Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
importancia-do-trabalho-voluntario-para-o-curriculo

Importância do trabalho voluntário para o currículo  

Notícia | 01/08/2022

Larissa Almeida

Você sabe uma forma de contribuir com a sociedade? Tendo habilidades simples como cozinhar, limpar, cantar, ler, pintar e qualquer outra disposição é possível oferecer ajuda para diversas pessoas. Usar de seus talentos para o trabalho voluntário é, sem dúvidas, uma experiência enriquecedora. Esse ofício não é novidade, ele agrega de forma positiva no crescimento pessoal e profissional. Pensando nisso, a ação pode ser uma alternativa de muito valor a sua carreira. Venha descobrir conosco os benefícios de se voluntariar e como encontrar alternativas!

 Os motivos para ser voluntário

A prática voluntária é descrita na lei n°9.608/1998 como o serviço, isento de remuneração, prestado por pessoa física, entidades públicas ou privadas com o objetivo de prover assistência, fomentar atividades culturais, educacionais, científicas ou recreativas.

Reconhecimento pelo mercado de trabalho: disposição para realizar um serviço sem visar o lucro, com foco em ajudar o próximo, tem potência para ser um diferencial. Essa atitude mostra para as empresas a sua ambição em ser melhor. Além disso, ressalta seu engajamento nos projetos comunitários. “A responsabilidade em cooperar com a causa é um sentimento cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente com o agravamento das desigualdades sociais ocorrido nos últimos anos. Muitas companhias compreendem essa tendência e promovem ou incentivam ações como essa”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Aprimoramento da experiência: a capacitação trabalhista não vem apenas do registro em carteira, ou de um contrato assinado com uma organização. Pelo contrário, na falta dessa, o candidato pode buscar outras alternativas. Assim, esse modelo de serviço é uma das referências para quem precisa se especializar. Mesmo quando ele não for na área de pretensão, vale considerar o desenvolvimento de outros aspectos, como uma visão inovadora e a empatia, por exemplo.

Expandir o network: você não está sozinho nessa! O momento reúne pessoas com o mesmo objetivo, fazer o bem. Se conectar deixa a sua trajetória ainda mais completa. Portanto, aproveite para conhecer seus aliados, explorar e valorizar outros talentos, acrescenta reconhecimento em seu perfil.

Troca de culturas: os projetos podem inserir o pretendente em realidades diferentes e permite o contato com um público distinto. Seguramente, todo grupo tem sua diferenciação, sendo ela um costume, uma tradição ou até mesmo uma história de vida. Dessa forma, compreender a diversidade à nossa volta é um elemento enriquecedor para agregar conhecimento, tomando essa oportunidade como lição.

 Como acrescentar o período de voluntariado no currículo?

Ter um currículo notável é a missão de todos os concorrentes a uma vaga. Ser destaque entre as milhares de inscrições ou até mesmo chamar atenção pelo modelo antigo, em uma folha de papel, exige alguns requisitos. Se você ainda tem dúvidas em como construir sua apresentação de forma correta, aprenda aqui no blog a montá-la.

Para esse tópico em específico, falar sobre sua participação no ofício pode ficar no campo das “experiências profissionais”, caso você não tenha nenhuma contribuição formal com o mercado. Como segunda opção, ele pode adentrar o local reservado para “informações adicionais”. Ao discorrer sobre a sua atuação, informe a instituição parceira, a causa, período e as principais atribuições.

Como faço para me voluntariar?

A falta de acessibilidade a essas ações afasta os voluntários e reduz o número das candidaturas. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, nove em cada dez brasileiros reconhecem a importância do voluntariado, 48% faz ou já fez alguma atividade do tipo e 71% têm interesse em atuar. Entretanto, os dados elegem a falta de informação sobre oportunidades de colaboração como uma barreira no engajamento. Da parcela sem envolvimento em um ato como esse, 35% citam a falta de oportunidade como principal razão.

Como forma de resolver essa problemática, a Mobiliza, plataforma do Itaú Social, dispõe de uma gama de projetos humanitários em todas as regiões do Brasil. De maneira simples você pode visualizar as causas disponíveis para contribuir. Todas elas são organizadas pelo Comitê Mobiliza Itaú, em parceria com as OSC (Organizações da Sociedade Civil), escolas e demais instituições. O programa preza por incentivo a leitura, arrecadação de alimentos, mutirões de reforma e construção, preservação e muito mais. A rede também fica aberta a sugestões e disposta a viabilizar ideias. Dessa forma, aumenta a quantidade de corporações incentivadoras, pois de acordo com a mediação do instituto, apenas 17% dos entrevistados afirmam a existência de estímulo pelo contratante.

Você ainda tem dúvidas da importância disso para a sociedade? Acessando a Mobiliza o histórico dos serviços anteriores está disponível. Como forma de adiantar a comprovação, em 2021, as 566 medidas prestadas impactaram aproximadamente 37 mil crianças, adolescentes e jovens.

Um dos membros do comitê, Gustavo Henrique Moreira, reconhece esse movimento desde 2015, quando começou a contribuir. “Minha motivação para praticar o voluntariado é transformar o dia ou até, quem sabe, a vida de alguém, mesmo com pouco recurso”, conta. Ele também se orgulha de feitos anteriores, mas não deixa de projetar o futuro. "Em 2021, fizemos uma ação no norte de Minas Gerais e para este ano, pretendemos reformar uma praça ou centro comunitário de Belo Horizonte”, diz Moreira.

Falando sobre a atualidade, temos a previsão da agenda da cidade de São Paulo. Para quem é da região, não fique de fora! O comitê aponta como os próximos compromissos:

  • Atividades culturais, como o teatro infantil, em 25 de setembro;
  • Mediação de leitura com as crianças, no dia 8 de novembro.

Você se sente apto para encarar esse desafio? Então, não perca a chance. Quer outras dicas de como ser um profissional de sucesso? Continue ligado no blog e acompanhe as matérias diárias para se atualizar sobre o mundo corporativo!

Ainda está buscando um estágio? Ou um programa de aprendizagem? Não deixe de aproveitar a assistência totalmente gratuita do Nube! Só aqui você encontra as melhores vagas e um atendimento acolhedor para cumprir a sua jornada. Fique “pertinho” da gente com o aplicativo Nube Vagas, disponível para download em dispositivos Android ou IOS. Ative as notificações para não perder nenhum alerta! Também, não deixe de nos seguir nas redes sociais, o @Nubevagas está presente no Twitter, Facebook, Instagram, Linkedin, TikTok e Youtube.

Veio até o fim? Ainda temos mais benefícios para você! Estão abertas as inscrições para a Feira de Estágios de 2022, venha participar a aproveitar o evento on-line e sem nenhum custo.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete