Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-o-programa-jovem-aprendiz-e-quem-pode-se-inscrever

Conheça o Programa Jovem Aprendiz e quem pode se inscrever 

Notícia | 05/07/2022

Carolina Amaral

Existe uma etapa da vida, de todo jovem, na qual é notada a necessidade de aprender mais a respeito do mercado de trabalho na prática. Entretanto, a dificuldade em encontrar oportunidades é visível principalmente para quem está iniciando. A falta de experiência em alguma área de atuação pode ser um grande empecilho e, por essa razão, é possível haver obstáculos. Assim sendo, tornar-se um aprendiz traz grandes vantagens.

Pensando nisso, o “Programa Jovem Aprendiz'' foi criado com o intuito de garantir uma possibilidade a essas pessoas. Lá, elas podem ser inseridas em uma função com potencial de adquirir uma vivência e aprender mais sobre a execução de determinadas tarefas. Desse modo, exigências como estar matriculado em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior são feitas. Contudo, para quem não está estudando, essa chance ainda é válida. Para isso, é preciso estar dentro da faixa etária de 14 a 24 anos incompletos, com exceção de pessoas com deficiência, as quais tal idade máxima não se aplica. 

A respeito do contrato de aprendizagem, a declaração presume uma matrícula e frequência ativa do contratado à escola e entidade de formação técnico-profissional. Sendo possível iniciar a parte prática apenas após a realização do conteúdo teórico inicial do curso.

Conversando com um beneficiário do Programa, foi possível confirmar as enormes vantagens de estar inserido em uma ação como essa para a carreira. O discente de psicologia, Gabriel Lopes, atualmente com 21 anos, contou como foi notória a mudança na sua vida, tanto em questão de conhecimento, como competência. O acadêmico desfrutou de quatro qualificações como Jovem Aprendiz, todas elas distintas em inúmeros aspectos. Sua primeira vez inserido no mercado foi aos 14 anos. Na ocasião, suas obrigações englobavam trabalhar e fazer um curso na parte administrativa. 

Ao ser questionado sobre suas outras práticas no projeto, o universitário expôs mais sobre o privilégio de fazer parte de corporações com interesse em gerar novos funcionários para uma mão de obra qualificada, dando grande assistência ao seu desenvolvimento. Em suas últimas duas capacitações, já tinha mais de 16 anos e confirmou a existência da possibilidade de contratação em cargos permanentes, apresentada em ambas as instituições. Com efeito, foi de fato efetivado com três meses de atividade e, futuramente, passou por uma promoção dentro do estabelecimento, o qual permaneceu atuando até meados de 2021. Apesar disso, vale lembrar: operar como Jovem Aprendiz não confere indubitabilidade para efetivação. Finalizando seus comentários, Lopes afirmou com firmeza: "eu vi sim muita diferença em estar participando desse tipo de projeto, incentivo muita gente a entrar”.

A supervisora da administração de contratos do Nube, Andréia Melo, se dispôs a responder algumas dúvidas frequentes sobre a jornada de um jovem aprendiz. A carga horária costuma variar entre 4 a 6 horas por dia, porém, Andréia ressalta alterações de acordo com o curso do iniciante no instituto capacitador. Portanto, se o período lá, tem um encargo de seis horas, sua aplicação na companhia terá o mesmo tempo. Para quem já terminou os estudos, o prazo de função pode chegar em até 8 horas diárias, caso esteja incluso o encontro teórico previsto na legislação, mas em caso de estudantes ainda no ensino fundamental, uma jornada de mais de 6 horas é inaceitável.

É importante ressaltar também a diferença entre ser um aprendiz e atuar como estagiário. Apesar de haver semelhanças, como ambos terem como foco a iniciação de uma pessoa na carreira, além de atuarem como uma perspectiva de instrução em determinada área de atuação, algumas características existentes divergem entre os dois, podendo causar enganos.

Assim sendo, Andréia destaca: o Programa Jovem Aprendiz é um plano governamental. Inclui anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou seja, é um CLT especial de serviço acertado por escrito, com um prazo não superior a dois anos, assinado pelo estabelecimento, o beneficiado e o instituto. Já o estágio, é um ambiente educativo concebido na esfera do trabalho. Dessa maneira, não há vínculo empregatício e nem limite de idade, o contrato é acordado pela organização, agente de integração, o estudante e a instituição de ensino. Para lidar com esse tipo de assunto envolvendo documentos e procedimentos mais específicos, o Nube dispõe de uma parceria com a Assine Bem, especializada em assinaturas digitais. A atuação da empresa visa facilitar e tornar mais prático um processo, muitas vezes, burocrático e demorado.

Em relação ao tempo de duração do contrato, o aluno não pode se manter como aprendiz por mais de dois anos. Posto isso, é inviável renovar ou estender o planejado inicialmente, mesmo quando o prazo máximo não tenha sido atingido. Logo, a assistência pedagógica do Saber - Instituto Brasileiro de Aprendizagem reforça alguns direitos aos quais o empregado tem acesso no final de seu acordo, como: 

  • Sacar o valor recolhido pelo FGTS, totalizando 2% de desconto mensal no salário bruto.
  • Recebimento da quantia destinada às férias, caso não tenham sido tiradas no decorrer do ano.
  • Obtenção do saldo do salário dos dias trabalhados até o encerramento.

A respeito das tarefas de um aprendiz, conforme dito por Letícia Marques, do Departamento Pedagógico do Saber, as funções estão ligadas diretamente ao esquema da vaga escolhida e devem ser correlatas ao CBO - Classificação Brasileira de Ocupações de registro na carteira de trabalho. Tal documento contém todas as ocupações exercidas e a realidade dos trabalhadores brasileiros. Assim, Letícia também ressalta: “os jovens não podem ser responsáveis por nenhum processo, ele trabalhará no auxílio ao responsável do setor.

No geral, as possíveis realizações e perspectivas para quem tem atuação nesse meio são significativas. O Nube age diretamente em prol desse tipo de experiência. Dentro do nosso site você encontra variadas informações necessárias, além de respostas a dúvidas frequentes e a cartilha do aprendiz. Lá, é possível encontrar diversos esclarecimentos e dados. Tudo isso elaborado por nós com o objetivo de manter os jovens cientes desse acesso.

Gostou das dicas? Se você tem entre 14 e 24 anos, cadastre-se e concorra a uma das vagas abertas! Lembre-se sempre de procurar pelos cargos disponíveis, pois eles fecham rapidamente. Outro ponto para tomar nota: a Feira de Estágios Nube 2022 já está com as inscrições abertas, disponibilizando um momento único destinado a todos que procuram uma oportunidade. Inscreva-se e participe!

Conte sempre conosco!  Boa sorte! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe