Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
descubra-como-chegar-a-uma-entrevista-de-estagio

Descubra como chegar a uma entrevista de estágio 

Notícia | 01/08/2022

Pedro Fagundes

Se você estuda e está à procura de uma vaga de estágio, esse é o lugar e o momento certo! Por conta do final de semestre, os meses de julho a setembro tornam-se extremamente propícios para garantir uma oportunidade. A explicação é simples: parte dos universitários encerram suas faculdades nesse período. Por conta disso, eles são, necessariamente, desvinculados de qualquer ato educativo escolar supervisionado. O resultado é a abertura de posições a fim de substituir os formados. Esse fenômeno propicia a chamada 2° Temporada de Estágios. O Nube, por exemplo, oferece 25,1 mil vagas para esse período. Quer descobrir como aproveitá-las ao máximo? Fique conosco para um rápido passo a passo e atinja seus objetivos

 Infográfico sobre como chegar em uma entrevista

 

1. Saiba elaborar um bom currículo

Antes de se preocupar com qualquer outra ação, pare sua vida um instante e monte o seu curriculum vitae (CV). Esse item requer atenção redobrada devido a sua importância. Faça chuva ou haja sol, é ele um dos responsáveis por te classificar, ou não, para uma etapa de entrevista. Em outras palavras, esse documento funciona como uma espécie de cartão de visitas para a empresa contratante. Portanto, organize-o da melhor maneira possível. Tudo bem, mas como seria isso?

 

Para tanto, algumas recomendações são bem-vindas. Como por exemplo, ele deve ser o mais completo e conciso possível. Ou seja, precisa conter todas as referências sem gastar caracteres demais. O segredo está em economizar espaço por meio da utilização de palavras-chave e usufruí-las para atrair o ATS (Applicant Tracking System). Parte das companhias usam desse sistema para filtrar candidatos conforme suas habilidades. O mecanismo baseia-se na pesquisa de termos considerados cruciais pelos selecionadores nos perfis dos pretendentes. Logo, a intenção básica de quem concorre é ser visto por essa ferramenta. 

 

A analista de RH do Estadão, Izabela Oliveira, conta quais recursos podem auxiliar na missão de garantir a visibilidade do recrutador. “Lembre, sempre, de explicitar suas competências. Escreva-as na íntegra! Nessa primeira fase,  para avançar, você depende, somente, dos dados presentes na folha. Então, trate de preenchê-la adequadamente. Descreva cada uma de suas atividades, não poupe esforços. Por último, quando formular explicações, abuse de palavras comuns e genéricas. O objetivo é tornar-se um alvo fácil para o crivo”, delimita.

 

Ademais, cabe, também, atentar-se à maneira como seu conteúdo é disposto na tela. Assim como a apresentação de um prato atribui valor à comida, uma diagramação mais organizada pode brilhar aos olhos de quem a analisa. “O layout, sem dúvida, irá contar bastante para quem o vê, mas jamais ultrapassará a importância do assunto. No mais, evite colocar textos muito extensos. Ultrapassar as duas laudas já foge do adequado. Tome cuidado com exageros, o intuito é ser autoexplicativo, os detalhes você trará, posteriormente, na entrevista”, pontua o analista de seleção do Nube, Vitor Santos.

 

A aplicação de uma foto, por sua vez, é um tema devidamente contestado. Enquanto há quem defenda seu artifício de relacionar os dados a uma imagem definitiva do indivíduo, por outro lado, não falta quem aponte malefícios. Izabela, por exemplo, recomenda ao estudante evitar o risco de fornecer uma figura inadequada à organização — seja por conta da pose, iluminação, ambiente, sorriso ou qualquer outro critério. Nunca se sabe quais os juízos de valor de quem examina seu retrato. Por isso, na dúvida, foque em elaborar um material repleto de informação, com uma linguagem clara, cheio de vocábulos atrativos e de boa estética. Você poderá tirar e compartilhar quantas selfies quiser para comemorar sua aprovação, melhor ficar para depois

 

2. Cadastre-se em um agente de integração

Concluído o item passado, já está na hora de começar a pesquisa. Com essa finalidade, deve-se se jogar na Internet em busca das melhores alternativas. Tudo deverá ser feito com planejamento. De nada adiantará fechar um cadastro com o Nube, se você não acompanhar o disparo de vagas no e-mail, ignorar as chamadas por telefone, jamais visitar o site da entidade, deixar de instalar o aplicativo Nube Vagas e esquecer de habilitar suas notificações. O fator central para sucesso reside em um signo: frequência. As janelas de oportunidades abrem e fecham muito rapidamente. Sem agir constantemente, a sua presença pode passar despercebida. “Determine a cada quantos dias você irá mergulhar nas ofertas. Sério, cinco minutos podem mudar sua carreira. Inscrever-se prontamente nos programas já aumenta suas chances de ser notado por um gestor. Organize-se!”, reforça Izabel.

 

3. Delimite suas prioridades

Iniciou a rotina de procuras? Então, a partir dos resultados, trate de traçar suas preferências. Evite gastar energia em locais onde você não se encaixa. Isso apenas irá te desgastar e ocupar a posição de uma oportunidade ideal. “Quando for consultar, procure saber qual o conhecimento técnico requisitado pela organização. Como são as operações da área? Eu me encaixo nesses critérios?”, questiona Santos. Disputar posição em um lugar onde você “deu match” prova-se extremamente eficaz. Sendo seletivo, pode-se dar o luxo de doar-se ao máximo para cada processo. A caminhada até o último passo é longa, ocupa a agenda e demanda empenho. Portanto, apegue-se às jornadas corretas.

 

4. Não peque pelo excesso

Como já foi pontuado até aqui, a primeira meta a ser atingida é colocar-se em evidência. Por esse motivo, arquitete o melhor CV, escolha as expressões exatas, capriche no visual e disponha-se de nunca parar de sondar oportunidades. Quem planeja-se a esse nível jamais deverá pecar pelo excesso. Ou seja, antes da conversa com o RH da corporação, procure maneiras de demonstrar o seu interesse. “Entre em contato com o recrutador. Redija no LinkedIn uma mensagem e expresse suas ambições e vantagens. O não você já tem. A parte mais difícil de ingressar em um estágio é deixar de ser ignorado. Logo, utilize cada um dos instrumentos à sua disposição para vencer essa barreira”, insiste a analista.

 

A ideia central desse tópico é reforçar as dicas anteriores. Um critério padrão requisitado por qualquer empregador é a vontade. Quem entra precisa estar apto a aprender, se reinventar e tocar conforme a banda. Esses atributos podem — e devem — ser transmitidos desde o primeiro contato. Dessa forma, exale seu desejo e grite ao mundo seu apetite, o espaço é seu.

 

5. Afine seu português

Segundo o levantamento de 2022, realizado pelo Nube, 83,5% dos participantes são reprovados por notas baixas nas provas de idioma. Acredite se quiser, os dados não se referem ao desempenho em dialetos estrangeiros, mas ao português. A língua portuguesa, à primeira vista, não deveria ser impedimento para nenhum braisleiro nativo. No entanto, o pleno domínio sobre ela é considerado uma raridade. Saber falar e escrever consoante à norma culta são, hoje, dois diferenciais imprescindíveis para se ter dentro do mercado de trabalho. Isso posto, tenha atenção e estude. A primeira razão para a sua classificação está presente no bate papo do dia a dia.

 

6. Conheça quem quer te contratar

Por fim, com a inscrição feita, currículo enviado e gramática nos trinques, chegou a altura de conhecer melhor o outro lado. Esse ponto é um dos responsáveis por constatar seu prestígio pela posição. “É imprescindível o candidato buscar a fundo elementos sobre a firma, só assim ele poderá avaliar se os valores e propósitos correspondem com os seus. A partir disso, ele terá mais facilidade para se encaixar nela”, destaca o recrutador. 

 

Ademais, adquirir sapiência sobre os principais afazeres do estabelecimento serve como bagagem cultural. Tais informações podem ser usufruídas, em sequência, a fim de ratificar sua curiosidade. Quem está em movimento — e mostra isso —, na cabeça do selecionador, está suscetível a permanecer em evolução. Logo, encontra-se pronto para absorver ensinamentos e fornecer resultados.

 

Arrebente na entrevista

Depois desse trajeto percorrido, basta acreditar no seu taco e seguir adiante. Seu sonho está logo ali. Mais uma coisa, obviamente, não iríamos te deixar sem uma ajuda para o próximo desafio. Clique aqui e acesse uma matéria perfeita com inúmeras dicas para se destacar em uma entrevista! Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais! Conte conosco para voar cada vez mais alto!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete