Não é de hoje o sonho de muitos brasileiros em abrirem a própria empresa. Seja para completar os ganhos mensais, ter mais uma fonte salarial ou apenas para ser dono do seu trabalho, o número de interessados pelo empreendedorismo cresce gradativamente. De acordo com dados da Semrush, de junho de 2018 a março de 2022, as buscas na Internet pelos termos “ideias de abrir um negócio” e “montar um plano de negócio” elevaram, respectivamente, 2000% e 1000%. Sendo assim, descubra as tendências e como vender mais utilizando a web

Descubra quais as ideias de negócios mais procuradas pelos internautas e tenha insights para o seu próprio negócio 

Para corroborar, os números não param por aí. Em março deste ano, a procura pela sigla referente às pequenas e médias empresas, ou seja, “PME”, dobrou em relação a junho de 2018. Com o crescimento do mercado digital impulsionado pelo isolamento social e as medidas de proteção, o termo “PME on-line” ganhou ainda mais destaque, com um aumento de 816,17%. 

Apesar dessa grande vontade por parte dos cidadãos, a falta de dinheiro para investir é um dos maiores obstáculos. A frase “quero abrir um negócio e não tenho dinheiro” foi digitada 1.600 vezes em março, um número 841.2% menor se comparado com o resultado de quatro anos atrás. No mesmo período, as buscas por “empréstimo para abrir um negócio” subiram 125%. 

Em um recorte, o levantamento trouxe as preferências das pesquisas. De acordo com a Semrush, as corporações relacionadas a alimentos e bebidas são as “queridinhas” dos usuários e se destacam. A seguir, veja o ranking dos dez tipos de negócios mais procurados pela Internet. Confira:  

infográfico elencando os dez tipos de negócios que mais foram alvos de pesquisa na internet

  1. Pizzaria - 27.8%
  2. Bar - 17.9%
  3. Restaurante - 10.5%
  4. Academia - 9.1%
  5. Farmácia - 6.9%
  6. Açougue - 6.5%
  7. Lava Jato - 5.8%
  8. Padaria - 5.5%
  9. Sorveteria - 5.1%
  10. Posto de gasolina - 5.0%

“Podemos observar como o desejo dos brasileiros em abrir uma empresa é maior se comparado com a ideia do empreendimento em si. As buscas on-line comprovam isso. Tendo dinheiro ou não, a população está procurando formas diferentes de como tirar esse sonho do papel”, conta Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil. Nesse cenário, consultas por “abrir fintech” se elevaram mais de 200%, bem como “abrir banco”, com um aumento de 366,7%. 

Como construir uma marca para ser um destaque competitivo e conquistar o público da rede? Conheça dicas! 

Para quem quer começar, é impossível não marcar presença nas redes sociais. Afinal, as vendas on-line são uma grande oportunidade para os empreendedores e isso cresceu ainda mais durante a pandemia, ganhando repercussão e reconhecimento pelo comodismo e variedade de opções. Porém, todos os indivíduos com contas comerciais nas mídias sabem mesmo fazer negócios? 

Para Rayssa Thebaldi, fundadora da Água Azul, seu lucro ultrapassou 200% com alguns métodos para alavancar os lucros e ter ainda mais sucesso. “É preciso ter conhecimento mínimo pelo produto, gostar do assunto para saber se posicionar e comunicar com seu público” alerta Rayssa.

Além disso, é preciso ser esperto para utilizar as redes como ferramenta de comunicação com os usuários, de modo a construir uma comunidade por meio de conteúdos interativos e informativos, incentivando o desejo e a identificação por parte do receptor. “Mostrar os bastidores é sempre uma boa ideia para conectar as pessoas e fazer elas se inspirarem, despertando o interesse pela proximidade dos cliente”, comenta a especialista.

Também é essencial ter cuidado com o planejamento estratégico e não postar só as suas mercadorias, como uma vitrine. “A rede social é cansativa e o maior ativo do mundo hoje é a atenção. Como produzir conteúdos e despertar atenção? Ninguém gosta de vender produto o tempo todo”, pontua a fundadora da Água Azul. 

Vale ressaltar: apenas ter uma plataforma não é a garantia de vendas constantes e em alta quantidade. É preciso estudar sobre o tráfego de cliques e entendê-lo como um todo. Ou seja, entender seus futuros consumidores, como potenciais leads, para melhorar a produção tática dos meios de comunicação. 

“Entenda o seu site, navegue nele como se fosse o seu cliente para buscar a melhor experiência de compra, clareza e facilidade na compra, se coloque no lugar do seu alvo sempre”, ressalta Rayssa. Ela também destaca como um diálogo transparente é a melhor alternativa, pois ensina o público a consumir a sua marca. Postar informações, das básicas às mais complexas, também é essencial para quem procura a sua empresa entender como funciona, tanto para comprar quanto para entrar em contato, por exemplo. 

Assim, a chance de criar verdadeiros embaixadores, os quais vão repercutir favoravelmente o negócio, aumentando sua reputação diante da comunidade e angariando público de forma orgânica, é muito maior. Para Rayssa, é essencial inspirar as pessoas. “Tudo dito nas redes sociais da Água Azul eu já vivi e vivo até hoje. Muitas vezes o meu maior erro foi me comparar com o outro. Foi só silenciando as vozes da cobrança e da comparação para descobrir e aplicar o quanto eu realmente sou forte e como faço a diferença”, declara. 

Para finalizar, a empreendedora destaca: “tenha essas palavrinhas em mente, aprenda, analise, aperfeiçoe e aplique”, conclui Rayssa. Portanto, é imprescindível acreditar em si mesmo, afinal, a jornada não será fácil. Investir em autoconhecimento também ajuda a desenvolver métodos mais assertivos e eficientes, tanto para você como líder do seu próprio negócio quanto para o colaborador e o cliente final. 

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Enfim, continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais para acessar mais dicas, bem como receber dicas e sugestões de diversos experts, de nichos e atuações distintas. Assim, você sempre está por dentro das tendências corporativas e não perde nenhuma novidade. Por fim, não se esqueça: conte conosco para alcançar o sucesso! 

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