Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-a-carga-horaria-do-estagio

Qual a carga horária do estágio? 

Notícia | 01/08/2022

Ana Clara Lima

São frequentes as dúvidas quando o assunto é as diferenças entre o trabalho e o estágio. Achismos quanto a diversos fatores rondam o público devido a desinformação sobre a legislatura brasileira. Muitos jovens, confusos nessa alvorada de responsabilidades, não estão cientes sobre os direitos previstos e como correr atrás deles. Nesse contexto, o período de atuação diária para essa modalidade engloba uma série de distinções em relação àqueles efetivados. Desse modo, compreenda as suas regras e como adaptá-las ao cotidiano. 

 

 

  • A Lei de Estágio 

 

Inserir o estudante no mercado empregatício é a meta primordial de todo o programa. Enquanto os professores possuem o papel fundamental de agregar conhecimentos, apenas atuando e cooperando as pessoas atingirão o devido aperfeiçoamento em suas respectivas áreas. Por essa razão,a procura por colocações nas firmas tem começado cada vez mais cedo. 

De acordo com a Lei 11.788/2008, a carga horária máxima é de 6 horas diárias e 30 semanais, sendo proibido ultrapassar essa cláusula. Quando for de interesse, é possível reduzir até a metade desse tempo nos ciclos de provas. Para isso, é preciso um aviso prévio a gestão e a apresentação do calendário escolar. Nessas circunstâncias, é permitido às empresas realizar descontos na bolsa-auxílio proporcionalmente às horas cumpridas. Já no caso das pessoas na educação especial, a duração é ainda menor e corresponde a 4 horas diárias e 30 semanais. Ademais, diferentemente da categoria padrão caracterizada pela validade de dois anos, os incluídos no EJA (Educação de Jovens e Adultos) não apresentam uma data limite para o encerramento. 

Quanto ao recesso remunerado, ele é obrigatório. Após um ano ou mais em sua função, é permitido tirar 30 dias corridos de descanso, preferencialmente durante as férias escolar. Ou até mesmo optar por uma parada regulada ao intervalo exercido: a cada mês completo estagiado, são 2,5 dias disponíveis; se estiver na firma há dois meses, pode desfrutar de 5 dias; seis meses, 15 dias, e assim por diante.

Nessas condições, o turno deve ser bem aproveitado para todas as atividades serem realizadas em seus determinados prazos. Faz-se necessária essa diminuição de duas horas em detrimento da CLT para viabilizar a conciliação da ocupação com os estudos. Dessa maneira, a rotina prática no meio corporativo pode funcionar como uma base aos aprendizados e não como um empecilho. 

 

  • Como usar a produtividade ao seu favor

 

O colegial é o primeiro contato dos sujeitos com deveres e responsabilidades. Tudo apresentado nas instituições de ensino tem a finalidade de formar cidadãos para o mundo. Ao obter a primeira chance no setor laboral, os principiantes chegam, em geral, sem experiência e com um leve senso de comprometimento. Contudo, essa nova fase da vida exige ainda mais maturidade, levando em consideração como os negócios estão relacionados aos clientes e lucros privados. Não se trata apenas cuidar de sua autonomia, mas também de gerir encargos de amplo impacto nos mais diversos campos.

Conforme pesquisa realizada pelo Nube, 47,15% dos votantes acreditam no funcionário ideal para uma corporação como aquele disposto a seguir as normas estabelecidas e transcender as esperanças do gestor. Somado a isso, 9,65% fortalecem a ideia do contribuinte exemplar como um ser indispensável para o bom andamento daquela esfera.

Dessa forma, saber administrar bem suas tarefas é imprescindível para mostrar-se efetivo no cumprimento de suas obrigações. Causar uma boa impressão faz a pessoa ser bem vista ao seu redor. Logo, provar dar conta do recado torna qualquer um bom funcionário. Melhor ainda é superar todas as expectativas criadas em cima do novo colaborador. Apesar de primeiramente ser complicado pegar o jeito, no decorrer do dia  a dia, a adaptação precisa acontecer.

Bianca Ventura, supervisora de atendimento no Nube, concorda com o horário estipulado pela Lei de Estágio, pois ajuda a equilibrar o quotidiano daqueles com a escolaridade ativa. Sobre seu ponto de vista, ela discorre: a dica principal é ter um bom planejamento para gerir as entregas. “É indispensável traçar as condutas antes de executar e, depois, observar seus resultados . Assim, fica viável empenhar-se de forma inteligente e evitar retrabalhos. A organização é necessária para escapar do acúmulo de afazeres”, diz a especialista.

Por conseguinte, manifestar interesse em ajudar, corrigir seus erros após receber feedbacks e impulsionar o networking são algumas maneiras de destacar-se. Com a constante atualização sobre novas técnicas e resoluções de problemas, o indivíduo fica a par de todos os acontecimentos e ganha mais autonomia. Ao reproduzir uma imagem forte e solidária, aumenta-se a confiança e possibilita enquadrar-se no ambiente. Até mesmo ao cogitar novas contratações, o novato em constante moldagem pode virar uma opção de efetivação. Por essa razão, é tão importante demonstrar proatividade. 

Para Hellen Costa, estagiária em administração de contratos há cinco meses, possuir uma menor jornada permite a locomoção até a faculdade e até mesmo uma maior dedicação às matérias aplicadas. Mesmo cursando duas graduações simultaneamente, alguns esforços diários são executados em prol de um bom rendimento acadêmico e profissional. “Manter a regularidade do sono, revisar conteúdos nos momentos pós-aula e também manter hobbies. Eles são poderosos, assim como os finais de semana, para tranquilizar a mente e me preparar para a semana seguinte”, ressalta. 

Torna-se evidente, portanto, como o real exercício de atribuições correlatas ao curso favorecem o desenvolvimento de carreiras. Tal oportunidade só é realizável mediante as especificidades previstas legalmente por esse modelo de operação, em destaque, a sua duração. Nesse sentido, uma performance positiva apenas ocorre quando há o alinhamento teórico com a vivência. Comunicação, identidade e transmissão de mensagens são ensinados em classe e, no entanto, testados apenas na esfera profissionalizante. 

Por fim, o Nube oferece posições de estágio. Se tiver interesse em filtrar vagas no seu perfil, nossa plataforma proporciona concorrer aos processos seletivos de nossos clientes. Além disso, disponibilizamos conteúdos diariamente em nosso blog sobre as normas e legislações úteis para o nosso público. Nosso objetivo é auxiliar no seu caminho para o sucesso. Não se esqueça: o Nube é seu aliado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete