O mundo dos negócios tem múltiplas exigências e, entre elas, estão as práticas criativas. Por esse motivo é tão essencial entender esse conceito. Afinal, com determinação e garra muitas empresas conseguem contar histórias e gerar experiências extraordinárias. Contudo, tal característica trata-se de um talento natural, dom ou até mesmo, sorte? Todas as respostas! Por isso, estagiários e aprendizes, fiquem ligados.

Adeque-se ao mercado

Segundo o último “Relatório do Futuro do Trabalho”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a criatividade é a 5ª habilidade a ser mais valorizada no mundo corporativo até 2025. As demais são: pensamento crítico, resolução de problemas, aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado, pensamento analítico e inovação, em ordem decrescente.

Ainda, consoante a análise do Nube com mais de 44 mil pessoas, para 88,69% delas, essa destreza é procurada no universo laboral e todo profissional deve pensar em como se adequar. Inclusive, a indústria criativa é muito importante para o crescimento da economia e está entre as dez maiores do Brasil. Em evidência estão as áreas de tecnologia, mídias, cultura e consumo.

Os acontecimentos da pandemia trouxeram novas formas de ofício, assim, muitos cooperadores tiveram de pensar fora da caixa e se modernizar de acordo com as novas demandas de comportamento, social e saúde. Sair da rotina foi uma opção para encontrar fonte de inspiração, especialmente nas agências de Marketing, onde além de ter uma equipe engajada, a originalidade precisa estar presente.

Para o sócio diretor da Box Ideias Marketing, Raphael Oliveira, é interessante sempre se reinventar com foco na autenticidade. “Existe caixa sem ser quadrada e a nossa é multiforme e multidirecional. Temos nossa personalidade intuitiva, curiosa, cooperadora, divertida e versátil. Somos feitos de experiências e crescemos com a troca de vivências”, explica.

Como estimular a criatividade?

Nesse sentido, o mundo dos negócios passou por transformações intensas nos últimos dois anos. Durante esse tempo, as empresas não pararam, mas se ajustaram diante do caos. Logo, quebrar a cabeça e viver algo inédito foi o alicerce para muita gente continuar com um excelente serviço, priorizando a qualidade da entrega. Além disso, um colaborador com esse perfil se destaca ainda mais no ambiente laboral.

Conforme o relatório “State of Create” da pesquisa da Adobe, as pessoas com essa atribuição têm uma renda 13% maior. “Não somente os colaboradores precisaram se reinventar, mas as próprias companhias, seja por entretenimento ou por estratégias atrativas, como o investimento em ações de marketing. Em meio a isso, muitas entidades perceberam a relevância do relacionamento com os seus clientes nas redes sociais e em ter um bom planejamento”, ressaltou o dirigente.

Ainda consoante ao levantamento, ser criativo é considerado um atributo de valor para a sociedade por 70% dos respondentes, enquanto 64% enxergam a imposição de vantagens na economia. Pensando nisso, Oliveira elencou algumas dicas para o desenvolvimento dessa aptidão. Veja:

1- Leia mais sobre diversos assuntos
Essa maestria origina-se de conexões neurais do nosso repertório. Por isso, ler mais e eleger diversos tipos de tema nos faz mais originais na resolução de problemas. Comece por 15 minutos diários e vá evoluindo no tempo a cada semana. Os clubes de assinatura de livros são ótimos para criar esse hábito.

Além disso, todos os finais de semana, indicamos aqui no blog, obras para colocar essa prática em dia. São várias sugestões com a temática de mercado de trabalho, capacitação, educação, tecnologia e muitas outras.

2 - Tenha um planner
Um planner é diferente de uma agenda porque por meio dele você consegue monitorar a sua evolução pessoal. Como sabemos, o labor reflete a nossa rotina individual, logo, tendo um controle maior sobre os hábitos, atividades as quais deram certo e errado, ajudará a melhorar a cada mês, traçando metas tangíveis e respeitando o seu ritmo emocional.

3 - Tenha mais contato com a natureza
Para aflorar a engenhosidade ter contato com o verde, seja em um parque ou praça, é muito relevante, pois acalma a mente. Assim, essa interação favorece a resolução das tarefas de maneira mais fácil.

4 - O ócio é valioso também
Tenha momentos de descanso, seja meditando, ouvindo uma música ou apreciando um pôr do sol. Para se carregar de ideias boas é preciso descarregar os fardos. Portanto, o descanso é necessário.

5 - Cuide de uma planta, pet ou filho
Ao cuidar de outro ser, a capacidade adaptativa aflora, logo a criatividade acompanha esse movimento. Com essa responsabilidade de cuidar do outro, a empatia, resiliência, e o amor são desenvolvidos.

Um parênteses importante!

Por isso, é absurdo o preconceito com a maternidade no mundo corporativo. “Mesmo tendo a mesma exigência para ambos os gêneros, a régua para o sexo feminino é sempre mais alta. É como se ela tivesse de provar ser competente ‘apesar de ser mulher’”, afirma a professora de administração da Strong Business School, Dione Fagundes.

Ainda vale comentar: esse fato tem levado as moças a se prepararem melhor para o enfrentamento da competitividade, principalmente por meio do estudo. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas estudam mais, trabalham mais e ganham menos. “Isso ratifica a envergadura do desafio a ser superado!”, enfatiza a especialista.

Por isso, tenha uma instituição mais inovadora e engajada em todas as frentes: estratégica e estrutural. Afinal, um funcionário feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros, conforme estudo realizado pela Universidade da Califórnia.

Continue acompanhando o nosso blog e as redes sociais, pois publicamos matérias diariamente com a participação de grandes especialistas. Aos finais de semana também indicamos eventos e cursos gratuitos pelo mercado, bem como concursos interessantes para você participar. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe