O serviço por cumprimento de metas costuma ser o alvo das empresas. Atualmente, a principal ferramenta de avaliação de rendimentos tem sido a forma como as demandas são recebidas e devolvidas pelos funcionários. Para isso, conseguir uma estimativa de quais características julgar e como reportá-las para cada integrante da equipe é essencial. Desse modo, compreenda como dar respostas às ações e atividades realizadas, pode ajudar diretores a administrar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.



 

  • O que é o feedback?

 

 

Esse termo surgiu na biologia e ganhou espaço nos mais diversos campos. Basicamente, refere-se ao retorno da informação ou processo. Corresponde a um efeito retroativo da ação de algo ou alguém. Por isso, é utilizado corriqueiramente no meio empregatício quando o assunto é o parecer sobre serviços e comportamentos. Ele pode ser feito por qualquer um, independentemente do cargo, sob a condição de ser realizado de maneira respeitosa e com finalidade de atingir melhorias. Contudo, o supervisor é a pessoa com maior propriedade para sua execução, tendo em vista a sua responsabilidade de coordenar a todos.

 

De acordo com pesquisa realizada pelo Nube, 90,06% dos participantes acreditam na capacidade desse exercício de promover uma evolução significativa de competências. Apenas 1,33% considera ele uma perda de tempo. Entretanto, é interessante analisar como 5,66% contesta ser bom para ajustar posturas, mas pode frustrar pessoas. Tal constatação comprova como a falta de prudência na hora de conversar com o outro, pode gerar ruídos negativos na comunicação.

 

Nesse contexto, Jean Santos, supervisor de atendimento de empresas no Nube, fala sobre os cuidados necessários quando for o momento de dialogar. A forma como a mensagem é passada é fundamental para a escalada do colaborador: seja um elogio ou uma crítica construtiva. “O intuito é o mesmo: desenvolver o talento. Por meio de dicas e exemplificação de situações, facilita-se o entendimento das condutas esperadas pelo líder. A ideia é deixar tudo o mais claro possível! É a oportunidade de motivá-los e auxiliar no amadurecimento. Portanto, a transparência deve estar sempre presente”, explica. 



 

  • Como o feedback pode ajudar 

 

 

Aprimorar as habilidades e condutas é vantajoso para um dirigente. Saber onde melhorar e focar viabiliza o cumprimento de tarefas mais eficaz. Em função disso, aplicar devolutivas é primordial para fortalecer o coletivo. Discorrer sobre a performance e entender se ela está alinhada ao desejo apresentado pela instituição, permite o crescimento e alinha as necessidades de ambas as partes.

 

Santos ainda ressalta: também não podemos esquecer de acompanhar se alguma iniciativa foi tomada após as observações feitas. É muito perceptível quando  há  mudanças sendo aplicadas. Desse jeito, podemos colaborar e alinhar a intercomunicação e expectativas, além de motivar e engajar os dois lados. 

 

Ademais, compreender os pontos fortes e fracos potencializa o desempenho e aumenta as perspectivas para o futuro. É relevante destacar os quesitos necessitados de mais atenção e dar o tempo devido para serem ajustados. No entanto, não se pode deixar de celebrar as conquistas e reconhecer os méritos dos funcionários. Nesse contexto, fica visível como o esclarecimento das mais variadas questões facilita o amadurecimento da esfera de profissional.



 

  • Sobre os impactos dessa prática 

 

 

Quando o assunto é o ambiente de negócios, muito se fala sobre construir uma carreira de sucesso. A cultura avaliativa dos quadros nas companhias é utilizada como uma forma de comparar o nível de produção e quem pode agregar mais ou menos. Por essa razão, frequentemente é debatido causar boas impressões e manter um networking. Tais fatores funcionam como diferenciais nos indivíduos e os tornam indispensáveis para suas devidas funções. Assim, em situações de crise ou de prosperidade, quem será lembrado é aquele em destaque. 

 

Em contrapartida, existe uma parcela de pessoas inseridas no mercado com fins estudantis. Muitas vezes, essas estão ali não apenas por obrigação, mas com o objetivo de aprender. São elas, os jovens aprendizes e estagiários. A capacitação de educandos tem como maior objetivo garantir uma formação completa e inserção no ramo empregatício. Nesse sentido, esses estudantes buscam esse primeiro contato com o mundo corporativo a fim de adquirir conhecimentos com os mais experientes. 

 

Esse grupo traz consigo uma perspectiva de moldar, ensinar e apresentar instrumentos e processos. Nesse tipo de contratação, pode se contar com uma mão de obra atualizada com as plataformas digitais, disposta a instruir-se, flexível e adaptável. Por não apresentarem vícios, podem ser levados em consideração como uma excelente oportunidade de encaixá-los perfeitamente na posição desejada, tendo em vista o seu fácil aprendizado. Logo, em casos como esses fica claro como o gestor pode contribuir com seus ensinamentos. 

 

Para Paula Carvalho, estagiária do Nube na área de contratos, receber um panorama de sua produção permite desempenhá-las melhor. Dessa forma, é possível ter um norte de onde dedicar mais o tempo a fim progredir seu rendimento e continuar acertando. “Além dos resultados, a forma como meus supervisores aplicam as sugestões faz toda a diferença. Com elas sendo apresentadas de forma leve e tranquila, me sinto mais confiante para realizar minhas tarefas”, diz Paula. 

 

Torna-se evidente, portanto, como a cultura do feedback é imprescindível. A conduta de aconselhar e não apenas cobrar do time pode conspirar para um bom andamento da organização. Logo, estar ciente sobre as atuais condutas dos especialistas é bom para o staff, para a sua firma e para o Brasil. 

 

Com isso, o Nube oferece conteúdos para assistir na organização de negócios e as pessoas a trilharem seu caminho de sucesso. Temos conteúdos de dicas por todo o nosso blog. Venha se capacitar!

 

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