferramentas utilizadas no cotidiano. Estabeleça metas diárias e já prepare-se para correr atrás delas. A cadeira da sua sala não tem menos importância em relação ao assento de um escritório. Pode ter certeza, você é capaz de cumprir metas sentado em ambos os lugares. Ana, por exemplo, enxerga o cenário como uma fonte para manter-se em busca de melhorar seu desempenho e mudar, ocasionalmente, a maneira de trabalhar.

 

3. Evite distrações

 

Uma vez em seu lar, o jovem está em contato constante e direto com uma quantidade imensa de conteúdo. Infelizmente, boa parte dela pouco interessa, ou melhor, apenas atrapalha quem quer produzir. Lutar contra a sedução do mundo externo ao seu computador e tentar não se perder com horários e prazos é uma batalha notável. Para tanto, deve-se aprender a separar a esfera doméstico do laboral. Ao certo, é complicado, no entanto, com foco pode se tornar uma conexão muito favorável. Com isso em mente, “organize sua estação de trabalho, tenha tudo limpo, saia um pouco das redes e mantenha a televisão desligada. Com apenas isso você já poderá evitar inúmeros momentos de desconcentração”, reforça Sara. 

 

Desviar o olhar e voltar sua atenção para outro assunto não lhe retiram, somente, os segundos do ato. Pelo contrário, essa ação implica na possível perda de uma linha de raciocínio. Portanto, continue firme e viva integralmente cada hora de seu programa. O momento para se divertir sempre chegará, basta segurar um instante e depois aproveitá-lo ao máximo.

 

4. Organize sua agenda da semana

 

Esse ponto é, na verdade, essencial para todas as modalidades de ocupação. Porém, para quem está longe da labuta, prova-se ainda mais significativo. Planejar-se é um método para evitar surpresas indesejadas no futuro próximo. Dentro de uma corporação, novos prazos surgem todos os dias. Por isso, tenha sempre em mãos uma agenda. Não pense duas vezes antes de parar sua vida e colocar todos seus compromissos nela. Ao “perder” cinco minutos de anotação, você ganhará horas em agilidade no decorrer da semana. Programe-se e otimize seu tempo.

 

5. Demonstre seu interesse em aprender e contribuir 

 

Como já dito, trata-se de uma das máximas do ato educativo escolar supervisionado. Para Ana Victória, esse tema apenas se reforça quando é jogado no contexto do remoto. “A primeira coisa a qual deve se ter em mente é a necessidade de contrariar a famosa frase ‘quem não é visto, deixa de ser lembrado’. Por não estarmos no mesmo ecossistema físico da empresa, ninguém, propriamente, nos "observa" no dia a dia. Então, devemos encontrar um outro modo de sermos ‘recordados’. Para tanto, existem infinitos meios de ganhar essa notoriedade não visual. Podemos receber isso ao buscar a comunicação com os colegas de maneira virtual ou ao apresentar os melhores resultados possíveis dentro de sua função”, finaliza Ana.


Gostou dos nossos conselhos? Já se sente mais preparado para exercer suas obrigações à distância? Então, não fique parado! Para mais dicas como essa, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais! O Nube confia na sua evolução e torce sempre pelo melhor.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete