Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tres-razoes-para-investir-em-um-jovem-aprendiz

Três razões para investir em um jovem aprendiz  

Notícia | 22/07/2022

Larissa Almeida

A missão de conseguir o primeiro emprego não é fácil. Porém, ela é o desafio e o objetivo de adolescentes e jovens. É impossível descartar o brilho nos olhos de quem está iniciando, quando o assunto é uma vaga de aprendiz. Pensando nisso, é válido abrir as portas da sua empresa para essa turma. Entenda a seguir, a importância de acrescentar ao seu time um colaborador movido pela vontade de se desenvolver e crescer. 

 

Um contrato de aprendizagem significa muito para o país

Apesar de não aparentar, a regulamentação estabelecida pelo programa de apredizagem é um incentivo e uma medida para erradicar o trabalho infantil no Brasil. Esse projeto pode evitar seus participantes a viverem condições vulneráveis, como exploração sexual, trabalho nas ruas, doméstico, entre outras atividades maléficas.  Afinal, mesmo incluídos sob proteção legal, o grupo de 14 a 17 anos, de acordo com a pesquisa realizada em 2019, pela Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), compõe 78% das crianças exploradas no país. Um desafio para nossa sociedade!

Ainda abordando esses números impactantes, a supervisora de arquivos e bibliotecas Ilsa Teixeira, acredita na aplicabilidade do ofício para superar o problema social. “O projeto contribui para a extinção desse mal. Assim, ele proporciona condições justas e apropriadas para direcionar o candidato”, ressalta. 

Quando falamos sobre as determinações da lei n° 10.097/2000, não se trata apenas de cumprir uma cota obrigatória. O contrato é um benefício mútuo, garante direitos trabalhistas e estímulo à presença dos participantes nas instituições de ensino, ao mesmo tempo, capacita um futuro profissional para sua empresa. Esse acordo entre as partes deve assegurar: 

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Carga horária reduzida;
  • Salário mínimo por hora trabalhada; 
  • Vale transporte; 
  • Férias;
  • 13° salário;
  • Recolhimento do Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS).

 No entanto, ele também proporciona incentivos fiscais para a organização:

  • Contribuição de apenas 2% do FGTS;
  • Isenção do aviso prévio remunerado;
  • Desobrigação do pagamento de multa rescisória.

Com 18 anos, Ana Beatriz de Matos, foi impactada pela oportunidade de iniciar a carreira. “Ser admitida me ajudou a criar ambição para evoluir. Comecei a buscar no estudo uma chance de progredir no mercado. Além disso, estar em um ambiente corporativo me ensinou a ter responsabilidade e senso de organização. Isso, eu vou levar não só para meu próximo emprego, mas para a vida”, exalta.  

 

Trabalhando com mentes jovens e inovadoras 

Levando em conta as inúmeras atualizações do mundo, é bom contar com alguém para acompanhá-las. Nem sempre podemos nos manter inteirados de novidades, mas é uma característica do berço da Geração Z: estar atenta às tendências. Essa qualidade conecta a corporação com outra linguagem, alcança novos públicos e pode dispor do domínio em ferramentas ainda pouco exploradas pela instituição. 

A supervisora de enfermagem Sheila Xavier, expõe a contribuição de um jovem aprendiz da sua equipe. “Por possuir muito conhecimento em informática, ele nos ajudou criando planilhas atualizadas e melhorou muito a demanda do setor. Sempre aprendemos algo com os novatos. Geralmente, eles vêm com uma mentalidade diferente e, assim, aproveito essa relação de troca. Cada um deles tem a própria expertise, isso com certeza agrega muito e traz um olhar diferente ”, admite. 

Visualizando a capacidade de transformação, a liberdade e confiança são elementos indispensáveis na orientação de tarefas. Ana já trabalha há três meses, mas desabafa sobre a carência em sua rotina de atividades. “Gostaria de agregar o máximo possível em meu cargo, mas no momento não consigo visualizar inovações”, confessa. A gestora Ilsa apresenta uma solução para a queixa da aprendiz. “Eu acredito no revezamento entre diferentes departamentos, para proporcionar uma experiência completa. Assim como ter a possibilidade de descobrir em qual área ela tem maior afinidade”, propõe. 

Outro estimulante aos participantes do projeto encontra-se nas horas destinadas à formação teórica. O dia dedicado ao treinamento pretende acrescentar habilidades específicas. Então, o planejamento das aulas contribui diretamente com as exigências diárias. Para acompanhá-las, são estimuladas noções comportamentais e ferramentas de serviço, por exemplo. O pacote Office e projetos em geral são aplicados com a intenção de preparar o melhor para o cotidiano laboral. 

Em resumo, a companhia oferece capacitação prática, atuando com o principiante por um período máximo de dois anos. Dessa forma, ela se favorece diretamente da sua evolução. Afinal, terá a chance de moldar um técnico com sua própria cultura. 

 

Funcionários dedicados e motivados 

Não só destacamos o aspecto criativo e progressista, como também a dedicação e vontade de instruir-se por parte deles. A possibilidade de ter atribuições atinge com motivação e movimentam a corporação. Isso é uma resposta gerada pelo compromisso em instruir e inspirar esse novo talento.

A recém formada no ensino médio, Ana, sempre se mantém comprometida."Eu estou à disposição e levo minha função a sério como se fosse uma efetiva, ou seja, valorizo meu serviço. Não enxergo irrelevância na posição. Em minha concepção, desempenho um papel significativo igual aos demais”, frisa. Quando a instituição proporciona meios de um aprimoramento constante, os resultados são ainda mais significativos. 

Essa visão próspera oferece a possibilidade de investir no aspirante correto. Afinal, mesmo com pouca ou nenhuma vivência, é possível torná-lo um empregado modelo. Sheila, acrescenta.“Ainda não tive muitos funcionários desse processo à minha disposição. Porém os três inseridos em minha gestão eram engajados com o projeto e não finalizaram o período sem entender o mundo corporativo”, relata. 

A gestora procura esclarecer os direitos e deveres, incentivar o contato em equipe, comprometimento e não deixar de expor a existência de diferentes formas de pensar e agir. “Além disso, pretendo inspirar o segmento na área da saúde ao longo da jornada no hospital. Quando isso não ocorre, de toda maneira, proponho a valorização da equipe de enfermagem”, explica. 

Em consonância aos pontos levantados, o Nube pretende edificar a trajetória desde início do processo de aprendizagem. Como agente de integração, cuidamos para conectar o talento com uma entidade responsável por oferecer condições justas para ele. Atualmente, atuamos com o Saber - Instituto Brasileiro de Aprendizagem, um das melhores e mais eficientes nesse processo. Já inserimos 34 mil aprendizes no mercado. Se você pretende agregar essa faixa etária em seu time, fale conosco.

Quer saber mais sobre o Núcleo? Não deixe de acompanhar o nosso blog , lá você encontra dicas valiosas para sua gestão. Se você prefere o modelo mais ágil e conteúdos na palma da sua mão, siga o Nube nas redes sociais! Estamos presentes no Twitter, Linkedin, Facebook ,Instagram e agora no TikTok. Para completar, confira também os vídeos disponíveis em nosso canal do Youtube.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe