Com a transformação digital impulsionada pelo isolamento social e as facilidades de comprar on-line, ficou cada dia mais difícil fidelizar o cliente em lojas físicas. No entanto, independentemente de onde você encontra seu público, é essencial sempre proporcionar a melhor vivência possível para o indivíduo, Isso é, inclusive, a maior estratégia. Sendo assim, descubra algumas dicas para vender ainda mais, ampliar sua empresa, turbinar os lucros e aumentar o time! 

Como tornar minha loja ainda mais atraente? Descubra cinco dicas para aumentar o movimento do seu negócio e fidelizar clientes! 

Consoante a Eduardo Muniz, CEO (Chief Executive Officer) da VMtecnologia, existem diversos fatores para influenciar na trajetória de um consumidor. “Quando analisamos essa experiência no contexto do autoatendimento, é ainda mais fundamental ter certeza de como seu público tem uma jornada de compra sem dificuldades e se ele se sinta confortável e seguro de interagir e colocar suas informações pessoais em um ponto de venda”, afirma Muniz.

Ainda, é vital empregar esforços em deixar o empreendimento mais atrativo, de modo a impulsionar a visita de um cidadão e garantir seu retorno para o ponto. Nesse sentido, o especialista elencou cinco dicas decisivas para você sair na frente do seu concorrente. Confira:  

Infográfico de tópicos: como tornar minha loja ainda mais atraente?

1) Layout

É fundamental ter uma atenção especial com a arquitetura do lugar, afinal, esse é um fator chave para atrair pessoas. “Os detalhes serão seu diferencial, aplicar as cores da sua marca de forma sofisticada, sempre alinhada com o seu público, pode ser uma boa pedida”, comenta Muniz. Tenha certeza de promover conforto para as pessoas andarem e gastarem seu tempo olhando as mercadorias, se atente ao fluxo interno. 

2) Iluminação:

Dica de ouro: tome cuidado com a quantidade de luminosidade usada e qual a cor sobressalente. Dependendo do seu segmento alvo, isso pode mudar a forma como seu público enxergam sua corporação. “Normalmente, no varejo, a luz fria é utilizada, pois permite a visibilidade dos produtos nas suas cores reais, além de ser mais econômica”, destaca o especialista. Em suma, ambientes com pouca iluminação, parecem abandonados, em contrapartida, brilhos coloridos atrapalham a visualização dos itens. 

3) Música:

Esse é um forte fator, pois, com melodias, temos a impressão de animação, proporciona a sensação de movimento e pode chamar curiosos para dentro. “Contudo, preste atenção na escolha da música ambiente, ela pode ser benéfica ou encurtar a jornada de compra”, recomenda o CEO. Uma canção muito alta, por exemplo, pode atrapalhar na hora de escolher algo, tendo em vista o incômodo de ter tantos estímulos ao mesmo tempo.

Também vale ressaltar: o estilo das composições também precisa estar alinhado com os atributos da sua marca e da sua persona. Por isso, é vital fazer uma seleção prévia estratégica, pense no perfil de seus utilizadores e em qual tipo de cantiga ele gostaria de ouvir. Às vezes, a resposta pode ser nenhuma!

4) Perfumes ou aromas: 

Uma ótima ideia para o ponto de venda é mantê-lo aromatizado. “Parece uma dica esquisita, mas o ser humano tem memória olfativa e ele vai lembrar da sensação boa de estar na sua loja”, pontua o expert. Ou seja, pode ser um perfume em si ou um cheirinho de comida no ar. Identifique qual essência faz mais sentido e a aplique! 

5) Limpeza:

Garanta um ambiente sempre limpo e organizado. “Isso é quase obrigatório quando falamos do setor de varejo alimentício, mas vale para todo lugar”, alerta Muniz. O comprador vai confiar mais nos seus serviços ao perceber o quanto você mantém a faxina e arrumação em dia. Lembre-se: essa segurança é essencial para a pessoa voltar ao seu negócio! 

Enfim, tenha certeza de empregar uma comunicação visual adequada, é preciso bater o olho e já entender a proposta da instituição. Também vale usar adesivos explicativos, vídeos e até mesmo flyers, sempre informe enquanto divulga a sua marca. “Essas dicas são simples, mas podem melhorar o movimento na sua loja”, conclui Muniz. 

Explore as datas comemorativas, venda ainda mais em celebrações sazonais! 

Outro ponto fundamental para os lojistas são as datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Principalmente criados pelo comércio, com um bom planejamento, esses eventos são vitais para aumentar as vendas e fidelizar usuários para as próximas celebrações. Também nesse caso, é essencial prestar bastante atenção na experimentação de quem procura o seu negócio. 

“O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos dois anos. Com a pandemia, as vendas on-line se fortificaram e, para manter o sucesso das físicas, as lojas tiveram de se reinventar e trazer soluções atrativas. Nas comemorações sazonais, é essencial manter o foco na experiência do consumidor para converter mais e fidelizar o público”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline. Nesse cenário, Mortari listou algumas indicações para você se destacar competitivamente. Veja: 

Infográfico de tópicos: venda ainda mais em celebrações sazonais

1) Planeje as ações com os vendedores: 

Como todos sabem, ter um plano palpável é imprescindível para não se perder diante das atividades. Na semana antecessora da data, prepare as ações para serem realizadas. Crie um checklist com as principais ideias e envolva os profissionais contratados, toda a equipe deve estar alinhada e preparada para atender e executar as táticas estruturadas.

2) Faça uma vitrine temática: 

A parte visual é essencial, independentemente se a experiência é em um espaço virtual ou presencial. Nessa realidade, uma boa decoração, desde a vitrine até o fundo do espaço, atrai a atenção de quem passa na rua e vê sua fachada. “Mescle artigos relacionados a sua marca e elementos alusivos à data. Dessa forma, você proporciona uma vivência imersiva a quem visita seu ponto de venda”, recomenda Mortari. 

3) Promova ações após estudo e planejamento: 

Para essa etapa, é vital ter conhecimento sobre o público alvo da sua companhia, para proporcionar uma esquematização em todas as fases de aquisição, desde um bom atendimento até antecipar as necessidades dos utilizadores. Esteja atento a tudo! Ações para gerar curiosidade e envolver o consumidor em uma dinâmica são grandes atrativos, afinal, esses tópicos podem ocasionar vendas espontâneas. 

4) Use o sistema ao seu favor: 

Veja no cadastro do seu empreendimento quem costuma comprar na data em questão e envie recados personalizados para lembrá-los do possível presente. “Entenda o perfil dos consumidores e, ao enviar a mensagem, é interessante ainda ceder vouchers de descontos”, sugere o CEO. 

Por fim, é imprescindível sempre colocar seu público à frente dos seus planos. Dessa forma, você consegue expandir o seu negócio e ainda ter uma boa reputação na praça. Para receber mais dicas e sugestões de especialistas, continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais. Conte conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe