Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
se-inspire-e-tenha-sucesso-no-empreendedorismo

Se inspire e tenha sucesso no empreendedorismo 

Notícia | 28/07/2022

Rodrigo Barreto

No Brasil, por conta da alta taxa de desemprego constante e outras dificuldades históricas, grande parte da população tem o desejo de criar o próprio negócio. Com a chegada da pandemia, várias empresas não resistiram e decretaram falência ou demitiram grande parte de seus colaboradores. No entanto, esse movimento pode ser interessante para a criação de novos postos de trabalho e vagas de estágio. Sendo assim, confira algumas séries, filmes para você acompanhar e se inspirar.

Séries inspiradoras

O caminho de se tornar um empresário é repleto de obstáculos e, por isso, uma dose de estimulação é sempre bem-vinda. Existem diversos seriados mostrando trajetórias de superação, estratégias comportamentais e atitudes para motivar as pessoas a seguirem adiante com seus objetivos. “Há boas produções. Além do entretenimento, proporcionam aprendizado de forma descontraída e divertida”, pontua o especialista em Corporate Venture no Grupo FCamara, João Gabriel Chebante.

Pensando nisso, Chebante dá algumas dicas para quem atua ou pretende entrar nesse setor:

O Sócio - History Channel: conta a história de Marcus Lemonis, diretor geral de uma empresa multibilionária em busca de negócios de pequeno porte em crise. Ele é conhecido por transformar os sonhos em realidade, ajudando a reerguer as corporações em situações complicadas. Com isso, Lemonis investe seu dinheiro e aplica sua experiência para obter mais lucro. “A série claramente mostra muitas técnicas de gestão e também de investimentos para colocar em prática na vida real”.

WeCrashed - Apple+: é baseada no podcast WeCrasded e traz a história real do coworking WeWork. O local cresceu exacerbadamente, chegando a valer 17 bilhões de dólares, também quase quebrou às vésperas de ir à bolsa de valores. Traz aprendizados sobre atitudes erradas e corretas como startup.

Shark Tank - Amazon Prime Video: o reality show tem diferentes versões em diversos países, sendo um deles o Brasil. Mostra pessoas tentando uma chance para seus projetos. As ideias são apresentadas a um grupo de jurados formado por executivos bem-sucedidos. Eles precisam não somente aprovar as propostas, mas acreditar nelas, pois se tornarão sócios e aplicarão dinheiro.

Suits - Netflix: a trama se passa em um escritório de advocacia e traz um vasto repertório de negociações inteligentes e estratégias de persuasão ousadas e inovadoras na resolução de casos. Mike Ross e Harvey Specter trabalham juntos nos casos e escondem do resto da equipe o segredo da falta de licença de Ross para advogar.

Silicon Valley - HBO Max: a comédia tem como cenário o Vale do Silício, conhecido por ser o destino mais cobiçado e por reunir grandes organizações de tecnologia, além de mentes brilhantes. Na série, seis amigos programadores almejam uma carreira de sucesso. Em um determinado momento, um deles desenvolve um algoritmo e, com essa descoberta, fica no dilema entre vender a criação para o seu chefe ou construir sua própria companhia.

Os filmes também contam histórias interessantes

Indo além dos métodos tradicionais de aprendizagem, o entretenimento também é uma maneira de adquirir novos insights e perspectivas. Com as mais diversas histórias, sejam elas no mundo real ou da fantasia, os filmes podem ajudar na carreira e até mesmo dar aquele "empurrãozinho'' para o primeiro passo.

Apesar da estrada ainda ser longa, essas produções ajudam a população a ter uma perspectiva melhor e se basear em personagens de sucesso para iniciar sua trajetória. Um exemplo disso são as mulheres no mercado de trabalho. Em 2020, o empreendedorismo feminino teve um crescimento de 40% e, no Brasil, elas vêm ganhando cada vez mais terreno, representando quase 50% do ramo, segundo a Global Entrepreneurship Monitor. Um dos pontos determinantes para essa mudança é o empoderamento das moças ser cada vez mais debatido.

Para a fundadora do Movimento Aladas, Daniela Graicar, o planejamento é outro ponto fundamental. “Tirar o sonho do papel exige muito jogo de cintura, habilidade de negociação e estratégias claras para conseguir captar os valores necessários para o start". Sendo assim, confira dez filmes para assistir:

Joy: o nome do sucesso - Star+: Joy Mangano, de 34 anos, vive com os pais e o ex-marido. Durante sua jornada, motivada pela necessidade e também por alcançar metas, ela tem a ideia de criar um esfregão de limpeza milagroso. No entanto, o produto se transforma em um sucesso de vendas e a torna uma das pessoas mais ricas dos Estados Unidos.

Um senhor estagiário - HBO Max: Jules Ostin comanda um e-commerce de moda de sucesso e vive o desafio da inovação para o crescimento. Com uma rotina bastante estressante e cheia de compromissos, ela conta com a ajuda de seu mais novo estagiário, Ben Whittaker, de 70 anos, em busca de novos aprendizados. Apesar de terem personalidades diferentes, Jules aprende dicas valiosas e compreende como jornada de trabalho longa não é sinônimo de bons resultados. Juntos, eles passam a celebrar as conquistas do grupo.

Coco, antes de Chanel - Apple TV: Coco Chanel era cantora em um bar, mas sua verdadeira paixão era a costura. Após conhecer o rico comerciante de tecidos, Etienne Balsan, ela mostra o seu talento e não se intimida com as críticas. No mundo da moda, seus trajes femininos modernos passam a revolucionar. Além disso, Coco foi a primeira a criar calças compridas para o público feminino e a inventar o tailleur - um traje composto por um casaco e saia ou calça. Ao conhecer o milionário Arthur Capel, ela abre sua grife e até hoje é conhecida como uma das mais poderosas do mundo.

A Princesa e o Sapo - Disney+: de forma lúdica, o clássico da Disney traz uma grande lição. Filha de uma costureira e um cozinheiro, Tiana tem o sonho de abrir um restaurante de sucesso. Para isso, ela se esforça bastante e enfrenta várias adversidades.

Cinderela - Amazon Prime Video: em uma nova versão, Ella tem o sonho de montar uma loja de vestidos. A personagem vai até o centro da cidade para vender uma peça exclusiva, mas é mal vista pelos comerciantes locais. Um comprador "misterioso" decide comprar pelo triplo do valor. Ainda no local, ela descobre um baile para o príncipe encontrar uma esposa. Entusiasmada e decidida, ela decide agarrar a oportunidade de ir à festa e mostrar o seu trabalho aos convidados, mas tem a vestimenta arruinada pela madrasta.

Girl Boss - Netflix: Sophia toma um impulso quando é demitida de uma loja de sapatos. Ao entrar em um brechó, ela compra uma jaqueta de couro vintage por um preço bem abaixo do esperado e começa a lucrar na Internet.

The Bold Type - Netflix: as amigas Jane, Kat e Sutton trabalham na renomada revista Scarlet. A história mostra situações do cotidiano, tanto pessoal quanto profissionalmente. No trabalho, a editora-chefe do veículo vive desafios junto com sua equipe de trabalho, mostra a necessidade de lidar com obstáculos, o aprendizado com lições valiosas e a importância de atuar com os colegas.

Self Made: a Vida e a História de Madam C.J. Walker - Netflix: conta sobre Madam C.J Walker, a primeira mulher negra a ficar milionária por conta própria nos Estados Unidos. Durante sua trajetória, é pioneira no mercado de produtos capilares para afrodescendentes em uma época onde o racismo e machismo predominam. Também debate sobre independência, liberdade e ambição.

Scandal - Star+: Olivia Pope, uma ex-consultora de comunicações da presidência, decide mudar os rumos e abrir seu estabelecimento de Relações Públicas. Ao longo da série, a protagonista se dedica em proteger a imagem da elite, sem deixar nenhum segredo vir à tona. Os clientes de Olivia sempre têm algo em comum: polêmicos e ricos, trazendo tarefas desafiadoras. A narrativa foge do politicamente correto e reforça a relevância de fazer sempre o seu melhor.

Após essa maratona em frente a televisão, analise suas prioridades e desejos, seja nos relacionamentos, família ou carreira. “Seja mais objetivo e menos ambicioso. Evite chegar em dezembro e se frustrar com seu desempenho durante o ano. É você quem define as expectativas”, destaca Daniela.

Portanto, se oriente baseado em histórias de sucesso. Assim, você pode ver quais práticas foram essenciais para essas pessoas obterem sucesso e os erros cometidos por eles, para não repetir. Dessa forma, você estará na frente da concorrência. Se busca por estagiários e aprendizes para deixar seu time ainda mais forte, entre em contato com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe