Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-e-a-vestimenta-ideal-em-situacoes-remotas

Qual é a vestimenta ideal em situações remotas?  

Notícia | 08/08/2022

Larissa Almeida

Em qualquer situação causar uma boa impressão é fundamental, na busca de uma oportunidade de trabalho não seria diferente. Uma entrevista por chamada de vídeo parece mais despojada, porém a relevância é a mesma de uma conversa presencial. Esse momento exige um nível de formalidade, estar em casa não é um motivo de se apresentar com pijama para o recrutador. Então, continue lendo esta matéria para entender qual é a vestimenta ideal e como ela influencia a sua entrevista e assim, sair na frente na hora de conquistar seu estágio ou aprendizagem.

A importância de aparecer bem nas telas

Facilitar a ligação entre candidato e a empresa pela Internet não significa decair na qualidade. A apresentação deve ser a mesma utilizada no seu dia a dia empresarial, ou seja, para ir em uma reunião importante, participar de um evento, conversar com um cliente, entre outras. Todas essas situações, agora, se encaixam nas plataformas on-line e o padrão de comportamento deve ser mantido. Mesmo no quarto ou na sala, você está sendo visto por outras pessoas por meio da sua webcam.

A qualidade da sua câmera não é avaliada durante um processo seletivo digital, mas como você se apresenta diante dela sim. Os pixels não são capazes de mostrar a sua credibilidade, mas a roupa escolhida tem muito a dizer mesmo antes da sua primeira fala. “A imagem transmitida também faz parte da comunicação. Ela mostra como a nossa mensagem é percebida pelo restante do mundo. Sendo assim, o alinhamento entre ambas auxilia na construção do seu perfil de maneira completa”, revela Verônica Palhares, especialista em consultoria de imagem.

Por onde a boa impressão começa?

A entrada no link da conversa tem o mesmo impacto da chegada e dos cumprimentos ao vivo. Logo, é necessário estar preparado igualmente. Para ser destaque nesse instante é crucial se atentar a detalhes, pois são eles os responsáveis por te distinguir em um processo seletivo. Ao começar pela familiaridade com o meio indicado, a selecionadora do Nube, Bianca Mari, aponta essa falta de atenção como um dos principais problemas desse modelo. “Na maioria das vezes, os pretendentes não pesquisam sobre a ferramenta a qual será usada. Logo de início se deparam com o dificuldade para acessar, com códigos, canais e etc. Isso gera atraso e um nervosismo a mais”, alerta.

Apesar de ser esperado, isso não é um conhecimento geral! Aparecer mesmo fora da sua vez de falar também é levado em conta. Esse comportamento reflete o seu nível de respeito pelo próximo. Por isso, compartilhar o seu rosto durante todo o processo acrescenta pontos positivos. No entanto, tome cuidado! Ficar alheio na transmissão, mexendo no celular, navegando em outras abas ou conversando com pessoas externas também pode te desclassificar.

Aprenda a relevância da construção visual na entrevista

Estar devidamente apresentável não é perder o seu estilo original, mas compreender a possibilidade de adaptá-lo para diferentes ocasiões. Correspondente a isso, quando esse quesito tem certa dedicação, os resultados são assertivos. “Ele é um poderoso mecanismo expressão da personalidade de cada um. Então, seja para ressaltar a sua autenticidade, reafirmar o seu propósito ou te posicionar de uma forma mais coerente no mercado, estipular um porte é vital”, explica a consultora.

Verônica, também formada em publicidade e propaganda, entende a necessidade de se vender bem e como nem todos sabem fechar um bom negócio. Para ajudar nessa missão, ela e a Bianca deixam algumas dicas com o intuito de te instruir a ter um bom enquadramento;

Utilize cores favoráveis: existe um recurso intitulado como psicologia das cores, cada espectro pode contribuir para simbolizar um sentimento. Em função de expressar elementos como confiabilidade e profissionalismo, o azul marinho pode ser uma boa aposta;

Atente-se à parte aparente: em uma videoconferência apenas uma parte do corpo fica à mostra, use isso a seu favor. Invista em acessórios para compor o visual, como peças de roupa mais elegantes na parte de cima. Assim, mesmo confortáveis no restante, a credibilidade é mantida;

Tome cuidado com as inadequações: não tem certo ou errado quando o assunto é vestuário. No entanto, existem componentes já vistos como inadequados para a situação. Portanto, evite decotes, vestes apertadas, exposição de peças íntimas, bonés, alças finas e camisas informais, como de time, por exemplo;

Invista no básico: uma base neutra pode te salvar, dessa forma, a combinação e composição com outras opções fica mais fácil. Trajes como uma camisa social branca, preta, camisetas nessa mesma tonalidade com um colar e brincos, já passam uma ótima impressão;

Use de seus próprios componentes: o cabelo também é um aliado nessa missão, ele compõe o look de maneira natural. A maquiagem pode ser utilizada também dentro dessas precauções, com certa leveza.

Organize o ambiente: evitar lugares escuros, barulhentos e desorganizados, pois o ambiente pode se integrar a sua identificação.

Outras orientações sobre moda você pode acompanhar pelo Instagram da especialista, vale seguir o @vepalhares_. Além do momento de trabalho, ela te prepara para as mais divergentes situações.

Pensando em se manter por dentro das novidades empresariais? Basta acompanhar o blog Nube diariamente. Outras dúvidas a respeito do tema seleção, você pode sanar assistindo aos programas da TV Nube e realizando os treinamentos gratuitos disponíveis no site. Um compilado de tudo isso e muito mais acontecerá de forma completamente digital, dos dias 30 de agosto a 1° de setembro na Feira de Estágios Nube 2022! Inscreva-se agora mesmo para buscar a sua vaga dos sonhos e concorrer a vários prêmios incríveis.

Quer ficar ainda mais perto do Nube? Então seja um seguidor em nossas redes sociais! O @nubevagas está presente no Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube, TikTok e na página do Facebook. Outra opção é instalar o aplicativo em seu smartphone, a versão é compatível com o sistema android ou IOS, habilite as notificações e receba as novidades em tempo real.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete