Existem diversas formas de ser instigado a ler um livro, mas nenhuma delas vence a indicação. A opinião de quem já analisou o conteúdo, é um argumento relevante na escolha da próxima leitura, sem ligar para a capa. Pensando nisso, a coach e orientadora de carreira, Leila Maria Vicente, divide seu repertório e salienta a importância de incluir essa atividade como hábito. 

Atualmente, a tecnologia proporciona um acesso maior aos títulos por meio de e-book, audiobook e plataformas on-line. Porém, eles ainda perdem espaço para o advento das redes sociais e levam consigo a fama de tediosos, pois não podem ser consumidos com rapidez. “Os jovens têm lido cada vez menos, isso é uma pena. Eu costumo orientar você ser o protagonista de sua própria jornada. Sempre inclua no seu plano, objetivos e como você vai alcançá-los. Com certeza, o desenvolvimento contínuo estará presente. No entanto, para isso, é necessário estudar. Assim, voltar parte da sua atenção às páginas é fundamental”, aconselha a coach

Ela utiliza o alcance das mídias como uma ferramenta para atingir o público em meio à descontração. Compartilha com os seguidores vídeos de recomendações e convida a dar uma chance para os exemplares. Se você quer acompanhar outras dicas, não deixe de segui-lá no Instagram e Tiktok pelo @leilamariavicente. 

 

Seis livros para aprimorar as atitudes na construção da carreira 

Para quem está iniciando a vida profissional e pretende expandir as noções de comportamento, a profissional sugere os seguintes nomes:   

“Mini- hábitos", de Stephen Guise 

O ditado “de pouquinho em pouquinho se aprende”, pode definir bem a proposta deste escrito. O autor aborda sobre a resistência do indivíduo em mudar costumes para promover melhorias. Como base para inserir essa transformação, ele propõe os mini-hábitos: missões simples, sem chances de erro. Ao adotar essa medida, surge um padrão de resultados constantes no dia a dia. Logo, gera motivação contínua para se desafiar a sair da zona de conforto. 

Leila apresenta essa obra para quem ainda não se adaptou a uma rotina básica de consulta. Dessa maneira, a pessoa pode ser capaz de compreender como algo recorrente te beneficia a longo prazo. 

Disponibilizado pela editora Objetiva, esse exemplo já pode ser sua próxima escolha! 



“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie 

O autor escreve com o objetivo de guiar as pessoas a desenvolverem princípios para construir relacionamentos confiáveis. Ele ampara o leitor com quatro temas de destaque: 

  1. Métodos para lidar com as pessoas 
  2. Pilares para gostarem de você
  3. Elementos para os indivíduos pensarem ao seu modo
  4. Instruções para liderar com excelência  

Seguindo as orientações abordadas, é  possível refletir sobre suas atitudes e investir na qual sente maior falta. Para ilustrar as eficiência das técnicas, são apresentados casos reais ao decorrer dos capítulos. No entanto, Carnegie também alerta sobre o cuidado com a manipulação do próximo. “Os princípios ensinados neste livro só funcionam quando são de coração. Não estou defendendo um conjunto de truques. Estou falando sobre um novo estilo de vida”, expõe o escritor. 

O manual é indicado pela leitora para quem sente necessidade em compreender as relações humanas e a comunicação. “Muitos me procuram para fortalecer essas duas competências. Então, acredito ser essencial adquiri-las desde o início no mercado de trabalho”, propõe.

Essa também pode ser uma ótima opção para instruir no momento de network, para criar uma rede de contatos dentro da sua profissão com ainda mais facilidade. 

A Companhia Editora Nacional é responsável pela edição. Ele pode ser encontrado na versão original e até mesmo para levar no bolso. 

 

“O essencialismo: a disciplinada busca pelo menos”, de Greg McKeown

O estrategista de negócios aponta nestas linhas a necessidade de dizer não. Apesar de parecer rude, ele aborda o quanto isso é importante para exercitar o foco e manter a saúde mental.  

O essencialismo citado é o método utilizado para identificar e priorizar apenas os itens fundamentais à vida pessoal e organizacional. Assim, não existe uma sobrecarga constante de tarefas em sua rotina. Dessa forma, conseguimos nos voltar completamente para algo. 

A conselheira Leila defende a lição de McKeown para alcançar um equilíbrio. "É interessante edificar uma carreira a partir dessa visão. Com certeza, o cidadão poderá ser alguém muito mais centrado, seletivo e produtivo”, completa. 

Para compreender o poder do não, você pode acessar essa publicação feita pela editora Sextante de maneira física ou digital.  

 

“Ouse Crescer: encontre sua voz e deixe sua marca no mundo”, de Tara Mohr 

A autora e especialista em liderança feminina trata a questão do autoconhecimento. Ela incentiva mulheres a trilharem um caminho de sucesso. Para orientá-las a libertar o seu potencial, Tara fala sobre superar inseguranças e reduzir a autocrítica, pois esses elementos podem limitar a expansão do seu talento dentro do ramo empresarial. 

O encorajamento em questão é distribuído também pela editora Sextante e tem um papel fundamental para as colaboradoras. Não deixe de conferir esse título! 

 

“Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar”, de Sheryl Sandberg e Nell Scovell 

Sheryl e Nell trazem à tona um assunto social de extrema relevância. Elas discorrem sobre o espaço dos gêneros no mercado de trabalho. Baseando-se em relatos pessoais da sua trajetória para alcançar uma posição de liderança, encoraja outras meninas a ocuparem locais como esse e acreditarem em si mesmas. 

A distribuição do conteúdo foi feita pela Companhia das Letras, se você, como mulher, quer compreender e elevar sua posição, vale a pena investir seu tempo nestas páginas. 

As duas últimas sugestões de Leila foram feitas destinadas ao público feminino. Ela acredita no poder dessas autoras para elevar a autoestima e participação delas com mais constância e ousadia. “A apresentação desses pensamentos já me trouxe feedbacks positivos, então não tiro eles da lista”, concluí. 

Se você leu todas as indicações, certamente deve ter se interessado por alguma delas, não é mesmo? Então, não deixe de separar em sua agenda um tempo para aprender e apurar o senso crítico. Aqui no blog ainda é possível aproveitar para se inteirar sobre cursos gratuitos e relevantes ao seu currículo, concursos para expor seu talento e exposições abertas à visita. 

Para se atualizar diariamente sobre estágio e aprendizagem, não deixe de acompanhar o Nube nas redes sociais! Procure @nubevagas no Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin e até mesmo no Tiktok. Estamos em todos os lugares, adaptando-se à sua mídia de preferência. 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe